Início » Moluscos » Moluscos: características, reprodução, classificação e curiosidades

Moluscos: características, reprodução, classificação e curiosidades

classificacao do moluscos

Os moluscos são animais de corpo mole geralmente envoltos em uma concha, a concha está presente em ostras, mariscos, caracóis e caramujos.

Em alguns, como na lula, a casca é interna e em outros, como no polvo, ela está ausente. Além disso, as conchas são importantes para proteger os corpos moles dos moluscos e evitar a perda de água.

moluscos
moluscos

Os moluscos vivem em ambientes marinhos ou de água doce e no ambiente terrestre úmido. O Filo Mollusca é o segundo maior em número de espécies, aproximadamente 50.000, atrás apenas dos artrópodes.

Além disso, esses animais podem ser encontrados no ambiente terrestre e também no ambiente aquático, sendo mais comuns no ambiente marinho.

Atualmente são conhecidas mais de 100.000 espécies de moluscos, que podem ser divididas em várias classes, sendo Gastropoda, Bivalvia e Cephalopoda as três mais importantes.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas características deste maravilhoso moluscos.

Características dos moluscos

caracteristicas dos moluscos
caracteristicas dos moluscos

Esses animais apresentam o corpo dividido em cabeça, patas e massa visceral, os órgãos dos sentidos estão na cabeça.

O pé é responsável pelo movimento e pode ser substituído por tentáculos em alguns animais, como o polvo. Todos os órgãos estão localizados na massa visceral.

Sistema Nutricional e Digestivo – Os moluscos possuem um sistema digestivo completo com boca e ânus.

O alimento passa pelo trato digestivo, onde é submetido à ação de enzimas. Os nutrientes são absorvidos pelo sangue e distribuídos por todo o corpo.

Cefalópodes e gastrópodes possuem rádula, um tipo de língua com dentes afiados usada para raspar os alimentos.

Reprodução dos moluscos

Os moluscos apresentam reprodução sexuada, com fecundação interna ou externa, e a maioria dessas espécies apresentam sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas.

Além disso, na fecundação externa, os machos liberam os espermatozoides e as fêmeas liberam os óvulos diretamente na água, onde os dois gametas se encontram.

Por outro lado, no caso da fecundação interna, os espermatozoides são liberados dentro do corpo da fêmea.

Classificação do moluscos 

classificacao do moluscos
classificacao do moluscos

Os moluscos são animais que apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos, eles se dividem em três classes principais: caracóis, bivalves e cefalópodes.

Gastrópodes

Os gastrópodes são moluscos que possuem uma concha em forma de espiral composta por uma única peça. Exemplos de gastrópodes são caracóis, lesmas e lesmas, eles representam o maior grupo de moluscos.

Sua massa visceral fica dentro da casca e forma uma peça única, eles usam os pés para se mover, os gastrópodes são invertebrados terrestres.

Bivalves ou Pelecípodes

Os bivalves são moluscos do meio marinho constituídos por duas conchas articuladas ligadas por um ligamento. Exemplos de mexilhões são mariscos, ostras e vieiras.

Entre as duas conchas está o corpo do animal, constituído pelo pé e pela massa visceral. O pé é pequeno ou ausente.

Cefalópodes

classificacao do molusco
classificacao do molusco

Os cefalópodes não têm concha ou é interna. Exemplos de cefalópodes incluem lulas, chocos e nautilus.

São os moluscos mais complexos, com sistema nervoso altamente desenvolvido e olhos semelhantes aos dos vertebrados.

Da cabeça emergem tentáculos, em número de oito na lula e em número de dez na lula. Os tentáculos possuem ventosas que podem ser usadas para capturar presas ou prender o animal a um substrato como uma rocha.

O polvo tem a glândula de tinta ligada ao intestino, quando o animal é atacado, a glândula ejeta tinta, confundindo o predador e facilitando a fuga da lula, cefalópodes e bivalves são invertebrados aquáticos.

Curiosidades sobre os moluscos 

curiosidades sobre os moluscos
curiosidades sobre os moluscos
  • No Oceano Pacífico existem mariscos gigantes com mais de 1 metro de diâmetro e cerca de 300 quilos.
  • A lula pode atingir um comprimento de 15 metros, a espécie de caracol, muito apreciada como alimento, é criada com especial cuidado em termos de alimentação, temperatura e humidade ambiente.
  • A produção de pérolas por ostras é de grande importância econômica, as conchas podem ser usadas para fazer botões, pentes e outros itens.
  • Vermes irritados compartilham algumas características semelhantes aos moluscos, ambos são de corpo mole e habitam ambientes úmidos. No entanto, os anelídeos não possuem nenhum tipo de concha protetora.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.