
O dojô (Misgurnus anguillicaudatus) é um peixe de água doce conhecido popularmente de peixe cobra, ele pertence a família Cobitidae nativo do nordeste da Ásia, especialmente da China.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, este peixe é bastante popular no aquarismo, e gosta muito de enterrar-se, principalmente durante o dia.
Quando ele vive em aquário normalmente não passa dos oito centímetros, porém pode chegar aos vinte centímetros na natureza.
Características do peixe dojô:

O dojô é um peixe de corpo comprido e pode alcançar de 8 a 20 centímetros de comprimento, este é uma espécie de peixe dorcio que pode viver tranquilamente com outras espécies de peixes.
Além disso, este peixe possui a coloração branca prateado com algumas manchas no corpo. Além de possui sete barbilhões e possui apenas uma nadadeira anal, ele é semelhante a uma cobra.
Reprodução do peixe dojô:
O dojô é um peixe ovíparo que atinge a maturidade sexual em torno de 2 a 3 anos de idade e cerca de 110mm. Além disso, na época de reprodução, a fêmea levar o macho para uma vegetação densa, por exemplo, algas filamentosas.
Naquele local ocorre a desova, o macho envolve seu corpo em torno do corpo da fêmea, formando um anel completo. Após a eclosão, os alevinos apresentam filamentos branquiais externos que desaparecem após 10 a 12 dias.
Alimentação:
Esta espécie de peixe é onívoro e se alimenta de vermes, insetos, larvas de insetos, pequenos crustáceos. Em aquário aceitará alimentos vivos e secos sem dificuldade.
Curiosidades:
Esta é uma espécie de peixe de fundo, isso porque ele consome alimentos e outros materiais que iriam entrar em decomposição no fundo do aquário.
Além disso, mesmo sendo peixes de fundo, é sempre muito importante manter o aquário bem fechado, pois este peixe tem o costume de dar grandes saltos para fora da água.
Habitat:
Este peixe habita em áreas de pântanos, manguezais, plantações de arroz; e quanto mais lamacentos e ricos em materiais orgânicos eles forem, melhor será a sua adaptação.

Onde encontrar o peixe dojô:
O dojô pode ser encontrado na Ásia e Nordeste asiático.
Criação de peixe dojô em aquário:
Aquário Mínimo:
80 cm comprimento X 30 cm largura e os substrato deverá ser arenoso e macio, pois passa a maior parte do tempo enterrado parcial ou totalmente.
Ph da água:
O pH da água deve ficar entre 6.5 a 7.6
Temperatura:

Além disso, a temperatura deve ficar 20 e 25 graus centígrados.
Alimentação:
O Peixe Dojô é um peixe de alimentação onívora que aceita muito bem as rações industrializadas em partilhas, aquelas especificas para peixes de fundo, mas também gosta de se alimentar de proteína vegetal e alimentos vivos pelo menos uma vez por semana.
Qual melhor substrato para Dojô?
O Dojô é um peixe que gosta de se enterrar no substrato de areia fina ou se esconder em raízes de plantas de superfície, como Aguapé por exemplo.
Como saber se o Dojô é macho ou fêmea?
O macho tem as nadadeiras peitorais em formato triangular enquanto as da fêmea a suas nadadeiras são arredondadas, além disso ela possui o ventre um pouco mais roliço que o do macho.
O Dojô é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele tem características com corpo comprido e pode alcançar de 8 a 20 centímetros de comprimento, este é uma espécie de peixe dorcio que pode viver tranquilamente com outras espécies de peixes.