Dicas de pesca

Como pescar o peixe-espada: iscas, equipamentos, dicas e locais adequado para pesca

Por Alan Costa, em 24/11/2022 (atualizado em 25/11/2022)
como pescar o peixe-espada

Como pescar o peixe-espada seja no mar ou na praia, esta é uma espécie de peixe veloz, agressivo e difícil de ser fisgado, para ter uma pescaria de sucesso é importante ter em mão os equipamentos necessários e as melhores iscas e locais adequados.

como pescar o peixe-espada

Além disso, o peixe-espada está presente em todo o litoral brasileiro, vivendo dentro e fora de baías e em torno de ilhas.

Apesar de ser um peixe agressivo e difícil de ser fisgado, muitos pescadores, principalmente os que exercem a pesca esportiva, desejam descobrir como pescar o peixe-espada.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como pescar o peixe-espada.

Características do peixe-espada

características do peixe-espada

O peixe-espada é uma espécie esguia, com cabeça cônica e corpo alongado, ele costuma medir por volta de 1 metro de comprimento, porém os maiores exemplares podem chegar a 3,5 metros.

Além disso, ele é chamado assim graças à sua coloração prateada brilhante, seu corpo alongado e sua cauda pontiaguda, e ao brilhar no sol, lembra muito o formato de uma espada.

O peixe-espada possui um comportamento agressivo, o que o torna excelente para a pescaria esportiva e a sua boca é alongada e possui alguns dentes pontiagudos que podem acabar machucando os pescadores mais desavisados.

Dicas de como pescar o peixe-espada

Melhores locais e épocas

A melhor época para a pesca do espadarte é o verão, embora possa ser pescado durante todo o ano, a espécie é encontrada no Oceano Atlântico, principalmente em águas frias, rasas e calmas.

Na costa brasileira, os melhores locais para a pesca do peixe-espada são enseadas, canais, praias e ilhas próximas, pois nadam em cardumes e seus hábitos de caça são noturnos.

Durante o dia costuma nadar no fundo do mar, aproximam-se das praias e costas desde a superfície ao entardecer, que é a melhor altura para a pesca.

Tipos de iscas

iscas para a pesca do peixe-espada

Sem uma boa isca não há como pescar espadarte, peixes menores, como a sardinha, são os mais comumente usados, pois são a principal dieta da espécie.

É possível prendê-los ao anzol inteiros ou em pedaços pequenos, a critério do pescador.

Outras opções de peixes que podem ser usados ​​em pedaços são o bonito e a sardinha, se você escolher uma isca, ela realmente deve se parecer com uma sardinha, portanto, certifique-se de que seja de uma cor ousada e bem iluminada e brilhante.

Esta espécie de peixe é atraída pela luz e por isso o uso de equipamentos luminosos é altamente recomendado.

Dica: Uma dica é acender suas iscas de peixe-espada de alguma forma, o que discutiremos mais adiante, as chances de pegar aumentam significativamente.

Cuidado ao manusear o peixe

Uma outra dicas muito importante de como pescar o peixe-espada é ter cuidado ao manusear o peixe isso porque muitos pescadores iniciantes acabam perdendo os seus equipamentos ao fisgar um peixe-espada.

No entanto, isso acontece porque o animal é muito forte e agressivo, por isso, esteja preparado!

Outro cuidado importante  que se deve ter é em relação às pernas, o peixe-espada costuma dar uma chicoteada com sua cauda afiada, portanto, é recomendado que se use calças compridas em sua pescaria.

A espécie é caracterizada por dentes muito afiados e, como vimos, uma mandíbula poderosa. Portanto, ao fisgar o peixe, use um alicate ou luvas para retirar o anzol da boca e preservar a integridade dos dedos.

Equipamentos utilizados na pesca do peixe-espada

equipamentos utilizados na pesca do peixe-espada

Como mencionamos, esta espécie tem um formato muito diferente de outras habitualmente associadas à pesca desportiva. Por esse motivo, os equipamentos costumam ser um pouco diferentes, de ação média a pesada.

Primeiro, escolha uma haste que suporte linhas de 10 a 20 libras, para molinete ou carretilha, escolha um com capacidade para armazenar 100 metros de linha de 0,60 milímetro.

Como as mandíbulas dessa espécie são muito fortes, recomenda-se o uso de um chicote de aço de 10 a 20 cm de comprimento, pois o animal tem a capacidade de cortar materiais mais frágeis.

Anexe este sistema ao final da linha com botões de pressão ou nós deslizantes, dependendo da sua preferência.

Finalmente, os melhores anzóis são do tipo Maruseigo, com tamanhos entre 4/0 e 6/0, ou anzóis entre 1/0 e 2/0.

Boias

Use uma bóia brilhante como mencionamos anteriormente, o peixe-espada é atraído por objetos brilhantes e brilhantes.

Por isso, uma tática muito utilizada pelos pescadores especializados na captura dessa espécie é a utilização de uma bóia luminosa.

Você pode comprá-los prontos ou anexar um item chamado bastão luminoso a um carro alegórico comum.

Prenda-o no final da linha e no início do chicote e dê outro nó (ou coloque um batente) para regular a altura máxima.

Sair da versão mobile