
O sargentinho (Abudefduf saxatilis) é um peixe de água salgada da família dos Pomacentrídeos, conhecido popularmente de castanheta-das-rocha, píntano, sargento ou sargentinho.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, o sargentinho é nativos de todos os mares tropicais e subtropicais do mundo, onde habitam águas rasas com corais e rochas, sendo frequentes na costa brasileira.
Características do peixe sargentinho:

O sargentinho possui o corpo oval, achatado, com cinco barras pretas, na vertical, sobre fundo de cor que varia do amarelo-claro ao laranja e do azulado ao esverdeado sendo o dorso mais escuro.
Além disso, este peixe medem de 8 a 15 cm de comprimento, ainda que se reportem espécimes com cerca de 20 cm.
Por esta razão do seu nome “sargento” pois, às barras que fazem lembrar a insígnia militar correspondente.
Reprodução do peixe sargentinho:
O sargentinho é um peixe ovíparo, no perídio de reprodução, a fêmea libera os ovos e o macho os fertiliza logo em seguida.
Além disso, os ovos são aderentes e eclodem após algumas horas, as larvas demoram alguns dias para consumir todo o conteúdo do saco vitelino e após esse período, passam a se alimentar de pequenos seres e buscam abrigo nos recifes de corais.
Alimentação:
Este peixe se alimenta de algas, pequenos crustáceos, peixe, bem como uma enorme variedade de larvas de invertebrados.
Curiosidades:
Os machos são maiores, mais agressivos e possuem o ventre retilíneo, durante e no período de reprodução o macho fica com o corpo azul escuro. Além disso, já as fêmeas são menores e apresentam o ventre roliço, porem estas características aparecem em peixes adultos.
Habitat:

Este peixe habita em águas rasas com corais e rochas, sendo frequentes na costa brasileira.
Onde encontrar o peixe sargentinho:
Este peixe pode tolerar temperaturas que podem atingir os 37º C, permite encontrá-la em zonas pouco convidativas para a maioria dos outros.
Os adultos povoam zonas pouco profundas, como recifes, enquanto que os juvenis, são mais comuns entre sargaços flutuantes.
Criação de sargentinho em aquário:
Tamanho mínimo do aquário:
Para a criação do sargentinho o aquário precisa ter no mínimo 250 litros para um pequeno grupo de 5 exemplares da espécie. Além disso, eles costumam nadar por todos os cantos do aquário, mas forneça esconderijos e sombras para que eles possam se esconder, já que esses lugares ajudam a diminuir a agressividade deles.
Parâmetros da Água:
- pH: Manter entre 8.1 – 8.4
- Dureza de Carbonatos: Entre 5° – 10° dKH
- Temperatura: Manter entre 22°C – 28°C
Alimentação:
O Sargentinho é um peixe onívoro, ou seja come tudo o que for oferecido para ele, incluindo pequenos peixes, algas, zoantídeos e muitos outros.
Além disso, procure fornecer uma dieta rica em proteínas e alimentos vegetais, ou então, alimentos liofilizados, congelados e rações em flocos podem fazer parte da sua alimentação.

Temperamento / Comportamento:
No entanto, evite colocar o sargentinho com outros peixes agressivos e, além disso, forneça muitos esconderijos para eles no aquário. Pois, esses peixes podem conviver em grupos com 5 membros da mesma espécie, mas devem ser os únicos do aquário.
Vale lembrar que manter menos do que isso, pode causar a morte da maioria deles, ficando apenas o peixe dominante.
Reprodução / Acasalamento:
Esta espécie de peixe é conhecida por desovar em aquários. Além disso, a desova ocorre na parte da manhã, quando a água está com a temperatura por volta de 23° e 25°C.
Cuidados:
Evite colocá-los também com peixes pacíficos, como wrasses, gobbies e peixes-palhaço.
Além disso, o ideal é que sejam mantidos em grupos e que sejam os únicos do aquário, mas são seguros para aquários com recifes de corais e alguns peixes semi-agressivos como cirurgião-amarelo e Flame Angelfish.

O sargentinho é um peixe muito popular no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com corpo oval, achatado, com cinco barras pretas, na vertical, sobre fundo de cor que varia do amarelo-claro ao laranja e do azulado ao esverdeado sendo o dorso mais escuro.