Há vários tipos de lagosta tanto de água doce e salgada ao redor de todo o mundo, que são bastante conhecidas na culinária e na pesca.
O nome Lagosta se da a uma variedade de espécies de crustáceos decápodes marinhos da subordem Palinura
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de lagosta e como diferenciar -las.
Além disso as lagostas são crustáceos da família Nephropidae e da mesma ordem dos caranguejos e siris (Decapoda).
Características gerais das lagostas
As lagostas tem como característica comum terem as antenas do segundo par muito longas e os urópodes em forma de leque.
Além disso, estes crustáceos podem atingir grande tamanho, com peso superior a 1 kg, e têm uma grande importância económica, uma vez que são considerados alimentos de luxo.
Tipos de lagosta
Lagosta-gigante
A lagosta-gigante (Palinurus barbarae) possui um peso de 4 kg, e podendo chegar a 40 cm de comprimento, acredita-se que a espécie agora possa estar correndo perigo de extinção devido à pesca predatória.
Além disso esse tipo de lagosta é encontrada no Golfo da Guiné Tropical, mais precisamente, ao sul do Congo.
Lagosta-de-cabo-verde
A lagosta-de-cabo-verde (Palinurus charlestoni) é relativamente grande, podendo medir de 40 a 50 cm de comprimento, esta espécie pode pesar até 8 kg, e possuem uma expectativa de vida de cerca de 15 anos, aproximadamente.
Essa tipo de lagosta praticamente predomina na costa oeste africana, mas, também pode ser encontrado no oeste do Mediterrâneo.
Lagosta-de-moçambique
A lagosta moçambicana (Palinurus delagoae) é predominante na costa oeste, mas também pode ser encontrada no Mediterrâneo ocidental, tem o tamanho máximo de 35 com uns 4 kg de peso.
Essa espécie habita costa leste da África e o sudeste de Madagascar, enquanto que próximo do continente africano.
Lagosta-comum
A lagosta-comum (Palinurus elephas) tem um exoesqueleto duro, a forma aproximadamente cilíndrica, tem vários espinhos, Pode ter até 60 cm de comprimento.
Além disso esse tipo de lagosta habita ao longo do oceano Atlântico, desde as costas irlandesas às costas africanas, bem como no mar Mediterrâneo. Presente nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Lagosta-marroquina
Esse tipo de lagosta (Palinurus mauritanicus) contem a coloração escura e possuindo uma carapaça que mostra duas fileiras longitudinais e visíveis de espinhos que ficam direcionados para frente.
Esse tipo de lagosta é encontrada em águas profundas no leste do Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo Ocidental.
Lagosta-japonesa
A lagosta-japonesa (Palinurus japonicus)é relativamente grande, tendo em medir de 30 cm de comprimento, esta espécie pode pesar até 8 kg, e possuem uma expectativa de vida de cerca de 15 anos, aproximadamente.
Essa espécie habita a região do Oceano Pacífico ao redor do Japão , Taiwan , China e Coréia nos fundos arenosos consolidados e os recifes rochosos
Lagosta-da-noruega
A lagosta-da-noruega (Nephrops norvegicus) em geral apresenta uma cor alaranjada pálida tendo os adultos tipicamente 18-20. Atingi excepcionalmente os 25 cm de comprimento, incluindo a cauda e as garras.
Essa espécie é amplamente distribuído em substratos lamacentos em todo o nordeste do Atlântico, da Islândia no norte ao Marrocos no sul.
Lagosta-americana
Este tipo de lagosta pode atingir 64 cm de comprimento e pesar 20 kg, tornando-a a mais pesada conhecida.
Embora apresentem várias variantes, os espécimes adultos são de cor azul-esverdeada a acastanhada, com espinhos avermelhados.
A lagosta-americana (Homarus americanus) habita os fundos rochosos das águas escuras e frias das costas do noroeste do Oceano Atlântico, desde a Terra Nova até à Carolina do Sul.
Lagosta-brasileira ou pitu
A lagosta-brasileira (Metanephrops rubellus) tem um comprimento total do corpo (exemplo adulto) variando entre 11 e 18 cm; e comprimento da carapaça entre 5 e 18 cm
A espécie tem a cor escura, seu abdómen volumoso e pinças compridas que chegam a atingir um comprimento total aproximado de 50 cm e de carne muito apreciada.
Esse tipo de lagosta tem sua distribuição natural na região costeira que vai do sudeste do Brasil à Argentina, ocorrendo em profundidades entre 50 e 200 m.
Lagosta-africana
A lagosta-africana (Metanephrops mozambicus) fêmea 20 cm de comprimento e o macho da espécie 20,5 cm de comprimento.
Essa espécie contem Carapaça lisa entre cristas e grandes espinhos com três dentes. Quelas dos primeiros pereiópodes fortemente estriadas e espinulosas.
Habitat dessa espécie é Indo-Oeste do Pacífico: ao largo da África Oriental (do Quénia a Natal), Madagáscar, e se encontram em uma profundidade variada entre 200 a 750 m, mais comum entre 400 e 500 m.
Lagostim-de-água-doce
O lagostim-de-água-doce (Parastacus buckupi) pode chegar a medir até 7,5 cm de comprimento total, apresenta coloração corporal marrom escura com algumas regiões mais claras. as pinças são robustos e grandes e de coloração marrom escura
Essa espécie habita no Brasil Rio Grande do Sul, Bacias do Maquiné, até o momento essa espécie é registrada apenas para o Arroio Carvão, no município de Maquiné (RS).
Alimentação das lagostas
As lagostas em gerais se alimentam de peixes, algas, vermes, moluscos e plantas marinhas.