Início » Peixes » Sargo safia: características, habitat, reprodução e alimentação

Sargo safia: características, habitat, reprodução e alimentação

sargo safia

Sargo safia (Diplodus vulgaris) é uma especie de peixe marinho da familia dos Sparidae que pertence ao gênero Diplodus.

Seu nome vem de duas faixas verticais escuras, uma na altura da nadadeira peitoral e outra na frente do pedúnculo caudal.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do sargo safia

caracteristicas do sargo safia
caracteristicas do sargo safia

O sargo safia tem corpo achatado lateralmente e dorso alto e atinge comprimento médio de 30 centímetros. Foram medidos um comprimento corporal máximo de 45 cm e um peso corporal de 1300 g.

A cabeça tem olhos muito grandes e uma pequena boca terminal. O dorso e os flancos são cinza prateados com fileiras longitudinais amarelas, cada uma ocupando uma fileira de escamas.

Há uma faixa preta cruzada na frente e atrás da barbatana dorsal, que deu nome ao peixe. As barbatanas pélvicas são peitorais e escuras.

A barbatana dorsal indivisa tem 11 a 12 espinhos duros e depois 13 a 16 moles, a barbatana anal tem 3 raios duros e 12 a 15 raios moles.

Habitat do sargo safia

habitat do sargo safia
habitat do sargo safia

Sargo safia é encontrado no nordeste do Oceano Atlântico, desde as Ilhas Canárias e Madeira ao norte até o Golfo da Biscaia e em todo o Mediterrâneo e Mar Negro.

No Golfo da Biscaia, a espécie tem se espalhado para o norte e agora é encontrada no extremo norte, nas Ilhas do Canal e na Normandia.

O sargo comum é um peixe oceanódromo , eurialino e bentopelágico encontrado em profundidades entre 0 e 160 m (0 e 525 pés), embora normalmente encontrado em águas com menos de 50 m (160 pés) de profundidade, sobre rochas e substratos arenosos.

Os peixes jovens podem ser encontrados vivendo entre tapetes de ervas marinhas .

Reprodução do sargo safia

reproducao do sargo safia
reproducao do sargo safia

O sargo safia é um hermafrodita protândrico . Um estudo realizado no Golfo de Gabes, na Tunísia, descobriu que a proporção entre os sexos era de 1,66 mulheres para cada homem.

Constatou também que a época de desova decorreu de Outubro a Fevereiro, com pico em Dezembro e Janeiro. O comprimento total em que metade da população atingiu a maturidade sexual foi de cerca de 14,14 cm para as mulheres e 13,57 cm para os homens.

No Mar Egeu, os trabalhadores descobriram que a época de desova decorreu de setembro a março e atingiu o pico em dezembro e que o tamanho que 50% da população atingiu a maturidade sexual foi de 18,35 cm Para os machos e 20,37 cm) Para mulheres.

Descobriu-se que as mulheres tinham contagens de oócitos entre 10.727 e 316.730, com uma média de cerca de 73.000.

Alimentação do sargo safia

alimentacao do sargo safia
alimentacao do sargo safia

Sargo safia é carnívoro, um estudo de sua dieta no Mar Adriático descobriu que eles se alimentavam de crustáceos, moluscos , poliquetas, ovas de peixe e ouriços-do-mar sendo as presas mais importantes os copépodes e gastrópodes zooplanctônicos.

Pesca do sargo safia

Sargo safia é sujeito à pesca semi-industrial em algumas partes do Mediterrâneo, como a Sicília , o Mar Adriático e o Egipto, enquanto noutras áreas é principalmente alvo da pesca artesanal, bem como da pesca recreativa.

A espécie está amplamente disponível nos mercados de todo o Mediterrâneo e é vendida fresca, congelada ou salgada , apesar da carne não ser tão bem vista. Os peixes são capturados em armadilhas nas Canárias com redes e linhas utilizadas em toda a sua distribuição, bem como com arpão.

Os sargos safia são muito importantes em Portugal onde os seus desembarques combinados ocupam o 13º lugar em importância e o 1º em valor comercial.

pesca do sargo safia
pesca do sargo safia