Raia-chita (Aetobatus narinari ) é uma espécie de arraia do mar popularmente conhecida como arraia-pintada, narinari, raia-pintada, raia-leopardo, arraia-chita, ratão-pintado é um peixe da família dos miliobatídeos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta espécie de arraia do mar possui de 1 a 5 aguilhões serrilhados capazes de inocular um forte veneno.
As raias-chita vivem em mar aberto e não possuem ferrão na cauda, seu tamanho e flexibilidade lhe renderam o respeito dos predadores.
Para se alimentar de filtros e coletar plâncton, algumas espécies desenvolveram duas válvulas cerebrais laterais que ajudam a filtrar a água.
Algumas espécies de arraias, particularmente as nativas do Mar de Cortez, no México, são conhecidas por suas espetaculares vistas fora d’água, a função desse comportamento ainda é motivo de debate entre os especialistas.
Características da raia-chita
Raia-chita possui a boca assemelha-se ao bico de uma ave e a cauda a um chicote com 1 a 5 ferrões, seu revestimento dorsal é azul-escuro, com manchas brancas; a região ventral é branca, o que lhe permite uma eficaz camuflagem, vista de cima ou de baixo.
Além disso, a raia-chita atinge até 2 m de largura e 200 Kg , os dentes pavimentosos, muito fortes, os peitorais largas e pontudas, cabeça distinta do disco, com projeção inferior em forma de bico de pato e olhos laterais.
A cauda desta raia é muito longa e fina e não deve ser incomodada pois ela é capaz de inocular uma forte peçonha.
Reprodução da raia-chita
A reprodução da raia-chita é realizada por todo ano em pares ou em trios, e os machos perseguem uma fêmea, montando-a após muitas tentativas, quando chega a mordê-la no dorso.
Além disso, os filhotes são 3 a 4 e nascem com de 17 a 33 centímetros.
Alimentação
Esta espécie de arraia do mar se alimenta de moluscos, caramujos, camarões, vermes, polvos e pequenos peixes.
Habitat
A raia-chita habita próximas as ilhas e sobre fundos de areia, geralmente em nado livre, de águas rasas, podendo ser encontrada em baías e áreas coralinas.
Comportamento
Vivem sozinhos ou aos pares e em pequenos grupos, eventualmente em bandos de dezenas, nadam rápida e vigorosamente perto da superfície ou do fundo e podem migrar grandes distâncias.
Durante a migração e reprodução, as raias-chitas costumam formar enormes rebanhos, eles podem ser vistos saltando para fora da água neste momento, ou fugindo de predadores.
Eles nadam calmamente, usando seus músculos peitorais como asas, mas podem aumentar drasticamente sua velocidade quando necessário.
Importância econômica da raia-chita
A carne das raias-chita é considerada de razoável qualidade, a raia frequentemente aparece nos mercados, normalmente fresca.
Além disso, ela costuma também ser utilizada como isca por pescadores e são capturadas com o arrasto de rede no fundo das praias.
Curiosidades sobre a raia-chita
A raia-chita utiliza sua cauda como chicote, nela há de 1 a 5 aguilhões serrilhados capazes de inocular um forte veneno. Além disso, este peixe também é capaz de se camuflar na areia quando há risco de predadores.
Fotos da raia-chita
Onde encontrar a raia-chita
A raia-chita pode ser encontrada em todas as águas tropicais do Oceano Atlântico, no Brasil, ocorrem mais frequentemente no sudeste e sul do país.
Além disso, elas ficam normalmente no fundo de estuário e baías, apesar de serem capazes de nadar grandes distâncias em mar aberto.