Curiosidades

16 Peixes mais consumidos na região do Nordeste

Por Alan Costa, em 01/12/2022
peixes mais consumidos na regiao do Nordeste

Estas são as espécies de peixes mais consumidos na região do Nordeste entre eles estão  robalo, pescada amarela, pescada branca, corvina, cavala e sardinha.

peixes mais consumidos na regiao do Nordeste

Na Semana Santa esse consumo é ainda maior, o que dá um pequeno indício da preferência baiana por levar o peixe para casa.

Já dentre os peixes de água doce, estão a tilápiasalmãotambaqui e dourado. Essas espécies são criadas em cativeiro ou são nativas de outras regiões do Brasil e do exterior.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas  espécies de peixes mais consumidos na região do Nordeste.

Peixes mais consumidos na região do Nordeste

Robalo

robalo (centropomus undecimalis)

O robalo (Centropomus undecimalis) esta espécie de peixe mais consumido na região do Nordeste, é um dos peixes mais caros dentre os de carne branca, porém sua textura e seu sabor são únicos.

Certamente um peixe popular entre os pescadores costeiros e velejadores, o robalo é uma espécie relativamente agressiva que tende a patrulhar as águas costeiras mais rasas, estuários e lagoas de água salgada.

Entra nos rios através de canais e riachos e tolera água doce por um longo período de tempo.

Por ser um peixe com teor de gordura equilibrado e quantidades significativas de nutrientes, é uma excelente opção de consumo. Na hora do preparo do robalo pode ser muito versátil, combinando-o com diversos acompanhamentos.

Pescada amarela

pescada amarela ( cynoscion acoupa)

A pescada amarela ( Cynoscion acoupa) é uma espécie que chega a medir até 1,30 m de comprimento, possuindo o corpo alongado, prateado no dorso, amarelado no ventre e nadadeiras claras.

Este é um dos peixes mais consumido na região do Nordeste, a pescada amarela é um peixe de carne branca, muito macia e saborosa, amplamente utilizado em moquecas.

Também é considerado um peixe nobre, de carne branca e poucas espinhas.

Pescada branca

pescada branca ( cynoscion leiarchus)

A pescada branca ( Cynoscion leiarchus)  é uma espécie sul-americana de peixe pescada é um dos peixes mais consumido na região do Nordeste, também conhecidos pelos nomes de corumbeba, perna-de-moça, pescada-de-rede, pescada-do-reino, pescada-perna-de-moça e pescadinha.

Corvina

corvina ( plagioscion squamosissimus)

A corvina ( Plagioscion squamosissimus) ele costuma nadar em cardume nas águas profundas como lagoas, lagos e reservatórios, no entanto, ele também pode ser encontrado em águas rasas, principalmente quando estão à procura de suas presas ou em período de reprodução.

Este peixe também tem uma boa relação custo-benefício, tem um valor nutricional muito alto e, embora tenha um odor de iodo mais forte do que outros peixes conhecidos, tem um sabor incrível. Este peixe pode ser servido em moquecas, frito ou assado.

Peixes de couro

peixes de couro

Os peixes de couro são peixes que não tem escamas ou revestido de placas ósseas, eles podem ser encontrados tanto em água doce quanto na água salgada, porém as a maioria dos pescadores vão atrás dos bagres que vivem em rios e represas.

Entre os peixes de couro mais consumido na região do Nordeste, estão a piraíba, pirarara, pintado, jaú, barbado, jundiá, jurupensem, cascudos, entre outros.

Pacu

pacu (piaractus mesopotamicus)

O pacu (Piaractus mesopotamicus)  é um peixe que possui pequenas escamas pequenas  e a sua coloração é cinza-escura com amarelo-dourado, no ventre, podendo variar devido o ambiente que vive.

pacu pode alcançar mais de 70 cm de comprimento e pode pesar até 20 Kg.

Tambaqui

tambaqui (colossoma macropomum)

O tambaqui (Colossoma macropomum) geralmente possui uma coloração parda na metade superior e preta na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água.

tambaqui  também tem a boca pequena com dentes fortes e pode alcançar cerca de 110 cm de comprimento total.

Tilápia

tilapia (Tilapia rendalli)

A tilápia (Tilapia rendalli) é um dos peixes mais consumido na região do Nordeste, sendo um peixe muito saboroso de água doce, ela possui a carne branca e úmida.

Além disso, a tilápia é um dos peixes mais conhecidos no Brasil e pode ser preparada como iscas para petiscos, grelhada (ideal para dieta) ou assada.

Traíra

traira (Hoplias malabaricus)

A Traíra (Hoplias malabaricus) é um dos peixes mais consumidos na região Nordeste também apresenta coloração marrom ou preta tingida de cinza.

Além de possuir dentes fortes e bem afiados, sua língua é áspera ao toque, o que o distingue do trairão, que possui língua lisa.

É um peixe utilizado em lagoas e açudes para controlar populações excessivamente férteis, como tilápias e piabas.

Lambari

lambari (astyanax spp)

O lambari (Astyanax spp) possui mais de 300 espécies que habitam as águas brasileiras e as mais conhecidas são o lambari-guaçu, ou do rabo-vermelho, tambuí ou lambari-do-rabo-amarelo.

lambari é um dos peixes mais consumidos na região Nordeste.

Tucunaré

tucunare (cichla ocellaris)

O tucunaré (Cichla ocellaris) é um peixe de escamas, com corpo alongado e um pouco comprimido, e a sua coloração e amarelada, com manchas pretas e verticais distribuídas regularmente pelo corpo.

Todos os tucunarés apresentam uma mancha redonda (ocelo) no pedúnculo caudal. É bastante rápido, agressivo, forte.

tucunaré é um dos peixes mais consumidos na região Nordeste.

Atum

atum ( thunnus albacares )

O atum ( Thunnus albacares ) é um peixe que possui um corpo fusiforme e alongado coberto com pequenas escamas, além de ter um boca grande.

Além disso, este espécie também possui duas barbatanas dorsais que são bem separadas e podem se ajustar a um sulco no dorso.

Bacalhau

bacalhau (gadus morhua)

O bacalhau (Gadus morhua) este peixe habita as águas geladas do Atlântico norte e do Ártico, e possui um grande valor comercial pois ele é rico em minerais, assim como tem o colesterol quase zero.

bacalhau é um dos alimentos preferidos dos portugueses e a sua introdução nos hábitos alimentares remonta a séculos.

Dourado

dourado (salminus brasiliensis)

O dourado (Salminus brasiliensis) possui  uma coloração dourada com reflexos avermelhados estes peixes podem alcançar mais de um metro de comprimento e até 25 quilos.

dourado é um dos peixes mais consumidos na região Nordeste e em outras regiões.

Salmão 

salmao (salmo salar)

O salmão (Salmo salar) é bastante conhecido na culinária Japonesa, tem um sabor único, uma carne suculenta e nutritiva.

Por ser um peixe rico em ômega-3, contribui diretamente para a manutenção do nosso organismo. Também possui quantidades significativas de proteínas, vitaminas, ferro e cálcio.

Este peixe pode ser preparado de várias maneiras, servido cru, grelhado ou assado. São inúmeros os acompanhamentos que deixam o salmão ainda mais saboroso, como castanhas, molhos e gergelim.

Sardinha

sardinha (sardinops sagax)

A sardinha (Sardinops sagax) é um dos peixes mais consumidos na região Nordeste é rico em gorduras boas, vitaminas proteínas e cálcio.

Este peixe também é encontrado em lata, lembrando sempre de deixar escorrer muito bem o liquido que ela vem submersa.

As sardinhas medem de 10 a 15 cm de comprimento. Porém o seu comprimento total pode variar de acordo com a espécie.

Todas as sardinhas têm somente uma barbatana dorsal sem espinhos.

Sair da versão mobile