Descubra os tipos de baiacu mais conhecidos no Brasil, os baiacus são popularmente chamados de peixes icônicos, e são capazes engolir água e ar para incharem seu corpo a até três vezes o seu tamanho original.
Além disso, esses peixes podem ser encontrados em águas ao redor do mundo todo, e são constantemente pescados por sua carne, que é tradicionalmente usada na culinária asiática.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de baiacu e como diferencia-los.
No entanto, apenas de ser peixes bastante consumido, os baiacus possuem um poderoso veneno capaz até de levar pessoas para a morte.
Características gerais do baiacus
Independentemente do tipo de baiacu e tamanho, os baiacus em geral apresentam duas características marcantes:
A primeira é que estes peixes Inflam o corpo com ar ou água quando se sentem ameaçados, aumentando de tamanho para parecem maiores perante seus predadores e assim afastá-los ou até mesmo para os impedirem de engoli-los;
E a segunda características possuem toxinas, principalmente em suas vísceras, as quais podem inclusive levar a pessoa à morte.
Tipo de baiacu
Baiacu
O baiacu (tetraodontídeo) é um peixe que pertence a família Diodontidae também conhecido como vulgares sapo-do-mar, Lola, fugu e peixe-balão.
As espécies maiores do baiacus podem chegar a 90 centímetros de comprimento, porém a maioria mede menos do que isso. Além disso, o baiacu anão tem apenas cerca de 2,5 cm de comprimento.
Esta espécie de peixe possui o corpo coberto por escamas e espinhos venenosos que pode provocar danos aos animais marinhos e ao seres humanos.
Além disso, a coloração do baiacu é verde amarelado ou azul-acinzentado no dorso, há uma cor branca nas zonas ventral e lateral, assim como pequenos espinhos.
Baiacu do rio
O baiacu do rio (Colomesus asellus) é um peixe de água doce da ordem Tetraodontiformes e da família Tetraodontidae, conhecido também como baiacu do rio cross ou baiacu amazônico.
O baiacu do rio é um peixe de pequeno porte com aproximadamente 4 a 6 cm.
Além disso, este tipo de baiacu possui a pele sem escamas e cabeça e corpo cobertos com pequenos espinhos, exceto no focinho e na região caudal.
O baiacu do rio também possui dois pares de tentáculos nasais e as nadadeiras dorsais e anais curtas.
Com relação as nadadeiras peitorais são bem desenvolvidas e não apresenta nadadeira pélvica.
Ele possui a coloração amarelada com manchas pretas, e também possuem a capacidade de inflar seu estomago elástico com água ou ar quando ameaçado.
Baiacu-de-chifre
O baiacu-de-chifre (Acanthostracion quadricornis) é um peixe de água salgada da família ostraciídeos conhecido também como baiacu-cofre, baiacu-caixão, chifrudo e taoca.
O baiacu-de-chifre possui o corpo em formato triangular com a coloração é parda com algumas manchas brancas ao azuis na região dorsal e o bicho seria revestido de placas ósseas hexagonais.
O comprimento deste peixe é grande, principalmente quando comparamos com as demais espécies, porque os peixes alcançam 45 cm.
A boca deste peixe é pequeno e demarcada do resto do corpo. Com relação aos peixes jovens desta espécie têm uma coloração amarelada e algumas manchas azuis espalhadas por todo o corpo.
Baiacu-pinima
O Baiacu-pinima (Sphoeroides spengleri) é um peixe de água salgada da família Tetraodontidae conhecido também como baiacu-pintado, baiacu-mirim e baiacu-panela.
O Baiacu-pinima é um peixe que mede cerca de 30 centímetros, o seu corpo infla quando ameaçado, ingerindo água e pode ficar com cerca de 3 vezes o seu tamanho original.
Este tipo de baiacu é fácil de cuidar e pacifico, têm dorso escuro, de cor variada e com marcas características, no dorso apresenta pequeninos anéis azuis e inflam quando se sentem ameaçados.
Baiacu-de-espinho
O baiacu-de-espinho (Diodon hystrix) é um peixe de água salgada da família Diodontidae conhecido também por peixe-ouriço e peixe balão espinhoso.
O baiacu-de-espinho chega até 40 cm de comprimento, corpo coberto por espinhos, verde-amarelado no dorso e amarelo no ventre, maxilares com duas placas inteiriças.
Este tipo de baiacu tem a barriga branca e o dorso pardo-claro com marcas circulares pretas.
Além de todas essas características especiais, há mais uma a carne não é comestível e é considerada venenosa.
Para estes e outros, é mais decorativo. Embora não seja um peixe noturno, é mais ativo ao amanhecer e ao anoitecer, quando o sol está alto, ele prefere a sombra de rochas e corais.
Baiacu arara
O baiacu arara (Lagocephalus laevigatus) possui a coloração do dorso é variável, indo do verde-amarelado ao azul-acinzentado a boca é pequena e em posição terminal e os maxilares têm a placa dental dividida ao meio.
Além disso, o baiacu arara é nativo do Oceano Atlântico Ocidental, mas também pode ser encontrado na costa africana.
Este tipo de baiacu vive em regiões costeiras, de baixa profundidade, e em estuários e quando adulto, tendo hábitos pelágicos, prefere permanecer em alto mar e costuma viver solitariamente ou em pequenos grupos.