
A sardinha (Sardinops sagax) é o peixe marinho pertencente a família Clupeidae, esta espécie de peixe é o mais consumido no Brasil e representa um quinto do que é pescado em todo o território nacional.
Além disso, a sardinha é a espécie de peixe que têm o costume de formar grandes cardumes e alimentam importantes pescarias, sendo relevantes no comércio.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Espécies de peixe sardinha:

Existem diversas espécies de peixes que atendem pelo nome vulgar de sardinha. Portanto, iremos citar a seguir somente as mais conhecidas:
Quando falamos sobre Sardinha, a principal espécie tem por nome científico Sardinops sagax, este peixe têm corpo alongado e cilíndrico, assim como a parte ventral do opérculo tem estrias ósseas bem definidas para baixo. Além disso, estas estrias diferenciam a espécie de qualquer outro peixe.
- Demais espécies são Sprattus sprattus esta espécie é nativa de Portugal e também atende pelos nomes de espadilha-fumada, lavadilha, espadilha e enchovagem.
- Sardinella longiceps, conhecido por sardinha-da-índia e representa um dos dois peixes comerciais mais importantes da Índia, competindo somente com a Cavala.
- Peixe Sardinha Sardinella aurita esta espécie tem cerca de 40 cm de comprimento total e ocorre na costa oeste da África, no Mar Mediterrâneo.
- Sardinella brasiliensis este peixe atende pelos nomes Brazilian sardinella ou orangespot sardine. Também tem características que se assemelham ao S. aurita. Além disso, a grande diferença entre as duas espécies é que os peixes Sardinella brasiliensis são enrolados nos membros inferiores do segundo e terceiro arcos branquiais.
Origem:
As sardinhas são originalmente da região da Sardenha, ilha localizada no Mar Mediterrâneo, onde outrora foram muito abundantes, facto que terá dado origem ao seu nome
Características do peixe sardinha:

A primeira característica de todas as espécies de peixe sardinha seria a origem do nome vulgar. Além disso, as sardinhas medem de 10 a 15 cm de comprimento. Porém o seu comprimento total pode variar de acordo com a espécie.
Todas as sardinhas têm somente uma barbatana dorsal sem espinhos. No entanto, a sardinha é um peixe que não tem dentes, assim como possui uma barbatana caudal bifurcada e uma maxila curta.
Reprodução do peixe sardinha:

A reprodução esta espécie de peixe ocorre na costa porque neste local, a temperatura da água é maior. Além disso, depois que ocorre a desova, os peixes retornam para o alto mar.
Alimentação:
Esta espécie de peixe se alimenta de plâncton e quando chega na fase adulta se alimenta zooplâncton, que seriam os microorganismos.
Curiosidades:
Além disso, este peixe pode ser usado na industrialização, comercialização ou produção. E isso ocorre porque a carne deste peixe tem diversas propriedades nutritivas, sendo um exemplo o ácido graxo ômega-3.
Esta é a espécie é mais importante nas regiões Sudeste e Sul, pois ela consumida de varias formas na comercialização. Por fim, este peixe também é usado na produção de farinha de peixe.
Por esta razão devemos falar sobre a ameaça de extinção da espécie. Além disso, devido ao grande valor, a sardinha é pescada até mesmo no período que esta defeso, o que de fato pode causar sua extinção.
Habitat:
As sardinhas vivem em oceanos temperados e subtropicais, mas também podem ser encontradas em estuários. Além disso, esta é uma espécie de água doce que habita em águas rasas e em grandes cardumes.
Onde encontrar o peixe sardinha:

O peixe sardinha é encontrada na região da Sardenha, em uma ilha que fica no Mar Mediterrâneo.
Dicas para pesca do peixe sardinha:
Época:
A melhor época para a pesca deste peixe é no período de defeso que acontece entre outubro e fevereiro.
Anzol:
O anzol utilizado para esta pesca é anzol fino com uma linha de elastricot.
Sensacional essa pescaria do canal do Johnny Hoffmann.
Tipos de iscas para pescar o peixe sardinha:
As melhores iscas para esta pesca são iscas naturais, como pequenos peixes em pedaços ou inteiros e camarões. Além disso, estes peixes também podem ser capturadas com plugs de meia água e jigs.
Dicas:
A pesca esta espécie é proibida durante a fase de reprodução.
Receitas com sardinha:
Sardinha de forno:

Ingredientes:
– 5 Sardinhas inteiras limpas;
– 8 Tomates cereja maduro;
– 1 Limão siciliano cortados em file;
– 8 Dentes de Alho com casca amassados;
– 2 Cebolas pequenas cortadas ao meio;
– 1 Pimenta dedo de moça;
– 1 Galho de tomilho ou alecrim;
– Sal moído na hora;
– Azeite, Pimenta Reino a gosto.
Modo de Preparo:
- Em primeiro lugar, em uma Travessa coloque as sardinha limpas.
- Em seguida, tempere com todos os temperos da receita.
- Depois leve ao forno alto por 10 a 15 minutos.
- Pronto sirva com arroz e uma batata ao murro
- Bom Apetite!
Receita de macarronada de sardinha:
Receita de sardinha frita:
Receita de sardinha a escabeche:
A sardinha é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características que medem de 10 a 15 cm de comprimento.
Porém o seu comprimento total pode variar de acordo com a espécie.