O molinete de pesca é um equipamento de pesca que todo pescador deve ter, isso porque ele pode ser utilizado em várias ocasiões, sejam elas pescaria em praia, rios, lagos e até nos mares além de ser um equipamento prático e de simples manuseio.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como usar molinete de pesca e as suas vantagens e desvantagens dos molinetes.
Além disso, existem dois tipos de molinetes, os de fricção dianteira e de fricção traseira.
O de fricção traseira é um pouco menos conhecido porém ele proporciona um melhor conforto na hora de ajustar a fricção durante uma fisgada.
No entanto, além dos dois tipos de molinetes eles possuem diversos tamanhos, freios e números de rolamentos.
O que é molinete de pesca:
O molinete de pesca ou carreto é um mecanismo usado para tracionar e enrolar um cabo, uma linha ou fio, muito comum na pesca à linha ou na pesca submarina, formada basicamente por um Carretel ou Fuso posicionado.
Para que serve molinete de pesca:
Além disso, o molinete serve para possui um bom e prático arremesso pois os riscos de “cabeleiras” (linhas embaraçadas) e do rompimento da linha na hora do arremesso por enroscos é muito baixo.
Além disso, ele é indicado para qualquer pescaria, pesca em água doce, água salgada, represas, pesqueiros e pescarias costeiras.
Tipos de molinetes de pesca:
Existem quatro tipos de molinetes eles são:
Ultra leves e leves:
Esses são molinetes menores que utilizam linhas entre 0,15mm e 0,23mm.
Eles são indicados para peixes de pequeno porte como tilápia, piau, pampo, peixe galo, corimba e traíras e a sua numeração entre as marcas fica de 500 a 2.000 (ex: molinete Bauxit 500X Caperlan).
Médio:
Os molinetes de médio pode ser utilizado linhas entre 0,30mm a 0,40mm.
Além disso, esses molinetes são indicados para peixes de médio porte como pacus, carpas, anchova, xaréu, espada, robalo e dourados.
E a sua numeração entre as marcas fica de 3.000 a 5.000 (ex: molinete Bauxit 3000X Caperlan).
Pesado:
Os molinetes pesados são de grande porte e são utilizados linhas entre 0,45mm a 0,60mm.
Além disso, eles são indicados para a pesca em alto mar de peixes de grande porte como atum, dourado do mar e barracuda, e a sua numeração entre as marcas fica de 6.000 a 7.000 (ex: molinete Bauxit 6000X Caperlan).
Extra pesado:
O molinete de pesca extra pesado é grande porte é utilizado linhas entre 0,60mm a 0,90mm.
No entanto, eles são indicados para peixes de porte elevado como pirararas, garoupas, olho de boi, cação, piraíbas e jaús.
Por outro lado a sua numeração entre as marcas fica de 8.000 a 10.000 (ex: molinete Bauxit 8000X Caperlan).
Vantagens de usar o molinete de pesca:
A vantagem do molinete de pesca também está ligada ao carretel fixo assim impedi a temida e famosa “cabeleira”.
Além disso, esse termo é conhecido no meio da pesca, como linha embaraçada no carretel da carretilha.
Um outra vantagem do molinete de pesca é a facilidade de arremessar iscas, possibilitando arremessos mais longos com ajustes rápidos do equipamento.
Além disso, os molinetes também proporcionam maior conforto ao pescador na hora de segurar o conjunto de pesca.
E o melhor de tudo é que o molinete de pesca é indicado para qualquer tipo de pescaria, seja em água salgada, água doce, represas, lagos e pesqueiros.
Qual a diferença entre o molinete e a carretilha?
Além disso, vários pescadores iniciantes acham que o molinete e a carretilha são a mesma coisa, apesar desses equipamentos de pesca serem usados para a mesma função, porém existem algumas diferenças entre eles.
Por exemplo o carretel fixo é a principal diferença entres eles, pois o molinete se torna mais fácil no uso. Por isso, ele não exige do pescador grandes habilidades nos arremessos.