Água doce

Pintado peixe: origem, características, tipos, reprodução, alimentação e habitat

Por Alan Costa, em 18/11/2021 (atualizado em 31/08/2023)
peixe pintado

O peixe pintado (Pseudoplatystoma corruscans) é um peixe de água doce  que pertence a família dos Pimelodídios. conhecido popularmente como Surubim-Caparari, Brutelo, Caparari e Moleque.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

peixe pintado

Além disso, a sua espécie é distribuída em várias Bacias brasileiras, com maior importância no Pantanal e no Rio São Francisco. Além de ser um dos maiores peixes do pantanal.

Origem:

O pintado é uma espécie de peixe de couro exclusiva da América do Sul porém ele também vive no Rio São Francisco. Por ser um peixe muito conhecido em alguns países ele ficou conhecido por diversos nome alguns deles são surubim-caparari, caparari, brutelo, loango, e moleque.

Características do peixe pintado:

características do pintado

O Pintado é um peixe de couro, com coloração acinzentada com varias pintas pretas pelo corpo. Por outro lado, Já seu ventre tem uma coloração esbranquiçada.

O corpo desse peixe é alongado e roliço e a sua cabeça é grande e achatada, com dimensão entre 1/4 a 1/3 do tamanho do corpo. Além de  possui ferrões junto às nadadeiras laterais e dorsal, ele pode alcançar 80 kg e quase 2 m de comprimento.

Espécies do peixe pintado:

O pintado é o nome popular dado a peixes de duas espécies muito parecidas, encontradas em vários rios, principalmente os que compõe a Bacia do  São Francisco, Paraguai e Amazonas.

pintado

São peixes de couro, ou seja, não possuem escamas no corpo e podem produzir ferimentos bastante dolorosos quando mal manejados. Todas as espécies do gênero são carnívoras.

Além disso, as duas espécies chamaremos de pintado o P. coruscans e o cachara o P. fasciatum e o nome científico das duas espécies são Pseudoplatystoma coruscans e Pseudoplatystoma fasciatum.

No entanto, a diferença entre estas duas espécies de peixe é marcante no desenho das manchas que existem ao longo do corpo.

Reprodução do peixe pintado:

O peixe pintado realiza migrações assim como diversas outras espécies, ele faz uma migração durante a piracema para realizar a desova.

Alimentação:

O pintado é um peixe carnívoro, alimentando-se principalmente da tuvira, minhocuçu e pequenos peixes.

Curiosidades:

pintado peixe

O pintado é uma espécie de peixe que costuma ter algumas manchas negras que revestem o seu corpo, nadadeiras ímpares e pélvicas. Além disso, outra curiosidade interessante é que o Peixe Pintado é usado no controle de população de tilápias em açudes e tanques.

Comportamento:

O peixe pintado possui o comportamento pacífico e sedentário. No entanto, quando este peixe é criado em cativeiro eles deverão ser escolhidos, nomeadamente peixes de grande porte, para que não sejam devorados.

Habitat:

O Pintado é uma espécie de peixe que habita calhas dos rios, embaixo de malhas de aguapés e camalotes e em bocas de corrichos. Tem o hábito noturno.

Onde encontrar o peixe pintado:

Sua espécie é distribuída em várias Bacias brasileiras, com maior importância no Pantanal e na Bacia do Rio São Francisco (Estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, São Paulo, Sergipe, Paraná , Minas Gerais, e Rio Grande do Sul).

pescaria de pintado

Dicas para pesca do peixe pintado:

Equipamentos:

Para a pesca dessa espécie de peixe deve se utilizar equipamentos pesados com linhas de 30 a 5 cm, e os anzóis podem variar de nº 8/0 a 14/0, devido a grande boca desse peixe.

Sensacional essa pescaria do canal do Johnny Hoffmann

Tipos de iscas para a pesca do pintado:

As melhores iscas para a pesca desse peixe são iscas naturais, peixes inteiros ou filés, por exemplo, de traíras ou piranhas-caju.

Dicas:

A espécie pode ser capturado nas calhas e confluências dos rios, especialmente na época de seca. Além disso, é preferível as áreas que não tenham muito enrosco para não correr o risco de se perder o peixe.

Receitas com  pintado:

Receita de pintado ao molho:

Ingredientes:

– 1 kg de posta de pintado;
– suco de 2 limões;
– sal a gosto;
– óleo para fritar o peixe;
– 2 colheres de sopa óleo;
– 4 dentes de alho amassadinhos;
– 1 cebola picada;
– 1 pimentão picado sem sementes;
– 3 tomates maduros cortados em cubinhos, sem sementes;
– 4 colheres de sopa de extrato de tomate;
– 2 pimentas de cheiro verde;
– 1 pimenta bode;
– 1 pitada de pimenta-do-reino;
– cheiro verde a gosto;
-200 ml de leite de coco;
– água o suficiente para cobrir as posta;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, temperar as postas de peixe com sal, pimenta-do-reino e o suco de limão.
  2. Depois, reserve e deixe descansar por aproximadamente 1 hora.
  3. Em uma panela coloque o óleo, acrescente o alho, cebola, deixe dourar.
  4. Logo a seguir, adicione o tomate, pimentão e refogue.
  5. Depois, acrescente o extrato de tomate, a pimenta, cheiro verde e a água.
  6. A seguir,  frite o peixe e depois coloque as postas no molho e deixe cozinhar.
  7. Quando o molho engrossar coloque o leite de coco, misture devagar e deixe ferver por 1 minuto.
  8. E por fim, acrescente o cheiro verde a gosto, desligue o fogo e sirva a seguir.

Receita de moqueca de peixe pintado:

 

Receita de pintado assado com legumes:

Receita de pintado na brasa com camarões:

 

O Pintado é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele é um peixe de couro, com coloração acinzentada com varias pintas pretas pelo corpo.

Por outro lado, Já seu ventre tem uma coloração esbranquiçada.

O corpo desse peixe é alongado e roliço e a sua cabeça é grande e achatada, com dimensão entre 1/4 a 1/3 do tamanho do corpo.

Sair da versão mobile