Início » Peixes » Água Salgada » Peixe-leão: características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Peixe-leão: características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

peixe leao

O peixe-leão (Pterois volitans) é um peixe carnívoro de água salgada nativo do Indo-Pacífico pertence a família Scorpaenidae conhecido popularmente de peixe-peru, peixe-dragão, peixe-leão-vermelho, peixe-escorpião e peixe-pedra.

peixe leao
peixe leão

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, este peixe é belo, porém, muito perigoso. O peixe-leão possui dezoito espinhos distribuídos pela sua região dorsal, e sua toxina é potente o suficiente para causar até mesmo convulsões em seres humanos.

Características do peixe leão:

peixe leao caracteristicas
peixe leão características

O peixe-leão possui 12 a 13 espinhos dorsais, 2 pélvicos e 3 anais, cada espinho possui duas glândulas que produzem e armazenam veneno.

Além disso, já a potência do veneno varia de acordo com a espécie e tamanho do peixe-leão.

A sua coloração é listrada, de cores vermelha, marrom, laranja, amarela, preta ou branca. Além de possuir o hábito noturno e durante o dia ficam abrigados em fendas ou cavernas.

Reprodução do peixe leão:

Para iniciar a reprodução, o peixe leão macho faz uma dança de acasalamento no decorrer da noite, para encantar a fêmea. Se ele conseguir impressioná-la, a fêmea sobressai alguns tubos, e esses absorvem a água do mar, fazendo surgir ovos dentro dessas espécies de “tubos”.

O peixe leão macho percebe a movimentação e precisa liberar os seus espermas dentro desses tubinhos, parecidos com bolas, para que os ovos que estão lá dentro sejam fertilizados.

Após tudo isso o processo acontece de forma rápida, e em torno de 24 horas os pequenos peixinhos já começam a tomar alguma forma dentro dessas bolas. Após 48 horas surgem os filhotinhos, chamados de alevinos. São apenas mais dois dias para eles começarem a se alimentar e crescer.

Alimentação:

O peixe-leão se alimenta de peixes pequenos e camarão.

Curiosidades

peixe leao curiosidades
peixe leão curiosidades

A potência do veneno deste peixe varia de acordo com a espécie e tamanho do peixe-leão. Além disso, os principais efeitos são, dor intensa localizada, seguida de edema local, podendo também a vítima sentir náuseas, tontura, fraqueza muscular, respiração ofegante e dor de cabeça.

O veneno deste peixe é injetado no corpo de qualquer ser humano ou animal por meio dos espinhos que ficam nas áreas anal, pélvica e dorsal do peixe.

No entanto, cada espinho tem duas glândulas que são responsáveis pela produção e armazenamento do veneno deste peixe.

Habitat:

O habitat do peixe leão é em águas marinhas quentes dos trópicos em profundidades de 1 a 300 pés de profundidade, manguezais, ervas marinhas, corais e recifes artificiais.

Onde encontrar o peixe leão:

Esta espécie de peixe é nativa da região Indo-Pacífica, porém, algumas espécies podem ser encontradas em outras regiões do mundo com no oeste do Oceano Atlântico e Mar do Caribe.

Criação do peixe leão em aquário:

criacao de peixe leao em aquario
criação de peixe leão em aquário

 

Tamanho do aquário:

Para a criação do peixe leão é necessário um aquário grande pois este peixe pode chegar aos 43 centímetros em pouco tempo, podendo viver até 12 anos. Além disso, você pode utilizar um aquário de pelo menos 300 litros para se ter um exemplar deste peixe.

Ph da água:

O peixe leão deve viver em aquário com o pH da água entre 8.1 e 8.4

Temperatura:

A temperatura ideal para a criação deste peixe é de 21ºC a 27ºC

Alimentação:

Por se tratar de um peixe carnívoro. Esta espécie de se adapta facilmente a dieta do aquário. No entanto, ele come carne de peixe, camarão ou carne de caranguejo e atum fresco.

 

peixe leão é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele possui a coloração listrada, de cores vermelha, marrom, laranja, amarela, preta ou branca.

Além de possuir o hábito noturno e durante o dia ficam abrigados em fendas ou cavernas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.