As modalidade de pesca são varias e elas se diferenciam pelo ambiente, equipamento, técnicas e pela finalidade.
Esta atividade que consiste em capturar peixes ou outros animais aquáticos, seja para alimentação, lazer, esporte ou comércio.
Além disso, cada modalidade de pesca tem suas vantagens e desvantagens, seus desafios e suas recompensas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas modalidades de pesca mais utilizadas no Brasil.
Modalidades de pesca
Pesca em água doce
A pesca de água doce é o tipo de pesca que se realiza em rios, lagos, lagoas, represas e açudes, onde a água tem baixa salinidade. Nesse tipo de modalidade de pesca, podem-se capturar peixes como tilápias, traíras, pacus, tambaquis, piranhas, dourados, pintados, piaus, lambaris e muitos outros.
Pesca em água salgada
Pesca em água salgada é o tipo de modalidade de pesca que se realiza no mar ou no oceano, onde a água tem alta salinidade. Nesse tipo de pesca, podem-se capturar peixes como robalos, garoupas, anchovas, sardinhas, atuns, marlins, tubarões e muitos outros.
Pesca com rede
A pesca com rede é a modalidade de pesca que utiliza uma rede de pesca, ela que pode ser feita de nylon, algodão ou seda, e possui vários tamanhos e formatos, dependendo do tipo de peixe que se quer capturar.
Ela pode ser lançada na água manualmente ou com a ajuda de um barco, e pode ser fixa ou móvel, dependendo da forma como é amarrada ou arrastada na água.
Pesca com vara
A pesca com vara é a modalidade de pesca que utiliza uma vara de pesca, que pode ser feita de bambu, madeira ou fibra de carbono. Além disso, a vara de pesca tem um molinete ou uma carretilha na ponta, que serve para enrolar e soltar a linha.
A linha tem um anzol na ponta, que serve para fisgar o peixe. A linha também pode ter uma boia ou um chumbo, que servem para controlar a profundidade da isca.
Em relação a isca pode ser natural ou artificial, dependendo do tipo de peixe que se quer capturar.
Pesca com arpão
A pesca com arpão é a modalidade de pesca que utiliza um arpão na pescaria, e esse material pode ser feito de madeira ou metal.
Além disso, o arpão tem uma ponta afiada e um elástico ou uma mola na outra ponta, e quando é lançado na água manualmente ou com a ajuda de uma zarabatana ou uma espingarda. O arpão de pesca é usado para perfurar o peixe e trazê-lo para a superfície.
Pesca com armadilha
A pesca com armadilha é a modalidade de pesca que utiliza uma armadilha na pescaria, que pode ser feita de bambu, madeira ou metal.
Além disso, a armadilha de pesca tem vários tamanhos e formatos, dependendo do tipo de peixe que se quer capturar.
A armadilha é colocada na água com uma isca dentro, e tem uma entrada e uma saída, que permitem que o peixe entre mas não saia.
Pesca de arremesso
A pesca de arremesso é uma modalidade de pesca bastante utilizada que geralmente usa iscas artificiais, e em algumas situações usa iscas vivas.
Além disso, esta pesca exige o conhecimento do comportamento dos peixes e das águas do local, pois se trata de uma pescaria com mais técnica, além de ser procurada por aqueles pescadores que buscam uma pesca com bastante movimento.
Pesca de caiaque
A pesca de caiaque pode utilizar mais de uma modalidade de pesca, como fly fishing ou baitcasting, esta pesca pode ser feita em rios, mares, canais ou represas, já que o caiaque garante estabilidade e um deslocamento veloz.
Pesca em pesqueiro
A pesca em pesqueiro é uma oportunidade de capturar um dourado, tambaqui, ou qualquer espécie amazônica em regiões do país que não são as originais dessas espécies.
Esta modalidade de pesca é feita em estruturas com lagos ou tanques, que podem ser artificiais ou naturais. Nela, as principais espécies de peixes encontradas são pacu, bagre, tambacu, tilápia e tambaqui.