Início » Peixes » Jaú peixe: tipos, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Jaú peixe: tipos, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

jau

O peixe jaú ( Zungaro zungaro) pertence a família de Pimelodidae, é considerado um dos maiores peixes das águas brasileiras com o seu 1,60 m. por esta razão, este peixe se torna um excelente exemplar para a prática da pesca esportiva.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

jau
jau

O jaú é um peixe também conhecido como jundiá-da-lagoa, esta espécie teleósteo habita nas bacias do rio do Paraná e no rio Amazonas e do rio.

Esta é uma espécie de peixe piscívora que vive no canal do rio, principalmente nos poços das cachoeiras, no período de água baixa ele acompanha os cardumes de Characidae que migram rio acima.

Origem:

A palavra Jaú vem do tupiguarani j-au, significa sujo. Isso porque Jaú está acostumada a viver debaixo d’água em áreas lamacentas. Seu nome científico é Zungaro zungaro / Zungaro jahu, da família Pimelodidae e da ordem Siluriformes.

peixe jau
peixe jau origem

Espécie do peixe jaú:

O peixe jaú é considerado um dos maiores peixes-couro da Amazônia e, claro, também na região neotropical. No Pantanal, mais de 260 espécies de peixes estão catalogadas, incluindo o Zungaro jahu, mais conhecido como peixe jaú.

É uma das maiores espécies de peixes brasileiros encontradas nas bacias dos rios Paraná e Paraguai.

Características do peixe jaú:

jau peixe
jau peixe

O jaú é um peixe grosso e curto com nadadeiras espinhosas, também chamado de jundiá-da-lagoa ou bagre gigante. Portanto, é um peixe de grande resistência física, marrom, com manchas escuras no dorso e abdômen branco.

Mesmo os indivíduos mais jovens, comumente chamados de jaús-poca, podem ter o dorso amarelo claro com algumas manchas violetas Além disso, devido à sua grande cabeça achatada, esta espécie é fácil de identificar.

Para se ter uma ideia, a cabeça do peixe Jaú ocupa 1/3 do corpo. Outra característica muito importante dessa espécie é que ela pesa 120 kg e tem 1,60 m de comprimento.

Reprodução do peixe jaú:

O jaú é uma espécie de peixe que no período de reprodução faz migração, sua desova é total e os ovos não são adesivos. Uma jaú fêmea tem uma média de 70 kg e possui ovários que podem pesar ate 4 kg, além de produzem uma média de 3,5 milhões de ovos.

Além disso, no período de desova entre nos meses de novembro até fevereiro este peixe fica Defeso.

Alimentação:

O peixe jaú é piscívoro e voraz se alimenta de outras espécies de escama, especialmente durante a época seca.

Curiosidades:

curiosidades sobre o jau
curiosidades sobre o jau

A primeira curiosidade  sobre este peixe é que na região amazônica, a carne do peixe jaú não é muito valorizada, pois é considerada reimosa.

Por outro lado, no Sudeste a carne desse peixe é muito apreciada na gastronomia. A segunda curiosidade está relacionada com uma ameaça para esta outras diversas espécies de jaú.

Infelizmente o peixe Jaú sofre com a destruição do seu habitat natural devido à criação de grandes barragens, em especial nos rios Grande e Paraíba.

Por esse motivo, encontrar um exemplar com mais de 1,60 m e 120 kg, pode ser difícil. De modo geral, o pescador poderá capturar peixes que ultrapassam os 50 kg em algumas regiões do Pará e do Mato Grosso, por exemplo.

Por isso, tenha em mente que a captura de exemplares maiores é rara.

Habitat:

O habitat do peixe jaú é principalmente em canais de rios, cachoeiras, poços profundos, junto às margens das baías.

pescaria de jau
pescaria de jau

Onde encontrar o peixe jaú:

O jaú é um peixe  encontrado nas regiões Norte, Centro-Oeste, bem como, em alguns locais dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Hábitos do peixe jaú:

Além disso, para a pescar um jaú é muito importante descobrir seus hábitos e saber mais sobre suas peculiaridades desse peixe. No entanto, algumas das características do deste peixe de água doce são:

  • O jaú se alimenta de outros peixes.
  • Esta espécie de peixe migra para os poços das cachoeiras em período de maré baixa.
  • Este peixe acompanha os cardumes de Characidae, que migram rio acima.
  • A espécie se esconde em poços criados por cascatas e alimenta-se justamente dos peixes que sobem os rios para a desova.

Dicas para pesca do peixe jaú:

Equipamentos:

Para a pesca do jaú é utilizado vara pesada com linhas acima de 40Lb, e os anzóis devem ser maiores que 9/0, empatados em aço flexível e chumbado conforme a necessidade do local.

Sensacional essa pescaria do canal do Fronteira Sub – Cursos de Apneia e Pesca Sub

Tipos de iscas para a pesca de jaú:

Esse peixe é atraído por iscas naturais, como pequenos peixes de escamas, tuvira e muçum. Mas é importante manter sempre a isca no fundo para atrair o peixe.

Receitas com peixe jau:

Receita de jaú assado:

Ingredientes:

– Sal a gosto;
– Azeite a gosto;
– Coentro a gosto;
– 2 Pimentão Vermelho;
– Salsinha a gosto;
– Cebolinha Verde a gosto;
– 5 dentes de Alho;
– 2 Cebola grandes;
– 3 Tomate;
– 2 kg de Jaú;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, corte o jaú em postas.
  2. Em seguida, pique todos os temperos e misture bem.
  3. Depois pegue uma forma com papel alumínio e unte com manteiga.
  4. Logo a seguir,  coloque as postas, de tal modo que fiquem próximas umas das outras.
  5. Espalhe os temperos por cima e adicione o azeite de oliva a vontade.
  6. Leve ao forno e deixe assar por uma hora.

Receita de macarronada de Jaú ao pomodoro:

Receita de peixe jau ao molho:

 

O Jaú é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com grande cabeça achatada. Portanto, para se ter uma ideia, a cabeça do peixe Jaú ocupa 1/3 do corpo.

Outra característica muito importante dessa espécie é que ela pesa 120 kg e tem 1,60 m de comprimento.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.