
Existem vários tipos de piau de água doce com tamanhos diferentes porém a aparência, e os sinais distinguem as três espécies de peixes, que têm como cores predominantes o cinza-escuro no dorso e o branco no abdome.

Além disso, nas laterais do piau há três pintas pretas, nas do piapara existem de três a cinco manchas mais escuras em forma de faixa.
No entanto, piau verdadeiro, junto com a piapara e o piauçu, pertence à família Anostomidae, da ordem Characidae, que engloba a maior parte dos peixes de escamas da América do Sul.
Origem:

Segundo a historiografia, a origem do nome Piauí está relacionada aos índios que viviam no território antes da chegada dos exterminadores brancos desses países.
Assim, a palavra Piauí tem origem no tupiguaraní piau-i, que os colonos brancos traduziram como rio dos piau, piau (peixe pintado).
Desta forma, ele finalmente nomeou o território de Piauy, porém, estudiosos registram que em 1719 foi estabelecido o Governador de São José do Piauy, que era o nome completo, mas “San Jose” foi apagado e apenas Piauy era Oy.
Tipos de piau
Piau verdadeiro:

O piau verdadeiro, foi encontrado em toda Bacia do Prata na região sul e sudeste da América do Sul, no Brasil, Uruguai e Paraguai.
Além disso, eles ocorrem em rios médios a grandes e realizam longas migrações para reprodução e alimentação em toda bacia do Paraná.
Eles também vivem em lagoas como por exemplo na lagoa Guaíba no RS.
Piava ou piapara:

Esta espécie de peixe é conhecido como piava ou piapara, este tipo de piau é a mais comum no Brasil, e está presente em diversas regiões, principalmente no Sul e Sudeste.
Além disso, o piava é um peixe de correntezas e de pesca esportiva muito competitiva.
No entanto, ele pode ser capturado através de iscas como minhoca, milho verde e caramujos.
Piau três pintas:

O piau de três pintas possui a coloração é cinza, com três manchas arredondadas nos flancos, na altura da linha lateral, sendo a primeira na altura da nadadeira dorsal, a segunda entre a dorsal e a adiposa, e a terceira na base da nadadeira caudal.
Além disso, o piau de três pintas atinge de 30 a 40 centímetros de comprimento e pesa até dois quilos.
Este é um peixe de escamas, muito importante para a pesca de subsistência e para o comércio local, mercados e feiras.
Piauçu:

O piauçu é um tipo de piau de escamas e corpo alongado, com o dorso em tons de cinza-escuro e esverdeado, ventre amarelado na região da cabeça e duas listras verticais escuras nos flancos.
Além disso, este é um peixe fácil de alimentar, pois aceita tudo, embora, para assegurar a qualidade da criação, deva-se fornecer ração balanceada.
Ferreirinha ou piau flamengo:

O piau flamengo também é conhecido como ferreirinha é um peixe onívoro e tem tendência a ser carnívoro, por isso, se alimenta de folhas, sementes, frutos, crustáceos e alguns invertebrados como os insetos.
Além disso, também é possível que este peixe se alimente de peixes menores.
Piau cabeça gorda:

O piau de cabeça gorda é um tipo de piau de escamas e corpo alongado, conta com o dorso em tons de cinza-escuro e esverdeado, ventre amarelado na região da cabeça e duas listras verticais escuras nos flancos.
Além disso, este tipo de piau se reproduz em cativeiro, onde não há correntezas, o peixe precisa receber estímulos por meio de aplicação de hormônios.
Reprodução dos piau
A reprodução dos piau em cativeiro, a liberação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é realizada por indução hormonal, pois os piau precisam fazer a piracema para que os órgãos reprodutores amadureçam totalmente antes da desova.
Alimentação dos piau:
Na natureza, os piau se alimentam de frutos, folhas, raízes, sementes, crustáceos, moluscos, insetos e outros peixes.
Além disso, por serem onívoros, no cativeiro aceitam bem ração comercial com proteína bruta de cerca de 45% na fase inicial (da larvicultura até juvenil).

Onde encontrar os piau
Os tipos de piau são encontrado em grande parte dos rios, riachos em boca de lagoas.
E o seu habitat são nas áreas arenosas e com pedras, como margens de rios.