Água Salgada

Peixe-serra-de-dentes-pequenos: características, reprodução, alimentação, curiosidades e habitat

Por Alan Costa, em 25/07/2023 (atualizado em 27/07/2023)
peixe serra dentes pequenos

Peixe-serra-de-dentes-pequenos ( Pristis pectinata ) é uma espécie de peixe encontrado em águas rasas tropicais e subtropicais nas partes costeiras e estuarinas do Atlântico.

O peixe-serra-de-dentes-pequenos é uma espécie da família dos pristídeos, que atualmente esta criticamente ameaçada e desapareceu de grande parte de sua área de distribuição histórica.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

peixe serra dentes pequenos

Este espécie de peixe presenta como principal característica a maxila bem alongada, com dentes também alongados inseridos regularmente nos bordos exteriores.

Características do peixe-serra-de-dentes-pequenos

características do peixe-serra-de-dentes-pequenos

peixe-serra-de-dentes-pequenos mede  7,6 metros, e pesa até 350 quilogramas, a espécie possui um peitoral tão longo quanto largo, uma dorsal situada anteriormente às pélvicas e uma cauda furcada.

Além disso, as suas partes superiores são cinza-acastanhadas, cinza, cinza-azulado ou enegrecido, e as partes inferiores são esbranquiçadas.

O peixe-serra-de-dentes-pequenos possui rostro relativamente estreito com 20 a 32 dentes de cada lado.

As barbatanas peitorais deste peixe são relativamente curtas, e o lóbulo inferior é muito pequeno ou ausente, ele pode ser separado do peixe-serra-anão (Pristis clavata) e do peixe-serra-verde (Pristis zijsron).

Reprodução do peixe-serra-de-dentes-pequenos

O comportamento reprodutivo do peixe-serra-de-dentes-pequenos não foi bem estudado, apesar de sua classificação como espécie criticamente ameaçada.

Porém sabe se que esta espécie é ovovivíparos, possuindo períodos de gestação relativamente longos e fecundação interna, os ovos eclodem no útero e os filhotes continuam a crescer sem uma conexão placentária com a mãe.

Além disso, os filhotes recebem nutrição a partir de um saco vitelino e absorve todos os nutrientes que puderem da gema antes de nascer.

Curiosidades

curiosidades sobre o peixe-serra-de-dentes-pequenos

O peixe-serra-de-dentes-pequenos é composta por milhares de órgãos sensoriais que permitem detectar e monitorar os movimentos de outros organismos, medindo os campos elétricos que emitem.

Os órgãos sensoriais, também chamados de orifícios da ampola, estão mais concentrados no lado dorsal do bico, isso permite que o peixe exiba uma área 3D sobre o peixe, mesmo em águas com pouca visibilidade.

Assim, ele suporta a vida debaixo d’água, usando sua serra como um dispositivo sensorial estendido, ele pode ver todo o ambiente enquanto permanece baixo em relação ao fundo do oceano.

Alimentação

Alimenta-se de crustáceos, moluscos e peixes de pequeno a médio porte.

Habitat

O peixe-serra-de-dentes-pequenos é encontrado principalmente em águas costeiras e águas salobras de estuários.

Esta espécie prefere águas com menos de 8 m de profundidade, mas às vezes os adultos podem ser vistos em águas abertas até 122 m de profundidade.

Os mais jovens também foram encontrados a montante em períodos de elevada salinidade Esta espécie é encontrada principalmente em fundos moles como lama ou areia, mas também é encontrada em fundos rochosos duros e em recifes de coral.

O peixe-serra é frequentemente encontrado em áreas com manguezais ou algas.

Fotos do peixe-serra-de-dentes-pequenos

peixe-serra-de-dentes-pequenos
peixe-serra-de-dentes-pequenos
peixe-serra-de-dentes-pequenos
peixe-serra-de-dentes-pequenos
peixe-serra-de-dentes-pequenos
peixe-serra-de-dentes-pequenos
peixe-serra-de-dentes-pequenos

Onde encontrar o peixe-serra-de-dentes-pequenos

O peixe-serra-de-dentes-pequenos é uma espécie de peixe marinho encontrado em partes tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico, incluindo o  Golfo do México e o  Caribe .

Sair da versão mobile