
A garoupa (Epinephelinae) é um peixe da espécie Epinephelus marginatus a maioria desses peixes crescem lentamente e varias espécies vivem de 5 a 10 anos.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Esta espécie possui corpo com a coloração parda avermelhada, com a presença de manchas esverdeadas nos flancos, formando faixas verticais. Já o seu ventre possui tons amarelados e suas nadadeiras são arredondadas e escuras com margem clara.
Além disso, a garoupa também é um peixe conhecido por outros nomes como garoupa-crioula, garoupa-verdadeira, piracuca e garoupa-preta.
Origem do peixe garoupa:
A palavra garoupa vem da América do Sul. Não se sabe exatamente de onde o vocábulo se origina, mas o termo “grouper” em inglês, vem de garoupa, não do termo “group”.
Espécies do peixe garoupa:

Há aproximadamente 160 espécies de garoupas. Além disso, essas espécies variam porém a maioria têm um corpo largo com uma grandes cabeça e boca.
Muitas espécies são bem camufladas com pontos amarelos, marrom e marrom. No entanto, as diferentes espécies são encontradas em águas tropicais e temperadas em torno do mundo.
A Garoupa mais conhecida no Brasil, é a que esta na cédula de 100 reais, fora ela ainda existem 3 outras espécies comuns Garoupa Pintada, a Garoupa de Trindade e a Garoupa de São Tomé.
Características do peixe garoupa:

O peixe garoupa é facilmente reconhecível pelo corpo gordo, cabeça grande possui a coloração parda avermelhada, com a presença de manchas esverdeadas nos flancos, formando faixas verticais e a sua nadadeira é curta e grossa.
Reprodução do peixe garoupa:
No período de reprodução garoupa eles se reúnem-se em cardumes, todos os filhotes nascem fêmeas atingindo a maturidade ao 50 centímetros, Quando alcançam tamanho entre 80 e 90 centímetros, o sexo passa a ser masculino.
Alimentação:
Os garoupas são predadores ativos que se alimentam de peixes, lagostas, camarões, ouriços, moluscos e lulas.
Curiosidades:
Uma curiosidade sobre as Garoupas, é que todas nascem fêmeas e depois, algumas se tornam machos. Além de ser hermafroditas. esses peixes eles atingem sua maturidade sexual aos 5 anos de idade, estão com cerca de 50 centímetros.
Além disso, esta espécie de peixe está representada no verso da cédula brasileira de 100 reais.

Habitat:
A garoupa é uma espécie de fauna brasileira, sendo um dos peixes mais conhecidos. Além disso, esta espécie habita em ambientes rochosos e recifes ao longo da costa brasileira.
Onde encontrar o peixe garoupa:
A garoupa é um peixe que pode encontra-lo em todo litoral brasileiro, principalmente na área próxima ao Rio de Janeiro é onde a incidência desse peixe é maior. Fora do Brasil encontramos pelo Sudoeste, Atlântico Leste e Oceano Índico Ocidental.
Dicas para pesca do peixe garoupa:
Equipamentos:
Os equipamentos para a pesca da garoupa deve ser do tipo médio/pesado. A vara deve ser dura para evitar que o peixe quebre.
Linha:
As linhas para a pesca desse peixe devem ser resistentes variando de 20 a 70 lb. Além disso, os os anzóis devem ser de nº 6/0 a 12/0, pois este peixe possui a boca grande.
Sensacional essa pescaria do canal do Aurélio Lucas
Tipos de iscas para a pesca do peixe garoupa:
As melhores iscas para esta pesca são as artificiais como os plugs de barbela longa (crankbaits), jigs e grandes shads. No entanto, pode usar também iscas naturais como sardinhas e atum.
Receitas com peixe garoupa:
Receita de garoupa com molho de salsa:

Ingredientes:
– 800 gramas de batatas;
– 1,2 kg de garoupa;
– 2 unidades de cebolas médias;
– 6 colher de sopa de azeite;
– 100 ml de vinho branco;
– 100 ml de água;
– 3 unidades de gemas;
– 1 colher de sopa de salsa picada;
– água sal e pimenta;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, lave e descasque as batatinhas e depois cozinhe.
- Em seguida, tempere o peixe com com sal e pimenta.
- Depois coloque o peixe em uma assadeira e coloque a cebola em rodelas, azeite e de seguida com vinho branco.
- Logo a seguir, coloque o peixe no forno a 200º durante 30m.
- Além disso, quando faltar 10m para retirar o peixe, acrescente as batatas.
- De seguida retira-se o molho do assado, junta-se com a água a ferver e deixa-se cozinhar um pouco.
- Retira-se do fogo e acrescenta-se as gemas batidas.
- Coloca-se novamente ao fogo para engrossar e junta-se a salsa.
- Serve-se o peixe com as batatas e o molho.
Receita de garoupa no forno com legumes:
Receita de garoupa assada no forno:
Receita de garoupa grelhada com legumes:
O garoupa é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele tem características com corpo com a coloração parda avermelhada, com a presença de manchas esverdeadas nos flancos, formando faixas verticais.
Já o seu ventre possui tons amarelados e suas nadadeiras são arredondadas e escuras com margem clara.