O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é uma espécie da família Rhincodontidae conhecido como pintadinho e cação-estrela.
Esta é a maior espécie de peixes vivos do mundo e podem crescer até 18 metros, chegando a pesar 34 toneladas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso tubarão.
O tubarão-baleia é encontrado nos oceanos tropicais, esses gigantes marinhos bateram outro recorde, segundo um novo estudo, o de maior onívoro do Planeta.
Esta espécie de tubarão possui um corpo robusto cheio de manchas e listras, além de uma cabeça achatada e larga bastante característica.
Características do tubarão-baleia
O tubarão-baleia é uma espécie de tubarão que se destaca por seu grande tamanho corporal, o seu corpo é robusto, cheio de manchas mais claras e sua cabeça é mais achatada.
Fisicamente é o maior dos tubarões, mas não ágil, devido ao seu peso e tamanho, ele se move em baixa velocidade no corpo d’água.
Tem uma cor cinza escuro com tons degradê, e seu corpo é completamente coberto por manchas horizontais e verticais, e tais marcações são muito importantes para a identificação da espécie pelos biólogos.
Eles têm barbatanas peitorais e dorsais e uma barbatana caudal.
Reprodução do tubarão-baleia
Reprodução é ovovivípara e os ovos são incubados e eclodidos dentro do corpo da mãe, as fêmeas de tubarões-baleia atingem a maturidade sexual por volta dos 30 anos e dão à luz filhotes que vivem entre 40 e 60 anos.
Alimentação
O tubarão-baleia se alimentam de plâncton e pequenos peixes e não representam uma ameaça para os seres humanos.
Habitat
Esta espécie de tubarão habita em todos os mares tropicais e temperados quentes, é principalmente pelágico e pode ser encontrado em habitats costeiros e oceânicos.
Habitando o oceano aberto, mas não as profundezas oceânicas mais profundas, embora se saiba que ocasionalmente mergulha a profundidades de até 1.900 metros.
Ameaças
A demanda por carne, barbatanas (usadas para fazer afrodisíacos e sopas medicinais) e óleo de tubarão-baleia, espécie muito valorizada no mercado internacional, representa uma das maiores ameaças à conservação desses animais, juntamente com a pesca não regulamentada.
Esta espécie é também vítima de capturas acessórias (capturas acessórias dos navios de pesca) e atualmente está classificada como Vulnerável pela Lista Vermelha da IUCN.
Fotos do tubarão-baleia
Onde encontrar o tubarão-baleia
O tubarão-baleia pode ser encontrado em grandes oceanos, habitando regiões tropicais e temperadas, com exceção do Mar Mediterrâneo.
Ele também pode ser encontrado em águas rasas e profundas, especialmente na linha de costa de países como o México, Austrália e Filipinas (tem preferência por águas mais quentes).