6 tipos de salmão: características, informações e muito mais
Existem vários tipos de salmão diferentes de água doce e salgada conhecido no mundo todo, eles são bastantes consumidos em alguns regiões de varias formas e costumes.
Além disso, o salmão é um peixe que que nasce em água doce, vivem lá por alguns meses a alguns anos, antes de irem para o oceano.
No entanto, quando é no período de desova eles voltam para água doce.
Como frutos do mar favoritos da América do Norte, examinaremos mais a fundo os seis tipos de salmão que você obtém e o que os diferencia um do outro.
Tipos de salmão
Salmão do pacífico
O salmão do pacifico (oncorhynchus nerka) possui a cor mais clara, o rosa deriva de sua cor, enquanto a corcunda vem da corcunda característica que esses peixes colocam nas costas quando desovam.
Além disso, este é um peixe pequeno, de sabor suave e baixo teor de gordura, esse salmão costuma ser vendido em lata.
Encontrado na costa oeste do norte dos Estados Unidos e nas águas do Alasca, é o tipo mais comum de salmão.
A boca branca com gengivas escuras, um tom rosado no corpo e manchas ovais na cauda ajudam a identificar esses salmões.
Salmão rei
O salmão rei (oncorhynchus tshawytscha ) é um dos tipos de salmão considerado por muitos como o melhor que você pode comprar, este é realmente o rei de todos os salmões.
Eles são grandes, atingindo até um metro e meio de tamanho, ricos em sabor e ricos em gordura.
Encontrada em águas do sul da Califórnia ao norte do Alasca, sua carne pode variar do branco ao vermelho e tons de rosa entre os dois.
Distinguem-se pelo facto de as gengivas e o interior da boca serem completamente pretos, e também pelas pequenas manchas redondas no dorso e na cauda.
Salmão vermelho
O salmão vermelho (oncorhynchus nerka) é um tipo de salmão encontrados geralmente nas águas do Alasca, esses salmões são conhecidos por sua polpa vermelho alaranjada brilhante.
Com um sabor rico e um aroma forte, o salmão vermelho é um dos favoritos dos chefs e costuma ser vendido como defumado.
Sem manchas e gengivas e bocas brancas, esses salmões são facilmente identificados por seus olhos dourados e brilhantes, que são maiores do que os de outros salmões.
Curiosidade: quando eles nadam rio acima para desovar, sua pele também fica com uma cor vermelha profunda.
Salmão chinook
O salmão chinook (oncorhynchus tshawytscha) possui uma pele prateada brilhante e sabor sutil, semelhante ao do salmão chinook, esses pequenos salmões costumam ser cozidos inteiros.
Eles têm uma textura delicada e teor médio de gordura e são normalmente encontrados nas águas do Pacífico Norte ou do Alasca.
A menos que estejam desovando, o salmão chinook tem marcas semelhantes ao salmão King, mas eles são distinguidos por suas gengivas brancas e manchas sendo encontradas apenas na metade superior de suas caudas.
Salmão silverbrite
O salmão silverbrite (oncorhynchus keta) também conhecido como salmão Keta ou Dog, é um salmão ligeiramente menor com uma cor clara a média.
Principalmente encontrado nas águas do Alasca, este peixe tem um menor teor de gordura e é mais frequentemente vendido como salmão congelado ou enlatado.
Embora isso não pareça muito impressionante, o grande diferencial desse tipo de salmão são suas ovas.
Frequentemente usado como caviar de salmão, o salmão Chum tem ovas maiores e mais saborosas do que outras variedades.
Não é o mais fácil de distinguir, esse salmão tem faixas de cores sutis em seus corpos e dentes grandes.
No entanto, quando desovam, ficam verdes com manchas roxas no corpo e são muito fáceis de detectar.
Salmão do atlântico
O salmão do atlantico (salmo salar) é um dos tipos de salmão que são poucos e raros no oceano atualmente.
Todo o salmão do Atlântico disponível comercialmente é cultivado, pois as populações que ainda vivem na natureza são pequenas e estão em perigo de extinção.
Este tipo de salmão é geralmente maior do que seus homólogos do Pacífico e tem um sabor mais suave.
Por ser cultivado e, portanto, a produção é relativamente controlada, esse salmão costuma ser mais barato do que o selvagem.
Com manchas escuras acima das guelras e manchas incomuns em forma de x ou y na parte superior do corpo, esses salmões são mais facilmente distinguidos de outros por causa de sua localização geográfica!
No entanto, eles podem ser confundidos com a truta marrom durante a desova, pois ficam com a cor bronze / marrom.
Qual é o tipo mais comum de salmão?
O tipo mais comum de salmão é o salmão do Atlântico, pois este peixe você encontrará com mais frequência no supermercado.
Qual é o melhor tipo de salmão para consumir?
O salmão selvagem e o salmão de viveiro têm composições nutricionais diferentes.
Embora ambos sejam excelentes fontes de ômega 3, o salmão selvagem normalmente terá maior conteúdo mineral, enquanto o salmão de viveiro tem mais gordura saturada e vitamina C.
É alimentado com uma dieta rica em gordura e proteínas para criar peixes maiores.
Como tal, o salmão de viveiro geralmente tem um conteúdo calórico mais alto do que o salmão selvagem.
Usos do o salmão
O salmão é um peixe versátil usado na culinária e são usados em pratos em todo o mundo.
Além disso, o salmão pode ser consumido cru no sushi, filés, enlatado e adicionado a saladas e outros pratos, ou defumado e usado em tudo, desde café da manhã até pratos principais do jantar.
Eles também podem ser usados tanto para decoração quanto para dar sabor, esses ovos salgados com aparência de bolha são um alimento precioso.