Pesca do pintado está proibida a partir de dezembro 2022 no Brasil
A Pesca do peixe pintado está proibida a partir de dezembro 2022 no Brasil ele foi incluído, pela primeira vez, pelo Ministério do Meio Ambiente, na lista de animais ameaçados de extinção.
O pintado é um peixe bastante conhecido e consumido em todo o brasil ele também é conhecido em algumas regiões como Surubim e Bagre-rajado.
A partir do dia 5 de dezembro 2022 a pesca desse peixe está proibida em todo o Brasil, incluindo a atividade esportiva do pesque e solte.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre a pesca do pintado que está proibida no Brasil.
O pintado é um peixe que pode ser encontrada em grandes bacias, como São Francisco, Paraná, Paraguai e Uruguai e é comum vários países da América do Sul, além do Brasil.
Apesar de algumas críticas de setores argumentando que a pesca do pintado é importante para a economia e o turismo de alguns estados, a decisão é resultado de uma análise técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que utiliza inclusive critérios internacionais o risco de extinção.
Como o Brasil possui aproximadamente 20 das espécies existentes no mundo, a lista oficial brasileira é um dos maiores esforços para avaliar a biodiversidade em escala global.
Quando será proibido a pesca do pintado em todo o Brasil
A pesca do pintado está proibida no Brasil a partir de 5 de dezembro deste ano (2022). Isso porque a espécie foi incluída na lista oficial de espécies ameaçadas do Brasil na categoria Vulnerável pelo Ministério do Meio Ambiente.
Causas da proibições de pesca do peixe pintando
De acordo com analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o pintado ou surubim foi adicionado à lista de espécies ameaçadas porque suas populações foram reduzidas em até 30% no país.
Além disso, em algumas bacias mais como a do São Rio Paulo, São Francisco e o alto rio Paraná, e em bacias menores como o Pantanal.
Uma outra razão da diminuição desta espécie é a pesca esportiva e as barragens, por ser um peixe migratório, as barragens que atrapalham suas rotas migratórias foram a principal causa da redução.
A proliferação de híbridos e a pesca excessiva em alguns locais também prejudicaram a espécie, por isso a pesca do pintado está proibida no Brasil.
Determinação de conservação da espécie
A decisão de listar o pintado como um peixe ameaçado de extinção é resultado de uma extensa análise técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Utilizando os critérios de ameaça do método IUCN (International Union for Conservation of Nature), aceito internacionalmente e usado por mais de 100 países.
O pintado ou surubim é uma espécie de grande interesse para a pesca, principalmente no Pantanal, pois é um dos principais peixes desembarcados nas pescarias de toda a região do Pantanal.
Outro problema que afeta as populações de pintado ou surubim é a contaminação genética, que pode ocorrer por meio da liberação ou fuga de híbridos.