Início » Peixes » Traíra peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de traíra

Traíra peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de traíra

caracterista da traira

A traíra ou lobó (Hoplias malabaricus) é o gênero de peixes carnívoros de água doce da família Erythrinidae. Além disso, a traíra pertence a um grupo de peixes desprovidos de nadadeira adiposa.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

A sua espécie esta distribuída em todo território nacional, ele é um dos peixes mais populares do Brasil, presente em quase todos os lagos, açudes,  rios e lagoas.

Quando este peixe recebe boa alimentação ele pode atingir 69 centímetros de comprimento, e alguns exemplares excedem 4 quilogramas de peso. Além disso, a sua pesca é feita de anzol, com isca de peixe ou carne; mesmo jovens com alguns centímetros de comprimento costumam atacar iscas em movimento, como as artificiais.

Espécies:

traira peixe
traira peixe
  • Hoplias aimara;
  • Hoplias australis;
  • Hoplias brasiliensis;
  • Hoplias curupira;
  • Hoplias lacerdae;
  • Hoplias macrophthalmus;
  • Hoplias malabaricus;
  • Hoplias microcephalus;
  • Hoplias microlepis;
  • Hoplias patana;
  • Hoplias teres.

Origem da traíra:

Traíra é uma palavra de origem da língua indígena tupi, de tareýra, que, aliás, significa “descascar a pele”. Seu nome científico é Hoplias malabaricus e pertence à família Erytrinidae.

Características do peixe traíra:

características da traira
Características da traira

A Traíra é um peixe de escamas e possui corpo cilíndrico, com uma boca e olhos grandes, as suas nadadeiras arredondadas, exceto a dorsal. Além disso, este peixe também possui a coloração é marrom ou preta manchada de cinza.

Além de possuir dentes fortes e afiadíssimos a sua língua é áspera ao tato, o que a diferencia do trairão, que apresenta a língua lisa. É um peixe utilizado em açudes e represas como controlador de populações demasiadamente prolíficas, como tilápias e piabas.

Este peixe tem alta resistência a locais com pouco oxigênio. Apesar do excesso de espinhas, em algumas regiões é bastante apreciado como alimento. Pode atingir 60 cm de comprimento e 4 K de peso.

Reprodução do peixe traíra:

As traíras é um peixe que quando chega a se reúne em casais e época da reprodução eles se preparam o lugar da desova.

Alimentação:

A traíra é um peixe carnívoro, e se  alimenta de pequenos peixes, rãs e insetos.

Curiosidades:

Um curiosidade sobre a traíra é que este peixe possui uma trajetória de vida longa, podendo viver por até 18 anos ou mais. Contudo, pode chegar a 70 centímetros pesando até 5 quilogramas.

Habitat:

A Traíra é um peixe que habita águas paradas de lagos, represas, brejos, remansos e rios, tendo preferência por barrancos com vegetação.

Onde encontrar o peixe traíra:

traira
traíra

O peixe traíra é uma espécie encontrado em todo território nacional.

Dicas para pesca do peixe traíra:

O primeiro passo para a pesca desse peixe é definir o tipo de local com correnteza ou nenhuma.

Equipamentos:

O primeiro passo para a pesca desse peixe é definir o tipo de local com correnteza ou nenhuma. Em seguida utilize uma vara de bambu leve.

Anzol:

Também é importante ressaltar o uso de anzóis ou split rings (argolas) reforçados, com um empate a base de aço de pelo menos 10 lb e 12 centímetros de comprimento.

Tipos de iscas para pescar o peixe traíra:

Utilize iscas soft ou isca natural, as que irão funcionar melhor são os Lambaris, Tilápias, minhocaçu e pedaços de outros peixes de tamanho moderado.

Diferença da traíra para o trairão:

diferenca da traira para o trairao
diferença da traíra para o trairão

Além disso, este peixe possui uma semelhança com a traíra porém o que diferencia essas duas espécies de peixes são os seus tamanhos, o peixe trairão pode chegar a pesar 10 quilos a mais do que a traíra. Outra diferença entre esses dois peixes são as suas línguas, pois a da traíra é áspera, enquanto o trairão possui língua lisa.

Receitas com traíra:

Receita de pirão de traíra:

Ingredientes:

-1 kg de traíra bem frescas;
-2 cebolas roxas bem grandes;
-3 dentes de alho poro;
-1/2 vidro de leite de coco;
-1 molho de cheiro verde;
-1 pimentão;
-1 tomate cortados em rodelas finas;
-1/2 vidro de leite de coco;
-1 xícara de azeite de oliva;
-2 xícaras de farinha branca de mandioca;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, coloque as porções de traíras que já foram temperadas e descansadas por meia hora em uma panela comum, com o azeite de oliva, refogando a seguir por 2 minutos, com o alho, cebola ,pimentão, leite de coco , tomate e sal a gosto.
  2. Logo a seguir coloque água  e deixe cozinhar por meia hora
  3. Depois que está tudo cozinho coloque a farinha de mandioca de preferência já com água em uma vasilha para não embolorar na hora de mexer o pirão até ficar no ponto agora é só colocar o cheiro verde encima e servir.

Receita de traíra ao molho:

 

Receita de traíra frita:

Como fazer filé de traíra:

O Traíra é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com corpo cilíndrico, com uma boca e olhos grandes, as suas nadadeiras arredondadas, exceto a dorsal.

Além disso, este peixe também possui a coloração é marrom ou preta manchada de cinza.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.