Início » Peixes » Panga peixe: origem, tipos, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Panga peixe: origem, tipos, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

peixe panga

O peixe panga (Pangasius bocourti) pertence ao gênero Pangasius, ele representa uma espécie muito interessante para a venda, assim como habita um dos maiores e mais importantes rios do mundo, quando consideramos as melhores áreas de pesca.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

peixe panga
peixe panga

O Panga é um peixe conhecido também como “Tubarão de Água Doce”, é uma espécie de peixe que exige condições ambientais específicas para reproduzir naturalmente.

Espécies do peixe panga:

Embora existam várias espécies do peixe pango no gênero Pangasius, somente duas são produzidas no rio Mekong – Pangasius bocourti e Pangasius hypophthalmus, sendo a produção do segundo destinado para exportação.

Origem do peixe panga:

O Panga é uma espécie de peixe cultivado há mais de mil anos no Rio Mekong, no Vietnã. Além disso, há muitos anos, é exportado para diversas nações, entre elas os Estados Unidos, todos os países da Comunidade Europeia, Rússia, Japão, Austrália, entre outros.

Características do peixe panga:

peixe panga caracteristicas
peixe panga caracteristicas

Com relação às características corporais do peixe panga, saiba que esta espécie é de escamas, assim como tem um corpo longo e achatado. A sua cabeça é pequena, ele possui uma boca larga com dentes pequenos e afiados.

Os olhos desse peixe são grandes e ele apresenta dois pares de barbilhões, sendo que os inferiores são maiores que os superiores.

Reprodução do peixe panga:

O panga é uma espécie de peixe que exige condições ambientais específicas para reproduzir naturalmente, toda reprodução é feita por induções hormonais.

Os espermas e óvulos são retirados do peixe e induzidos artificialmente sob condições de incubação, a uma temperatura de 28 C. Além disso, este peixe tem o costume de fazer grandes migrações, algo que ocorre no final da primavera até o verão.

De outro modo, quando a criação é feita em cativeiro, o peixe é colocado em uma lagoa para desovar. Este tipo de criação é elaborada em criatórios de peixes no Extremo Oriente e também na América do Sul, com o objetivo comercial.

Além disso, as fêmeas têm um corpo mais robusto e o padrão de cores é mais claro, quando comparamos com os machos.

Alimentação:

panga peixe
panga peixe

O panga é um peixe onívoro e costuma se alimentar de crustáceos, peixes e restos vegetais. No entanto, quanto a criação em aquário, este peixe geralmente aceita qualquer tipo de comida, um ponto curioso dessa espécie e que possui hábitos noturnos, portanto, eles se alimentam quando as luzes estão apagadas.

Curiosidades:

A principal curiosidade do panga tem relação com a sua importância comercial.

Esta é uma espécie de peixe mais relevantes da aquicultura na Tailândia pois além do seu comportamento, o panga se parece com os tubarões.

Aliás, essa espécie de peixe foi introduzido em outras bacias fluviais como fonte de alimento, sendo a carne mais vendida com o nome de swai.

A carne é vendida em grandes escalas, para a Estados Unidos, União Europeia e Rússia.

Habitat:

panga
panga

O peixe panga habita em águas profundas, porém também são encontrados em corredeiras, esta espécie costuma se esconder entre raízes e sombras das árvores durante o sol quente. E em época de seca ficam próximos aos cascalhos.

Onde encontrar o peixe panga

Esta espécie de peixe é encontrada  na Ásia, mais especificamente na Bacia do Mekong. No entanto, o peixe  também está presente nas Bacias Chao Phraya de Maeklong.

Dicas para pesca do peixe panga:

Para a pescaria do panga, use equipamentos linhas de fluo carbono com cerca de 20 lb.

Os anzóis podem ser de número 8 até 14. Além disso, é muito importante o uso de iscas naturais como minhocuçu, pedaços de peixes, minhoca, massas ou tripas.

Sensacional essa pescaria do canal do Drone&Pesca e cia

No entanto, é possível o uso de iscas artificiais como jigs, flys, meia água e spinnings.

Uma dica muito interessante seria evitar a pescaria quando o sol está quente pois este peixe não gosta de sol e fica escondido entre as raizes e cascalhos.

Receitas com peixe paga:

Filé de panga com leite de coco:

Ingredientes:

– 2 kg filé de panga;
– 2 colher de sopa óleo;
– 1 cebola grande cortada em rodelas finas;
– 1 dente de alho amassado ou picado;
– 1/2 pimentão cortado em rodelas;
– 200 ml leite de coco;
– 1 cheiro verde;
– 2 tomates cortados em rodelas;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, pegue uma panela grande coloque o óleo, o alho e a cebola.
  2. Depois, acrescente os filés de peixe panga.
  3. Em cima do peixe, coloque os tomates em rodelas, o pimentão e cheiro-verde.
  4. Logo a seguir, despeje 1 garrafinha de leite de coco, sal a gosto e tampe a panela, deixando cozinhar até os ingredientes ficarem macios. Pronto!

Receita de filé de peixe panga grelhado:

Receita de filé de peixe paga ao forno:

Receita de moqueca de peixe paga:

O panga é um peixe muito popular no brasil e no mundo. como mencionamos corpo longo e achatado. A sua cabeça é pequena, ele possui uma boca larga com dentes pequenos e afiados.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.