
O tuvira (Gymnotus spp) é um peixe que habita águas com vegetação abundante conhecido também como juvira, ituí, peixe-espada, sarapó. Este peixe pertence a família Gymnotidae.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, ele é encontrado em todas as bacias hidrográficas do Brasil. Ele é um peixe de grande importância na região do Pantanal porque serve de isca viva para a pescaria esportiva.
Dessa forma, espécies carnívoras como o Peixe Dourado, Pintado e Cachara, podem ser capturadas com o uso do peixe tuvira como isca
Características do peixe tuvira:

Este peixe é bastante conhecido, pois tem algo que diferencia ele das outras espécies de peixes, pois o tuvira é um peixe que não possui nadadeiras dorsal e ventral, ele possui apenas uma nadadeira, estendendo-se por quase toda a face ventral.
Ele possui a cor é de um tom pardo, cinza-amarronzado, algumas espécies têm o tom com listras.
Além disso, este peixe também tem o corpo fino e não possui escamas. Tem a cor cinza-amarronzado, algumas espécies têm o tom com listras.
Hábitos que este peixe possui:
O tuvira é um peixe notívago, ou seja, é ativo durante as noites, costumam habitar águas onde a vegetação é abundante. Ele também Possui uma leve carga elétrica que é inofensiva aos seres humanos.
Além disso, esta carga elétrica que este peixe possui ajuda na localização e comunicação com outros peixes da mesma espécies. Eles são altamente territoriais e reagirão agressivamente se detectarem o campo elétrico de outro indivíduo de sua espécie.
Reprodução do peixe tuvira:

O tuvira é um peixe que desovam em época de cheia.
Alimentação:
O tuvira é um peixe onívora que se alimenta de pequenos peixes, moluscos, crustáceos e insetos.
Curiosidades:
Uma curiosidade sobre essa espécie é respeito à respiração, este peixe ele respira através de uma bexiga nadatória. Quando ele precisa de oxigênio do ar, nada até a superfície.
Além disso, esse peixe também possui órgãos elétricos. Aliás, pertence à mesma família dos peixes-elétricos. Mas no caso da tuvira, a descarga é pequena.
Habitat:
O tuvira é um peixe que habita águas com vegetação abundante.
Onde encontrar o peixe tuvira:

A Tuvira é um peixe sul-americano e é encontrado nas bacias do Amazonas, assim como nos rios Guianas e em boa parte do nordeste.
Além disso, este peixe também pode ser encontrada no norte da Argentina e na ilha de Trinidade do país Trinidad e Tobago. As espécies de Tuvira grandes tendem a viver perto da vegetação flutuante ao longo das bordas de grandes rios ou planícies de inundação.
Dicas para pesca do peixe tuvira:
Equipamentos:
Os equipamentos utilizado para esta pesca é uma vara 2,70 metros de resistência leve, com linha monofilamento 0,33mm e chumbada leve. Além disso, a Tuvira não tem uma puxada forte, então não precisa de equipamento de alta resistência.
Anzol:
O anzol pode ser pequeno mas tem que ser o de perna comprida, pois é comum o Tuvira engolir o anzol.
Técnica sensacional para a pescaria da Tuvira do canal do Pesca – Atividades Mateiras – Tradições da Roça
Tipos de iscas para a pesca de tuvira:
As melhores iscas para esta pescaria são insetos aquáticos e minhocuçu.
Receitas com Tuvira:
Receita de filé de tuvira frito:
Como fazer filé de tuvira:
O tuvira é um peixe muito popular no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com carga elétrica que ajuda na localização e comunicação com outros peixes da mesma espécies.
Ele possui a cor é de um tom pardo, cinza-amarronzado, algumas espécies têm o tom com listras.
Além disso, vale lembrar que este peixe também tem uma importância na pesca esportiva é na utilização como isca para os grandes peixe.