Bacalhau Saithe ( Pollachius virens) é um peixe de água salgada pertencente a família Gadidae, esta é uma espécie de bacalhau considerado o mais nobre de todos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, bacalhau Saithe tem coloração palha e uniforme quando salgado e seco, quando cozido, desfaz-se em lascas claras e tenras, de sabor inconfundível e sublime.
Estes peixes pelágicos são fortes nadadores aerodinâmicos e podem migrar por uma grande área durante a alimentação ou desova.
Tem sido um alimento básico na culinária norueguesa desde os dias anteriores à refrigeração e continua sendo um peixe comercialmente importante hoje.
Características do bacalhau saithe
O bacalhau Saithe possui um corpo prateado alongado com escamas verde-prateadas, três barbatanas dorsais e duas barbatanas posteriores.
Além disso, este grande peixe tem um topo uniformemente colorido de preto-azulado ou carvão e uma faixa pálida na lateral que o identifica de seus parentes, o escamudo europeu e o escamudo do Alasca.
O Saithe também possui mandíbulas superiores e inferiores de comprimento uniforme e um barbilhão (um filamento carnudo) na borda de sua boca inferior que atua como uma característica distintiva entre ele e Pollachius pollachius, ambos referidos como Pollock.
Alimentação
O bacalhau Saithe mais jovens se alimentam de pequenos crustáceos, copépodes e krill enquanto os indivíduos maduros se alimentam de peixes como o arenque , espadilha, verdinho, arinca e faneca norueguesa.
Fatos interessantes sobre o bacalhau Saithe
- O bacalhau Saithe era um alimento básico para gatos antes da invenção da ração moderna para gatos
- Gammelsalta sei é um processo de fermentação tradicional usado para conservar peixes em barris
- Eles podem sobreviver na corrente de maré mais forte da Terra.
- Eles são ricos em proteínas, Vitamina D, Vitamina B12, selênio e iodo.
Fotos do bacalhau Saithe