
O robalo (Centropomus undecimalis) é um peixe que possui escamas, e de água salgada encontrado no litoral do continente americano além de pertencer a família Centropomidae.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, o peixe robalo também é conhecido como robalão, camuri, robalo-bicudo, robalo-estoque, robalo-flecha, camurim açu, robalo-branco, camorim, robalo-de-galha e rolão, este peixe encontrado dos Estados Unidos até o Sul do Brasil.
Existem seis espécies de robalo encontradas no Oceano Atlântico. Quatro delas encontram-se no Brasil, das quais as que mais se destacam são: o Robalo-Flecha e o Robalo-Peva.
Características do peixe robalo:

Uma das características do peixe robalo é a presença de escamas. Pois esta espécie de peixe possui o corpo bem alongado, com a mandíbula inferior é maior do que a superior.
Outra característica é a cor cinza que é percebida no dorso. Além de possui alguns reflexos puxados para a coloração verde e o ventre é quase branco.
Na lateral, o peixe robalo possui uma listra negra que percorre todo o corpo até a parte da nadadeira traseira.
Reprodução do peixe robalo:
A reprodução do robalo é feita através de ovos que ocorre apenas no verão, regiões frias e lugares quentes na maior parte do ano. Além disso, este processo de reprodução é completado pela indução hormonal.
Alimentação:
O robalo é uma espécie de peixe carnívoro que se alimenta de pequenos peixes como a sardinha, a tainha, o peixinho dourado e o camarão. Além disso, a medida que este peixe cresce, se torna mais comedor de peixes.
Curiosidades:

O robalo são espécies de peixes que vivem em água salgada, e pode atingir 1 metro de comprimento e 12 quilos de peso. Porém as espécies mais comuns possuem apenas 55 centímetros de comprimento.
Uma outra curiosidade sobre este peixe é que as fêmeas desenvolvem-se mais rápido que os machos. O tamanho ideal para a captura destes peixes é de 36 cm de comprimento.
Habitat:
O robalo é uma espécie costeira que vive em fundos arenosos e rochosos e em águas de até 100 metros de profundidade. Mas eles podem ser encontrados em água doce.
Onde encontrar o peixe robalo:

O robalo pode ser encontrado na maioria das áreas da costa brasileira. É um peixe que vive preferencialmente em estuários e águas costeiras, mas também existe em locais elevados de rios ou manguezais.
Na costa nordeste do Brasil, muitas vezes você pode encontrar bass que é maior e mais pesado do que outras partes do país.
Dicas para pesca do peixe robalo:
Equipamentos:
Para pescar o robalos embarcado, o ideal é se utilizar equipamento de ação média, composto por uma vara com resistência de 8 a 20 Lbs, linha com resistência de aproximadamente 14 Lbs e carretilha ou molinete que tenha capacidade para 100 metros desta linha.
Iscas:
As melhores iscas para a pesca de robolos são de camarão e peixinhos vivos, iscas artificiais como plugs, jigs e shads também são bastante eficientes.
Sensacional essa pescaria do canal do PescaDinamica
Tipos de iscas para a pesca do peixe robalo:
Dica:
Melhor época para pesca do robalo:
A melhor época para a pesca do peixe robalo é no período de abril a setembro . As maiores pescas ocorrem em novembro e dezembro.

Qual o melhor local para pescar robolo:
O melhor local para a pesca de robolo é em rios costeiros, mangues, praias, costões rochosos e estuários, da superfície aos 20 metros de profundidade.
Qual é o tamanho do robalo?
Em relação ao tamanho do robalo, existem espécies que podem chegar até 1,2m de comprimento e 25kg, como é o caso do flecha, encontrado no Brasil.
Em compensação, outras espécies podem ser menores, como é o caso do peva, que pode alcançar em torno de 50cm de comprimento e pesar até 5kg.
Receitas com peixe robolo:

Ingredientes:
– 1/2 xícara(s) de café de azeite;
– Suco de um limão;
– 1 colher(es) de chá de mostarda;
– Sal e pimenta a gosto;
– 1 quilo(s) de robalo em postas;
– 300 grama(s) tomate cereja;
– 1 xícara(s) de chá de azeitona portuguesa – Ramos de alecrim
– 300 grama(s) de mini cebola;
– 500 grama(s) de batatas pequenas.
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, coloque o robalo em um recipiente, misture o azeite, o limão e a mostarda e deixe marinar 20 minutos nessa mistura.
- Em seguida, pegue uma assadeira e coloque robalo com as cebolas, as batatas, o tomates e as azeitonas e tempere tudo com sal, pimenta e alecrim. Deixe assar por 20 minutos em fogo alto. Ou até dourar na parte de cima do peixe.
- No entanto, se preferir fazer o peixe na churrasqueira, retire da marinada, tempere com sal e pimenta e coloque a uma distância de 40 cm da brasa por 20 minutos, 10 minutos de cada lado.
- Depois, coloque os acompanhamentos no refratário, regue com azeite, tempere com alecrim, sal e pimenta e asse no forno convencional até que fiquem macios.
Receita de robalo assado com crosta de castanha-de-caju:
Receita de robalo assado no forno:
Receita de moqueca de robalo:
O robolo é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele tem características com corpo bem alongado, com a mandíbula inferior é maior do que a superior.
Outra característica é a cor cinza que é percebida no dorso. Além de possui alguns reflexos puxados para a coloração verde e o ventre é quase branco.