Início » Peixes » Baiacu peixe: origem, tipos, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Baiacu peixe: origem, tipos, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

baiacu peixe

O baiacu (tetraodontídeo) é um peixe que pertence a família Diodontidae também conhecido como vulgares sapo-do-mar, Lola, fugu e peixe-balão.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

baiacu peixe
baiacu peixe

O peixe baiacu  é uma espécie de tamanho médio de peixe que habita águas mais quentes, costeiras em todo o mundo. Ele pode crescer até 60 centímetros de comprimento, mas o tamanho exato vai depender das espécies de baiacu.

Além disso, esta espécie de peixe além de ser carnívoro ele possui um veneno toxico em todo seu corpo para se defender das suas presas.

Origem do baiacu:

O nome “Baiacu” e “baiagu” significa coisa quente e venenosa, dai surgiu o nome do peixe dessa especie, no entanto, ele também possui outros nome como sapo-do-mar, peixe-balão, lola baiagu, fugu, majacu e paiacu.

Além disso, o nome científico tetraodontídeos vem do grego que significa com quatro dentes. Ele é da Família dos Tetraodontidae, da Ordem dos tetraodontiformes.

peixe baiacu
peixe baiacu

Espécies de peixe baiacu:

  • Baiacu-cofre (Lactophrys trigonus Linnaeus)
  • Baiacu-de-chifre
  • Diodontidae (baiacu-de-espinho)
  • Chilomycterus spinosus
  • Chilomycterus antillarum
  • Diodon hystrix
  • Chilomycterus antiga

Além disso, esta é a primeira espécie de Peixe Baiacu que pertence à ordem Tetraodontidae (Lagocephalus laevigatus) que é famoso por sua cor. Pois ele possui uma coloração verde amarelado ou azul-acinzentado.

Características do peixe baiacu:

caracteristica do peixe baiacu
característica do peixe baiacu

As espécies maiores  do baiacus podem chegar a 90 centímetros de comprimento, porém a maioria mede menos do que isso. Além disso, o baiacu anão tem apenas cerca de 2,5 cm de comprimento.

Esta espécie de peixe possui o corpo coberto por escamas e espinhos venenosos que pode provocar danos aos animais marinhos e ao seres humanos.

Além disso, a coloração deste peixe é verde amarelado ou azul-acinzentado no dorso. Há uma cor branca nas zonas ventral e lateral, assim como pequenos espinhos.

Reprodução do peixe baiacu:

reproducao do baiacu.
reprodução do baiacu.

A reprodução do baiacu ocorre durante a estação das cheias. A fêmea põe pequenos ovos que permanecem na matriz rochosa até o nascimento dos filhotes.

Alimentação:

Os baiacus procuram comida à noite. Eles se alimentam de algas, caranguejos, moluscos, camarões, amêijoas, berbigões, lagostas e invertebrados.

Curiosidades:

Além de inchar o corpo, esse peixe também é considerado um animal peçonhento. Os órgãos internos e os olhos dos peixes contêm uma toxina chamada tetrodotoxina. Além disso, essa toxina é 1200 vezes mais mortal do que o cianeto e é encontrada principalmente no fígado de peixes Baiacu.

Habitat:

Os baiacus habitam em águas quentes e rasas dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. No entanto, é comum encontrá-los em torno de recifes de coral.

baiacu habitat
baiacu habitat

Onde encontrar o peixe baiacu:

Além disso, esta espécie de peixe vivem em águas quentes e rasas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. No entanto é comum encontrá-los em torno de recifes de coral.

Dicas para pesca do peixe baiacu:

Linhas:

A linha ideal para a pesca desde peixe é de numeração 0,23 mm ou 0,30mm.

Anzóis:

Já para os anzóis é muito importe utilizar anzóis médios ou grandes, como por exemplo os modelos Manuseio 16 – 22, Yamajin 1/0 – 2/0, Mini Shiner hook 1, são boas indicações.

Sensacional essa pescaria do canal do Pesca Selvagem

Tipos de iscas para a pesca do Baiacu:

A melhor isca para a pesca deste peixe são camarão, filé de peixes e pequenos peixes vivos são alvos fáceis.

Chicotes e pernadas:

Vale ressaltar também os cuidados nos tamanhos adequados dos chicotes e pernadas, é importe ultilizar um chicote de tamanho normal com 70cm de distância entre os rotores reforçados e usar nylon 0,50mm e com pernadas em fio de aço 60cm.

No entanto, pode também utilizar o chicote inteiro em aço junto com as pernadas.

Atenção redobrada

O Baiacu possui dois dentes na parte inferior e dois na parte superior da boca de extrema força, esses dentes funcionam como um alicate cortando linhas e anzóis, por isso deve-se ter o máximo de cuidado.

Receita com baiacu:

Receita de baiacu ao molho:

receita de baiacu ao molho
receita de baiacu ao molho

Ingredientes:

– 300 Gramas de peixe baiacu limpo e cortado;
– em pedaços pequenos;
– 1 Colher de sopa de azeite;
– 1/2 Cebola picada;
– 1/2 Colher de sopa de trigo;
– 1 Tablete de caldo de tomate;
– 3 Colheres de sopa de creme de leite;

Modo de Preparo:

  1. Em primeiro lugar, pegue uma panela, aqueça o azeite e refogue o peixe.
  2. Em seguida, retire o peixe e reserve.
  3. Depois, separadamente, dissolva o caldo de tomate em uma xícara de água quente.
  4. Logo a seguir, na panela em que ficou o restante do azeite refogue a cebola, junte o trigo e refogue até dourar levemente.
  5. Depois, Junte o caldo e misture bem até ficar homogêneo e cremoso.
  6. Em seguida, acrescente o peixe e cozinhe por 5 minutos.
  7. Depois, apague o fogo e misture o creme de leite.

Receita de moqueca de baiacu:

Receita de baiacu assado:

 

O Baiacu é um peixe muito popular no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com corpo coberto por escamas e espinhos venenosos que pode provocar danos aos animais marinhos e ao seres humanos.

Ele pode chegar a 90 centímetros de comprimento, porém a maioria mede menos do que isso. Além disso, o baiacu anão tem apenas cerca de 2,5 cm de comprimento.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.