
O sarapó (Gymnotus carapo) é um peixe de água doce conhecido popularmente como Tuvira, Carapó e Ituí. Este peixe pertence a família Gymnotidae e a sua espécie esta distribuída no Pantanal do Mato Grosso e na Bacia do São Francisco.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, esta espécie de peixe é de grande importância na região do Pantanal porque ele serve de isca viva para a pescaria esportiva.
Dessa forma, espécies carnívoras como o Peixe Dourado, Pintado e Cachara, podem ser capturadas com o uso deste peixe como isca.
Características do peixe sarapó:

O sarapó é um peixe com escamas ausentes ou quase imperceptíveis ele possui coloração pardacenta e nadadeira anal muito longa, estendendo-se por quase toda a face ventral.
Além disso, este peixe tem o corpo afilado e seu orifício anal é localizado sob a cabeça. Vale ressaltar que este peixe é noctívago ou seja ele produz descargas elétricas de pouca intensidade.
Entretanto, o peixe sarapó possui um sistema elétrico que permite detectar obstáculos e presas em seu caminho, ele também é utilizado para comunicação entre peixes da mesma espécie.
Reprodução do peixe sarapó:
O período de desova deste peixe acontece nos meses mais quentes entre folhas, musgos ou raízes de plantas flutuantes.
Alimentação:
Sarapó é um peixe carnívoro e se alimenta de insetos aquáticos.

Curiosidades:
Além de produzir descargas elétricas leves, o Peixe Sarapó tem uma excelente habilidade auditiva. Este peixe consegue responder a estímulos vibratórios como as ondas de água (125 a 250 Hz).
Outro ponto muito curioso sobre a espécie de peixe é a sua respiração. Para simplificar, esta espécie de peixe tem a capacidade de sobreviver em ambientes quase anóxicos.
Além disso, é por meio desta respiração que o peixe consegue sobreviver em pequenos recipientes e se torna uma perfeita isca viva para a pescaria esportiva.
Em geral, os pesquisadores afirmam que o Sarapó morre facilmente em cativeiro, por esta razão, não há muitas informações sobre uma criação que não seria a natural.
Habitat:
O Sarapó é um peixe que habita em água com vegetação abundante.
Onde encontrar o peixe sarapó:

Esta espécie de peixe é encontrada no Pantanal do Mato Grosso e na Bacia do São Francisco. Além disso, este peixe que habita águas com vegetação abundante.
Dicas para pesca do peixe sarapó
Equipamentos:
Os equipamentos utilizado para esta pesca é uma vara 2,70 metros de resistência leve, com linha monofilamento 0,33mm e chumbada leve. Além disso, a Sarapó não tem uma puxada forte, então não precisa de equipamento de alta resistência.
Anzol:
O anzol pode ser pequeno mas tem que ser o de perna comprida, pois é comum o Sarapó engolir o anzol.
Técnica sensacional para a pescaria da Sarapó do Junior e matheus Pesca
O sarapó é um peixe muito popular no brasil e no mundo. como mencionamos ele possui o corpo afilado e seu orifício anal é localizado sob a cabeça.
Vale ressaltar que este peixe é noctívago ou seja ele produz descargas elétricas de pouca intensidade.
Entretanto, o peixe sarapó possui um sistema elétrico que permite detectar obstáculos e presas em seu caminho, ele também é utilizado para comunicação entre peixes da mesma espécie.