Início » Peixes » Pacu manteiga peixe: tipos, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Pacu manteiga peixe: tipos, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

pacu manteiga

O pacu manteiga ( Piaractus mesopotamicus) é um peixe de água doce que pertence a família Serrasalmidae conhecido popularmente pacu, pacu branco, pacu chico, pacu comum, pacu mafurá, pacu mirim, pacu peva e pacu prata.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, este peixe prefere água rica em nutriente, mas ainda assim, prosperam em condições mais pobres.

pacu manteiga
pacu manteiga

No entanto, o padrão de migração dessa espécie não é totalmente compreendido, mas na temporada de enchentes na Amazônica, entre dezembro e março, os peixes migram de lagos e piscinas de planícies de inundação para os rios maiores.

Para a criação em aquários, esses peixes costumam ser bem exigentes, ainda mais se levarmos em consideração o tamanho do aquário que necessitam, e que preferem viver em cardumes.

Espécies de pacu:

Existem cerca de 20 espécies de Pacu no Brasil entre eles estão Pacu Comum, Pacu Caranha,Pacu Branco, Pacu Prata, Pacu Caupeté e Pacu Borracha. Além disso, existem alguns tipos de peixes nessa espécie que são ornamentais e usados em aquários.

Características do peixe pacu manteiga:

pacu manteiga peixe
pacu manteiga peixe

O pacu manteiga é um peixe de escamas que possui uma coloração é cinza-escura, no dorso, e no ventre amarelo-dourada,  podendo variar devido o ambiente.

Além disso, este peixe tem corpo comprimido, alto e em forma de disco, ele também possui quilha ventral com espinhos, cujo número pode variar de 6 a 70. Seus dentes são molariformes.

Vale ressaltar que, esta espécie de peixe vem sendo muito utilizada na piscicultura e para a formação do híbrido Tambacu em cruzamento com o Tambaqui. Por esse motivo, ele pode alcançar mais de 70 cm de comprimento e pesar até 20 Kg.

Reprodução do peixe pacu manteiga:

Esta espécie de peixe na reprodução a fêmea libera os ovos na água e o macho nada em volta para fertilizando-os. Além disso, os ovos podem eclodem em algumas horas quando mantidos em temperatura mais alta e após dois ou três dias da eclosão.

Alimentação:

O pacu manteiga  é onívoro ele se alimenta de peixes, insetos e plantas.

Curiosidades:

E uma curiosidade muito interessante  sobre este peixe é que quanto maior o cardume do pacu manteiga , mais natural será o seu comportamento. Além disso, a única característica incomum seria a disputa entre os machos que pretendem ficar acima da hierarquia do cardume.

Outro ponto muito importante sobre o peixe pacu manteiga seria o bom desenvolvimento em diferentes habitats. pois o seu substrato pode variar para arenoso,  pedras, raízes e outros adornos.

pacu manteiga curiosidades
pacu manteiga curiosidades

Habitat:

O Pacu manteiga habita rios e lagoas nas épocas de cheia.

Onde encontrar o peixe pacu manteiga:

O Pacu manteiga está presente na América do Sul em Bacias como Paraguai, Amazônica e São Francisco.

E como dito, está na Bacia do Rio Grande graças a sua introdução. Com relação à sua distribuição em toda a América do Sul, o peixe pode estar em países como Guiana, Bolívia e Peru.

Dicas para pesca do peixe pacu manteiga:

dicas para pescar o pacu manteiga
dicas para pescar o pacu manteiga

Época:

O Pacu manteiga é uma espécie de peixe de água rasa e têm hábitos alimentares regulares, portanto podem ser pescados a qualquer época do ano.

Local:

Como este peixe é de água rasa ele geralmente estão perto da superfície para comer o que cai na água, portanto, ele sempre está próximo a margem e perto da superfície.

Sensacional essa pescaria do canal do  Programa Pura Pesca

Equipamento:

Além disso, pegue uma vara tamanho 5 ou 6 e linha de 0,20mm a 0,30mm. Como é para pescar pacu utilize anzóis de tamanho 2/0 ou maior, dependendo do tamanho dos peixes.

Se for pescar na natureza, use uma vara tamanho 6 e linha 0,30mm a 0,35mm pois os peixes são maiores. Já para o tamanho dos anzóis 2/0 ou 3/0 são o suficiente.

Tipos de iscas para a pesca do peixe pacu manteiga:

As melhores iscas para a pesca de pacu são as minhocas, massas com essência de minhoca ou massas que contenham de 22% a 30% de proteína.

Receitas com pacu manteiga:

Receita de pacu manteiga assado com legumes e com queijo:

Ingredientes:

– 1 pacu manteiga de 2 kg;
– 300 g de vagem picadinha;
– 1 cebola grande picadinha;
– 3 tomates grandes picadinhos sem sementes;
– 1 maço de brócolis pré-cozido picado;
– 1 maço de espinafre picadinho;
– 3 batatas cortadas em rodelas;
– 300 g de queijo mussarela em cubinhos pequenos;
– azeite a gosto;
– 5 dentes de alho;
– sal a gosto;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar tempere o pacu manteiga com o alho e o sal por dentro e por fora, reserve.
  2. Em seguida, pegue uma vasilha grande misture todos os legumes e o queijo, menos a batata que será usada para forrar a forma.
  3. Logo depois, tempere com alho picadinho e muito pouco sal.
  4. Depois, recheie o pacu manteiga com os legumes e o queijo.
  5. Coloque as batatas no fundo de uma assadeira.
  6. Logo a seguir, coloque o peixe recheado na assadeira.
  7. Em seguida, acrescente o azeite, de sua preferência.
  8. Depois, coloque o papel alumínio e leve ao forno por 1 hora.
  9. Em seguida, retire o papel alumínio e deixe por mais 1/2 hora.

Receita de pacu manteiga assado recheado:

Receita de pacu manteiga cozido:

 

Como fazer filé de pacu manteiga:

 

O pacu manteiga é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com corpo comprimido, alto e em forma de disco, ele também possui quilha ventral com espinhos,

é um peixe de escamas que possui uma coloração é cinza-escura, no dorso, e amarelo-dourada, no ventre, podendo variar devido o ambiente.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.