Alevinos ou alevim são peixes recém nascido do ovo e que já reabsorveram a membrana que os envolveram, no caso dos ovovivíparos, como os lebistes, logo após o nascimento.
Além disso, também podemos definir como peixes que acabaram de deixar a fase de larva, precisamente quando começam a se alimentar no ambiente externo.
Nessa fase é bastante necessário cuidados especiais e acompanhamento constante, isto é, eles estão em desenvolvimento.
É necessário atenção especial com relação ao manejo nutricional.
Vale ressaltar que a evolução corporal exige que os alevinos estejam sempre adaptando ao ambiente da melhor maneira possível.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre a criação e os tipos de alevinos mais comuns no mercado.
Os alevinos que nascem através da eclosão de ovos ou óvulos que tem sua postura pela fêmea grávida em folhas das plantas do aquário, em troncos e também nas pedras do substrato.
Dessa forma a outro tipo de alevino é o que nasce diretamente da fêmea, são os chamados ovovíparos.
Este tipo de alevinos tem os óvulos incubados no ventre da mãe, sendo os alevinos expelidos já nadando normal e tendo a forma física dos pais.
Os alevinos apresentam um fácil ciclo de produção, auxiliando para que os agricultores tenham maior facilidade na escolha dos peixes ideais para o processo de criação desde o nascimento até a vendas para o mercado.
O que são alevinos
Como já mencionado os alevinos são os peixes juvenis, recém eclodidos e que já absorveram o saco vitelino no caso dos ovovivíparos, como os lebistes, logo após o nascimento.
Dessa forma também podemos definir como peixes que acabaram de deixar a fase de larva, exatamente quando começam a se alimentar no ambiente externo.
Nessa fase é muitíssimo necessário cuidados especiais e acompanhamento constante, isto é, ele estão em pleno desenvolvimento.
Para que serve alevinos
Os alevinos são muito indicados para a criação de tilápia, são poucas empresas que realmente tomam esse cuidado, acompanhando o desenvolvimento do peixe de perto.
Tipos de alevinos
Alevinos tipo I
Alevinos tipo I são os mais usados e são vendidos, dessa maneira, com peso em torno de 2 a 3 gramas, quando medem mais ou menos de 4 a 5 centímetros.
Eles são obtidos junto aos produtores de alevinos, e levados para a piscicultura onde serão criados até atingirem o peso médio em torno de 50 gramas, para serem submetidos ao confinamento, na fase de engorda.
Alevinos tipo II
Alevinos tipo II são aqueles que são comercializados no ponto de serem integrada na fase de engorda, pesando em torno de 30 gramas.
Além disso entram um pouco mais cedo na fase de engorda e recusam a necessidade de serem recriados na piscicultura.
Vale ressaltar que existem alguns riscos, quando se compara os alevinos tipo II com o tipo I, não são todos os criadores de alevinos que vendem o tipo II, mesmo nos casos onde são encontrados, o preço de aquisição é bem alto.
Dessa forma um ponto a ser encarado é a questão do transporte que, para alevinos tipo II, é um pouco mais complicado.
Pois a capacidade de transporte é menor, quando comparada à dos alevinos tipo I.
necessitam de mais oxigênio na água, podendo apresentar maior taxa de mortalidade e as distâncias em que podem ser transportados em segurança geralmente são bem menores.
Preço dos alevinos
Os alevinos são vendidos conforme o tamanho, esse valor varia de R$ 230 a R$ 330 o mil crias de alevinos.
Criação de alevinos
tanque para criação de alevinos
É aconselhado que a criação de alevinos seja em tanque já com água estabilizada com filtro, termostato e aquecedor, uma iluminação bem fraca para que os alevinos não se estressem, sem substrato, plantas e enfeites.
Além disso um aquário nessas condições irá facilitar o manuseio a manutenção e a observação atenta dos alevinos.
Cuidados
Atente-se a fazer a manutenção da água após uma semana da instalação dos alevinos.
tendo o cuidado em usar uma água descansada e com a temperatura igual a do aquário, isto é muito importante pois uma queda ou aumento de 2º C
na temperatura da água pode ocasionar um choque térmico.
Vale ressaltar que cuidar da higiene do aquário, nunca deixar restos de alimentos que não tenha sido consumida no fundo do aquário.
Lavar muito bem as mãos para manipular a água ou alimentos.
SE caso tenha alevino morto no aquário tirar imediatamente.
Espaço e local
O Local para a criação de alevinos deve ser reduzido, redes podem ser utilizadas, divisórias ou mesmo tanques de pequeno volume de água ou pequenas dimensões.
Se o criador não preparar tanques menores, podendo realizar o processo de criação de alevinos em tanques rede, colocados dentro de tanques maiores.
Vale ressaltar que essa técnica limita-se a área para esses alevinos, tornando mais fácil a observação dos cardumes, assim como nos tanques de tamanho menores.
Alimentação dos alevinos
As rações oferecidas podem ser peletizadas em farelos ou uma alternando os tipos.
Dessa forma o mais importante, é atingir a maior taxa de conversão possível, contudo a proporção em ração oferecida e o desenvolvimento dos alevinos.
Um mês após o início do processo, pode iniciar uma triagem e seleção dos peixes, desconsiderando os de menor desenvolvimento e obtendo uma produção de maior qualidade.
Importância dos alevinos
A criação de alevinos é muito importante na piscicultura. Nem todos os produtores se arriscam nessa parte da criação comercial de peixes, preferem adquirir peixes jovens e trabalhar somente com a engorda.
Além disso ao contrário desses produtores, existem outros que se especializam na produção e venda de alevinos, por entenderem ser uma etapa de menor investimento, principalmente com a alimentação.
Tipos de alevinos para criação em tanques
– Tambaqui;
– Dourado;
– Tilápias;
– Carpa;
– Pacu;
– Pintado;
– Piau e piapara.