Água Salgada

Bacalhau peixe: tipos, características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Por Alan Costa, em 24/11/2021 (atualizado em 31/08/2023)
bacalhau peixe

O bacalhau (Gadus morhua) pertencente à família Gadidae conhecido popularmente de bacalhau-do-atlântico é um peixe de água salgada bastante consumido ele é um dos peixes mais conhecidos no mundo.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

bacalhau peixe

Além disso, este peixe habita as águas geladas do Atlântico norte e do Ártico, e possui um grande valor comercial pois ele é rico em minerais, assim como tem o colesterol quase zero.

Origem:

bacalhau peixe

Bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários géneros, em particular no gênero Gadus, que pertence à família Gadidae, sendo “original” ou “verdadeiro”.

Além disso, este peixe ele pode ser encontrado no Oceano Atlântico, chamado Gadus morhua, que é uma das cerca de 60 espécies da mesma família de peixes migratórios.

Espécies de bacalhau:

Gadus morhua:

Chamado também de legítimo bacalhau, essa espécie é considerado o tipo mais nobre de bacalhau, pescado em águas do Atlântico Norte. Além disso, a sua coloração é mais amarelada quando seco e, após o preparo, torna-se mais claro.

Gadus macrocephalus:

Popularmente conhecido como bacalhau do Pacífico, esse é um peixe pescado nas águas do Pacífico Norte e que se parece muito com o bacalhau imperial.

No entanto, a sua carne também tem sabor característico, porém é menos tenra, apesar de igualmente saborosa.

Saithe:

saithe bacalhau

Esta espécie de peixe possui a coloração mais escura e sabor forte. Ele é o bacalhau mais comumente importado e geralmente utilizado em ensopados, tortas, fazer bolinhos de bacalhau ou usar em saladas.

Ling:

O ling é um bacalhau de coloração clara, mas postas bem baixas, que não desfiam com tanta facilidade. Além disso, esse é um dos melhores tipos de bacalhau para saborear grelhado.

Zarbo:

O zarbo é um dos peixes que também é bastante utilizado nos processos de salga. Além disso, este peixe é menor dessa espécie, por esta razão, suas postas também não são muito altas, apesar de render muito bem nas preparações.

Características do peixe bacalhau:

caracteristica do bacalhau

O bacalhau é um peixe que pode alcançar 2 m de comprimento total e até 96 kg de peso. Além disso, ele possui a coloração castanha ou verde, juntamente com manchas que ficam no lado dorsal.

No entanto, ele também possui alguns tons prateados na zona ventral e uma linha lateral. Inclusive, sua expectativa de vida seria de 25 anos de idade. Outra característica muito relevante da espécie são os seus hábitos territoriais.

Vale ressaltar que este peixe tem o costume de defender o seu território e principalmente atacar predadores que ousam chegar perto.

Reprodução do peixe bacalhau:

A desova deste peixe ocorre no final do inverno até a primavera, quando os peixe formam grandes cardumes. Além disso, estes cardumes podem ter milhares de peixes e com isso, a desova é parcelada.

Portanto, isso significa que as fêmeas liberam os ovos várias vezes para que os machos fertilizá-los. Entretanto, com isso esta espécie de peixe produzem cerca de 500 mil ovos e as fêmeas mais velhas conseguem desovar cerca de 15 milhões.

Alimentação:

O bacalhau se alimenta de peixes de pequeno porte, crustáceos, lulas e demais moluscos. No entanto, já as larvas costumam se alimentar de plâncton.

Curiosidades:

Um grande curiosidade sobre este peixe é o seu valor nutritivo pois, 1kg de bacalhau é igual a 3,2 kg de peixe, ou seja, o animal rende mais e pode alimentar de 6 a 8 pessoas.

Além disso, ele também pode fazer bem para a saúde, e pode ser preparado de diversas maneiras. Dessa forma, esta vantagem nos leva a segunda curiosidade sobre este peixe, que até a década de 1960, a captura era em média 300 mil toneladas anualmente.

Com o passar dos anos, as novas tecnologias foram desenvolvidas e permitiram que navios capturassem maiores quantidades de peixes.

bacalhau habitat

Habitat:

Esta espécie de peixe habita as águas frias do Oceano Atlântico, nas regiões do Canadá e do Mar da Noruega.

Onde encontrar o peixe bacalhau:

Este peixe pode ser encontrado no Oceano Atlântico ocidental em regiões como o norte do Cabo Hatteras, Gronelândia e Carolina do Norte.

Dicas para pesca do peixe bacalhau:

bacalhau

bacalhau

Para capturar o Peixe Bacalhau, é fundamental que o pescador se desloque até outro país como a Nova Escócia, Islândia, Labrador, Noruega dentre outros. Isso porque o peixe não é pescado em nosso país.

Equipamentos:

Os equipamentos utilizado para esta pesca são equipamentos resistentes e que sejam de médio a pesado.

Linha:

As linhas utilizada são de 30 até 110 lbs, escolha também uma carretilha ou molinete. No entanto, o ideal seria que a ferramenta suportasse cerca de 600 m de linha com 0,40 mm.

Anzol:

O anzol utilizada para esta pesca são anzóis com o número entre 3/0 e 8/0.

 

Sensacional essa pescaria do canal do Alexandre Massa

Tipos de iscas para a pesca do bacalhau:

As melhores iscas para a pesca deste peixe são as iscas naturais mais indicadas são as sardinhas, moluscos ou crustáceos.

Além disso, também pode usar iscas artificiais como as plugs de meia água, colheres e jigging com um tamanho entre 10 e 15 cm.

Receitas com bacalhau:

Receita de lombo de bacalhau à lagareiro:

Ingredientes:

– 600g de lombo de bacalhau;
– 1 cebola grande;
– 6 azeitonas pretas;
– ½ pimentão vermelho;
– ½ pimentão amarelo;
– 180 ml de azeite;
– 100g de farelo de pão;
– 3 dentes de alho, sendo 2 inteiros e 1 picado;
– 5 batatas cozidas;
– Sal e pimenta a gosto;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, prepare o farelo de pão em uma frigideira com o azeite e com o dente de alho picado.
  2. Em seguida, deixe ficar sequinho, mas não torrado. Tempere com sal e reserve.
  3. Depois, pegue outra forma e coloque o bacalhau, os pimentões, as batatas, a cebola e o alho.
  4. Logo a seguir, leve ao forno pré-aquecido a 200º C por cerca de 15 minutos, até ficar dourado.
  5. Em seguida, retire os legumes e temperos da forma, deixando apenas o bacalhau.
  6. Depois, cubra o peixe com a farofa e deixe por mais 5 minutos no forno.
  7. Monte o prato com as batatas embaixo e os acompanhamentos conforme sua preferência.
  8. E adicione com azeite a gosto, coloque o bacalhau e sirva.

Receita de bacalhau gratinado:

Receita de bacalhau cremoso assado no forno:

Receita de bacalhau com creme de leite:

 

bacalhau é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele pode alcançar 2 m de comprimento total e até 96 kg de peso.

Além disso, ele possui a coloração castanha ou verde, juntamente com manchas que ficam no lado dorsal. No entanto, ele também possui alguns tons prateados na zona ventral e uma linha lateral.

Sair da versão mobile