
O peixe cachorra (hydrolycus scomberoides) é um peixe de água doce pertencente a família Cynodontidae conhecido popularmente como peixe vampiro, cachorra larga, Peixe-cachorro, Pirandirá e Paraya. a sua espécie é distribuída nas Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, este o peixe possui dentes caninos e um par de presas que se encaixa no maxilar superior. Este peixe de água doce chamado também como Cachorra-Facão e Ripa.
Espécies de peixe cachorra:
Existem quatro espécies de peixes cachorra eles são Cachorra, Peixe-cachorro, Pirandirá/Paraya.
Características do peixe cachorra:

O Cachorra é um peixe de água doce que possui escamas um corpo alto e comprimido. Além de ter uma boca é oblíqua, com uma fileira de dentes e um par de presas na mandíbula.
As nadadeiras peitorais são grandes e possui coloração prata uniforme com uma mancha preta alongada atrás do opérculo. Ele alcançar mais de 1 m de comprimento total.
Reprodução do peixe cachorra:
O peixe cachorra realiza migração reprodutiva a grandes distâncias rio acima. Além disso, a sua reprodução ocorre de novembro a abril, quando atinge a primeira maturação com cerca de 27 cm de comprimento.
Alimentação:
O cachorra é um peixe piscívoro ele se alimenta de outros peixes, ele costuma emboscar suas presas atrás de galhadas, árvores e pedras nas margens.

Curiosidades:
Uma das curiosidades sobre o peixe cachorra é que, em alguns lugares, ele é conhecido pelo nome de payara esta espécie de peixe possui olhos grandes.
O peixe cachorra encontrado em águas doces, como nos rios já mencionados. No entanto, também é possível que este peixe seja criado em aquários.
Uma outra curiosidade deste peixe são os dentes enormes que esta espécie possui. Além disso, para conseguir atacar as presas e se alimentar, este peixe costuma perfurar os órgãos no ataque às presas.
Habitat:
Esta espécie de peixe habita em locais como praias de rios, lagos e na mata inundada com estruturas, como paus e pedras.
Onde encontrar o peixe cachorra:
O peixe cachorra pode ser encontrado no rio Amazonas. Por ser um peixe pelágico, pode permanecer em águas de correntezas por esta razão raramente encontra-se este peixe em regiões de água parada. Além de esconder-se em pedras, troncos, entre outros.

Dicas para pesca do peixe cachorra:
Equipamentos:
Para o equipamento da pesca deve se utilizar do tipo médio e médio/pesado; as linhas devem ser de 14, 17, 20 e 25 lb.
Anzóis:
Os anzóis de n° 4/0 a 6/0. Além disso, também é recomendável o uso de empates de aço de pelo menos 20cm, pois esse peixe possui dentes muito afiados.
Sensacional essa pescaria do canal do Fabio Fregona – BACA
Tipos de iscas para a pesca do peixe cachorra:
As melhores iscas para a pescar o peixe cachorra devem ser lambaris, tuviras e curimbatás, também podem ser usados as iscas artificiais, como plugs de meia água, poppers e hélices.
Dicas:
O pescador deve ter cuidado ao soltar esse peixe, por causa dos dentes afiados. Não tem o hábito de procurar enrosco, o que facilita a captura.
Receita com peixe cachorra:
Receita de filé de peixe cachorra empanada:

Ingredientes:
– 1 kg de filé de peixe cachorra;
– 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo;
– 1 xícara de farinha de rosca;
– 2 ovos;
– Sal e pimenta-do-reino a gosto;
– 1 limão;
– Azeite para untar;
Modo de preparo:
- Em primeiro lugar, tempere o filé com pimenta-do-reino, sal e limão e espere por 30 minutos.
- Em seguida, pegue um prato fundo, coloque a farinha de trigo e a farinha de rosca e misture ambas.
- Depois, em outro prato, quebre os dois ovos e bata-os.
- Logo a seguir, passe o filé no prato da farinha primeiro, depois no prato dos ovos e passe mais uma vez no prato da farinha.
- Em seguida, coloque os filés em uma assadeira levemente untada com azeite.
- Leve ao forno preaquecido a 180 ºC por aproximadamente 20 minutos, ou até dourar.
Como fazer filé de peixe cachorra:
O peixe cachorra é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele tem características como o corpo alto e comprimido. Além de ter uma boca é oblíqua, com uma fileira de dentes e um par de presas na mandíbula.