A criação de tuvira em caixa d’água é muito simples, porém requer alguns cuidados com alimentação, além de aprender a montar um sistema de criação de tuvira.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre a criação de tuvira em caixa d’água.
A tuvira é um peixe bem conhecido pelos pescadores, principalmente por servir como uma ótima isca viva, e por isso ela é ideal para ter em casa.
A espécie é distribuída no Pantanal do Mato Grosso e na Bacia do São Francisco, é conhecido como sarapó, Ituí, ele é um peixe que habita águas com vegetação abundante.
Regularização ambiental na piscicultura
Praticar a produção de peixes é uma atividade rentável, porém possui regras ambientais rigorosas.
Por esta razão, antes de criar qualquer peixe é preciso licença ambiental, registro no Ibama e no Ministério da Pesa, além de autorização para o uso da água, essas regras são de suma importância pois a falta destes documentos pode implicar em multas de até R$ 1 milhão.
Criação de tuvira em caixa d’água
Para criação de tuvira em caixa d’água de 500 litros é importante que no fundo da caixa tenha pedras e cascalhos para o peixe ficar no ambiente do habitat.
A caixa d’água pode suportar ate 20 a 30 tuviras , elas devem ser alimentadas todos os dias e sempre verificando o bem estar do peixe.
Como conseguir tuvira
No Pantanal, os principais ambientes de captura de tuviras são as baías e os corixos, embora outros ambientes (margens de rios, vazantes, caixas de empréstimos e meandros abandonados) também sejam explorados.
As tuviras podem ser coletadas, praticamente, o ano inteiro, sendo mais propícia na época da seca, com baixos níveis de água o qual aumenta a densidade de peixes no ambiente, tornando-os mais vulneráveis à predação e, portanto, mais facilmente coletados.
Como coletar tuviras: Como pegar tuvira com cano pvc
Alimentação de tuviras em cativeiro
Por ser um peixe de hábito insetívoro/carnívoro oferecer ração rica em proteína (35% a 40%), no mínimo duas vezes ao dia, preferencialmente ao entardecer devido ao seu hábito noturno.
Como usar a tuvira como isca
A tuvira para quem não sabe ela é um peixe bastante utilizada como isca viva na pesca esportiva para pesca de dourados, traíras, trairão, bagres e outros predadores dos rios.
Além disso, tuvira também é utilizada como alimento humano.