Água Salgada

Peixe espada: tipos, características, alimentação, habitat e receitas

Por Alan Costa, em 17/11/2021 (atualizado em 28/08/2024)
peixe espada

O peixe-espada (Trichiurus lepturus) é uma espécie de peixe que, apesar de ter “espada” em seu nome comum, não é o mesmo que o peixe-espada verdadeiro (Xiphias gladius). O Trichiurus lepturus é conhecido por seu corpo alongado e sua mandíbula afilada, o que lhe dá uma aparência distinta.

O Peixe espada (Trichiurus lepturus) ou Guaravira é um peixe teleósteo, periforme, da família dos Trichiuridaes, das regiões tropicais e temperadas dos oceanos.

Este peixe desempenha grande importância comercial por ser uma espécie que pode ser vendida  seca, salgada ou congelada.

De qualquer forma, a carne do peixe espada tem um excelente sabor quando frita ou principalmente grelhada e geralmente é usada para sashimi.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe e seus tipos, características, alimentação, habitat e receitas

Origem do peixe espada

O peixe espada tem este nome por ser longo, prateado e fino; semelhante com uma espada. Além disso, ele também conhecido como Peixe-Fita, Catana, Guaravira e Embira.

Seu nome científico é Trichirus lepturus e pertence a família dos Trichiuridaes da ordem dos Perciformes.

Tipos de peixe espada

peixe espada

Existem dois tipos de peixes espada, no entanto, o mais conhecidos é o Trichiurus lepturus, que é o que vamos falar agora e um outro, mais famoso, que tem aquela espécie de espada logo na cabeça, grande, que é outra espécie de peixe também conhecido como Marlim Azul.

1. Peixe-Espada (Xiphias gladius)

Descrição: Também conhecido como peixe-espada verdadeiro ou simplesmente “espada”, o Xiphias gladius é o tipo mais famoso de peixe-espada. É um predador grande, com uma mandíbula em forma de espada que pode medir até um terço do comprimento total do peixe.

Distribuição: Encontrado em águas oceânicas tropicais e temperadas ao redor do mundo, incluindo o Atlântico, Pacífico e Índico.

Habitat: Prefere águas abertas e profundas, geralmente em profundidades que variam de 200 a 600 metros, mas também pode ser encontrado em áreas mais rasas durante certas épocas do ano.

Tamanho: Pode atingir até 4,5 metros de comprimento e pesar até 650 kg.

Alimentação: Alimenta-se principalmente de peixes e cefalópodes. Utiliza seu “espada” para cortar e atordoar suas presas.

2. Peixe-Espada (Scomberomorus spp.)

Descrição: Conhecido como “cavala” ou “peixe-espada” em algumas regiões, os peixes do gênero Scomberomorus são conhecidos por sua velocidade e agilidade. Eles possuem uma forma corporal esbelta e uma mandíbula afilada, mas não tão proeminente quanto a do Xiphias gladius.

Distribuição: Encontrados em águas costeiras tropicais e subtropicais, incluindo o Atlântico Oeste, o Mar do Caribe e o Indo-Pacífico.

Habitat: Prefere águas costeiras e superficiais, frequentemente perto de recifes de corais e áreas com vegetação marinha.

Tamanho: Espécies como a Scomberomorus cavalla podem crescer até cerca de 1,5 metros de comprimento.

Alimentação: Alimentam-se principalmente de peixes menores e crustáceos. São conhecidos por sua habilidade de caça rápida e eficiente.

3. Peixe-Espada (Xiphias gladius)

Descrição: Reiterado como o peixe-espada verdadeiro, é o exemplo mais icônico e amplamente reconhecido.

Distribuição e Habitat: Conforme descrito acima, o Xiphias gladius é encontrado em águas oceânicas profundas e abertas.

4. Peixe-Espada (Família Istiophoridae)

Descrição: Esta família inclui vários peixes conhecidos como “marlins”, que têm uma mandíbula prolongada semelhante a uma espada.

Espécies Notáveis:

  • Marlim-azul (Makaira nigricans): Conhecido por seu corpo azul metálico e espada longa.
  • Marlim-preto (Istiompax indica): Menos comum, encontrado em águas tropicais do Oceano Pacífico.
  • Marlim-branco (Kajikia albida): Menos conhecido, encontrado em águas tropicais e subtropicais.

Distribuição: Encontrados em águas tropicais e subtropicais dos oceanos Atlântico e Pacífico.

Tamanho: Variam em tamanho, com alguns marlins alcançando até 5 metros de comprimento e pesando mais de 200 kg.

Alimentação: Predadores de topo, alimentam-se de peixes e cefalópodes. Utilizam sua mandíbula em forma de espada para atordoar e capturar presas.

Características do peixe espada

peixe espada características

O peixe-espada tem corpo longo e comprimido em forma de espada e a sua coloração é uniforme prateada com reflexos azulados, e o dorso mais escuro, a sua boca é grande e pontuda possui dentes caninos com algumas presas grandes na região frontal.

Além disso, este peixe chega a atingir até 3,5 m de comprimento com o peso de 2,8 kg, ele também possui grande quantidade de gordura ômega-3.

Reprodução do peixe espada

A Durante a primavera e verão os peixes-espada formam os cardumes e entram na fase de reprodução.  Além disso, a fêmea tem a capacidade de armazenar o espermatozoide do macho por até 4 partos.

A reprodução do peixe-espada é um processo que ocorre em grandes escalas no oceano aberto, e as condições ambientais desempenham um papel crucial. Desde a desova em águas profundas até o desenvolvimento das larvas e a maturidade sexual, cada estágio é adaptado às necessidades do peixe-espada em seu habitat oceânico.

A proteção desses habitats e a gestão responsável da pesca são fundamentais para a saúde das populações de peixe-espada.

Alimentação do peixe espada

O peixe espada se alimenta de peixes, moluscos , sardinha e crustáceos.

Curiosidades:

peixe espada

Esta espécie de peixe existe em águas frias no Oceano Atlântico, eles se alimenta de peixes menores, principalmente de sardinha.

Além de possui hábito de nadar na superfície a noite e no fundo durante o dia. Esse tipo de peixe é atraído por qualquer tipo de luz, por isto a sua pescaria é feita com boia luminosa.

A principal característica física desse  peixe é a fusão e prolongação dos ossos que formam a sua mandíbula superior, o que dá a aparência de uma espada. vale lembrar que, os peixes-espada adultos não têm dentes e quando a fêmea dá a luz, nascem cerca de 50 até 100 filhotes.

Habitat do peixe espada

peixe espada

peixe-espada habita os mares tropicais, entre os 200 e os 800 metros de profundidade, podendo ascender de noite à superfície.

Água Salgada: Ambos os tipos de peixes-espada habitam ambientes marinhos de água salgada. O peixe-espada verdadeiro vive em águas profundas e abertas, enquanto o peixe-espada da família Scombridae pode ser encontrado em águas mais costeiras.

Temperatura: O peixe-espada verdadeiro pode ser encontrado em uma ampla faixa de temperaturas, dependendo da região e da profundidade. O peixe-espada da família Scombridae prefere águas mais quentes e tropicais.

Habitat: Enquanto o peixe-espada verdadeiro vive em águas profundas, o peixe-espada da família Scombridae é mais comum em águas costeiras e superficiais, muitas vezes perto de recifes e áreas de pesca.

Onde encontrar o peixe espada

O peixe espada é encontrado no litoral do Brasil, vivendo em baías e ilhas. É um peixe rápido e agressivo, difícil de fisga-lo.

No entanto, muitos pescadores, principalmente os que praticam a pesca esportiva, querem saber como pescar veleiro.

peixe espada onde encontrar

Dicas para pesca do peixe espada

Melhor época para a pesca

No Brasil a melhor época de se pescar o peixe-espada é no verão, visto que é um peixe que gosta de águas quentes com temperaturas acima de 17ºC, podendo ser encontrado em toda costa brasileira, desde a região sul, sudeste, nordeste até o norte.

Anzóis

Os anzóis recomendados para a pesca do peixe-espada são  entre o número 5/0 e 6/0, mas você pode optar por garatéias com numeração entre 1/0 e 2/0

Tipos de iscas para a pesca do peixe espada

As melhores iscas para a pesca deste peixe são peixes pequenos como sardinhas, moluscos, crustáceos e camarões.

Em relação às iscas artificiais iscas artificiais temos alternativas como plugs de meia água e jigs.

Sensacional essa pescaria do canal do Aurélio Lucas

Técnicas

Pesca em alto mar exige equipamentos de ação média pesada, vale sempre ressaltar que você estará lidando com uma espécie de peixe muito agressiva, a qual pode facilmente te machucar, podendo causar cortes profundos. Por isso, usar manguitos e luvas são de extrema importância.

Varas para linhas entre 12 a 20 lbs e molinetes ou carretilhas que possam ter a capacidade de 100 m de linha.

Dica

Peixe -Espada é um peixe noturno por isso vale a dica de usar boias luminosas, facilitará e muito sua pescaria.

Receita com peixe espada

Receita de peixe espada grelhado

Ingredientes:

– 1,2 k de peixe-espada em postas;
– 2 dentes de alho;
– 1/2 limão;
– azeite a gosto;
– 500 g de batatas;
– 1 couve portuguesa;
– Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, tempere o peixe com sal, pimenta, os alhos picados, o sumo de limão e o azeite.
  2. Em seguida, corte as batatas em metades e couve em pedaços.
  3. Depois coloque o peixe na grelha e asse por 20 minutos
  4. Sirva-o com as batatas, a couve e o molho da marinada.

Receita de moqueca de peixe espada

Como limpar o peixe espada

 

O Peixe -Espada é um peixe muito popular no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com corpo longo e comprimido em forma de espada.

A sua coloração é uniforme prateada com reflexos azulados, e o dorso mais escuro, a sua boca é grande e pontuda possui dentes caninos com algumas presas grandes na região frontal.

Sair da versão mobile