Início » Peixes » Água Salgada » Xaréu peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Xaréu peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

xareu

O xaréu (Caranx hippos) é uma espécie de peixe oceânica que tem a capacidade de tolerar uma enorme variação de salinidade. Além de pertencer a família Carangidae,

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

xareu
xaréu

Este peixe de água salgada também é conhecido como crevalle jack, cabeçudo, aracaroba, guaracema, guiará, xalerete, xaréu-cavalão, xaréu-macoa, xaréu olho-de-boi e outros nomes em diferentes partes do mundo.

Origem do peixe xaréu:

O nome Xaréu tem origem bíblica e significa Cícero da Paz. Além disso, esta espécie de peixe ficou conhecido  no ano de 1766 e também atende por diversos nomes vulgares como, por exemplo: Xarelete, papa-terra, xaréu-roncador e cabeçudo.

Características do peixe xaréu:

xareu características
xaréu características

O xaréu é um peixe de água salgada com coloração singular com o tom azulado; e no ventre, amarelado. Além disso, ele ainda tem uma mancha preta na nadadeira peitoral e outra no opérculo.

Além disso, ele ainda possui olhos grandes e quase não tem escamas, as poucas escamas só se tornam visíveis quando o peixe atinge um comprimento de 25 cm.

Reprodução do peixe xaréu:

A época de reprodução do peixe xaréu varia de acordo com a região em que este peixe vive. Além disso, vale lembrar que um peixe fêmea desta espécie pode produzir até um milhão de ovos.

No entanto, quando chega a hora de desovar, as fêmeas liberam seus ovos na água e os machos fertilizam.

Alimentação:

O xaréu é um peixe piscívoro que se alimenta de pequenos peixes paratis, sardinhas, tainhas, camarões e outros invertebrados.

xareu reproducao
xaréu reprodução

Curiosidades:

Dentre as curiosidades sobre o Peixe Xaréu, vale citar que a carne desse peixe é saborosa, porém tem baixo valor comercial. Dessa forma, o peixe é capturado somente para complementar a pesca da frota pesqueira.

Além disso, este peixe tem a capacidade de tolerar diferentes níveis de salinidade da água. Além disso, ele costuma ficar perto dos recifes de corais, nas águas mais costeiras como nos portos e nas baías mais protegidas e em águas salobras na foz, subindo rios costeiros.

Ele vive em cardumes pequenos, mas na época da reprodução distintos cardumes se unem para a migração reprodutiva que acontece de Novembro à Janeiro.

Habitat:

O habitat do peixe Xaréu variam pois é possível encontrá-lo em estuários, baías, recifes, tapetes de ervas marinhas, planícies arenosas e outros lugares.

As espécies adultas ocupam as águas marinhas mais profundas. Mas os seus lugares preferidos são os recifes de corais, seu habitat natural mais frequente.

peixe xareu
peixe xaréu

Onde encontrar o peixe xaréu:

Este peixe é encontrado nos mares do Norte, Sudeste e Sul(do Amapá até o Rio Grande do Sul).Fora do Brasil ele aparece no Pacífico Oriental e Atlântico Ocidental, do Canadá até a Argentina.

Dicas para pesca do peixe xaréu:

Equipamentos:

Para esta pesca é necessário usar um equipamento de resistência média, varas de ação rápida. Além disso, use também  Molinetes ou carretilhas com capacidade para armazenar cerca de 100 metros de linha com 0,40mm de diâmetro e de capacidade 10 a 25lbs.

Anzol:

Os anzóis, usados são o de Manuseio com número 1/0 até 6/0.

Sensacional essa pescaria do canal do Okada Pesca

Tipos de iscas para a pesca do peixe xaréu:

As melhores iscas para esta pesca são Sardinhas viva ou iscas artificiais do tipo Jigs, Metais Jigs e plugs de superfície e meia água.

Receitas com peixe xaréu:

Receita de xaréu assado com legumes:

Ingredientes:

– 500 gramas de batatas cortadas;
– 2 cebolas roxas cortadas;
– 3 dentes de alho;
– 4 tomates bem maduros cortados;
– Alecrim ou tomilho fresco;
– 6 ou 7 colheres de sopa de azeite;
– 3 Filés de peixe xaréu;
– Suco de ½ limão (para 3 filés);

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
  2. Em primeiro lugar, tempere o peixe com azeite, limão, cebola, alho, alecrim e sal.
  3. Em seguida pegue uma assadeira coloque as batatas cortadas e coloque azeite sobre elas.
  4. Depois leve ao forno por 35 a 40 minutos ou até as batatas estarem quase cozidas.
  5. Logo a seguir, retire as batatas do forno e coloque o peixe em cima dos legumes,  acrescente mais duas ou três colheres de azeite e volte ao forno por 20 minutos ou até o peixe estar dourado.
  6. Além disso, o tempo certo vai depender da espessura do filé. Mas tome cuidado para não deixar assar demais.

Receita de moqueca de peixe xaréu:

Como filé de peixe xaréu:

 

O xaréu é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele tem características com coloração singular com o tom azulado; e no ventre, amarelado. Além disso, ele ainda tem uma mancha preta na nadadeira peitoral e outra no opérculo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.