Peixe-porco (tetraodontiformes) e um peixe marinhos da família Balistidae que ocorrem nos Oceanos Índico, Pacífico e Atlântico.
Eles recebem esse nome devido ao som que emitem ao serem removidos da água, se parecendo muito com um porco.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
o peixe-porco se tratar de uma espécie ameaçada de extinção por tanto nosso site aconselha a devolução dessa espécie a natureza caso seja feita a captura.
Características do peixe-porco
O peixe-porco contém barbatanas dorsal e traseira que facilitam o nado, no peito elas são curtas, arredondadas e transparentes. As da cauda apresentam formato longo e o contorno lembra uma lira.
O corpo do dessa espécie é bastante redondo e não costuma ultrapassar mais de 66 cm de comprimento e 44 cm de altura.
Normalmente os machos possuem tamanho maior do que as fêmeas. Apesar do tamanho médio, o peso varia entre 90 e 2 kg.
A cor dessa espécie é cinza e quando exposto ao sol exibe reflexos marrons com pequenas manchas azuis na parte superior do corpo, há ainda curtos reflexos num tom azulado no ventre e nas escamas.
Reprodução do peixe-porco
Essa espécie tem por hábito se reproduzir na época que a temperatura das águas sobe. Como esse aspecto muda conforme a região, pode-se dizer que em locais mais próximos ao norte do Brasil, a procriação acontece entre julho e setembro. Já no sul do país ocorre entre novembro e abril.
Assim, nesse período as fêmeas preparam ninhos na areia para depositar os ovos. Elas também se tornam extremamente agressivas e ao sinal de qualquer movimento partem para o ataque, em defesa das suas crias. Portanto, caso cruze o caminho delas, seja bastante cuidadoso.
Habitat
O peixe-porco gosta de permanecer em águas mornas, com temperaturas entre 18 e 24 graus Celsius e costuma caçar suas presas em profundidade de 1 a 50 metros, porém também desce até 100 metros abaixo do nível do mar às vezes.
Os adultos andam tanto em grupo como individualmente, mas preferem nadar no fundo.
Alimentação
O peixe-porco alimenta-se de camarão, caranguejos, pepinos marinhos, moluscos bivalves, estrelas e ouriços do mar.
Ameaças
Essa espécie quando jovem vira facilmente comida de atum, marlim e dourado, na fase adulta, por outro lado, esse aspecto já não é muito uma preocupação, mas ele ainda teme garoupas e tubarões.
Fotos do peixe-porco
Onde encontrar o peixe porco
Em todo litoral brasileiro e possível encontra o peixe-porco. Já que é uma espécie que gosta das águas do oceano Atlântico. Especificamente do norte do Golfo do México até a Argentina é onde prefere ficar.