Água doce

Curimbatá peixe: origem, tipos, características, reprodução, alimentação e habitat

Por Alan Costa, em 23/11/2021 (atualizado em 31/08/2023)
curimbata

O curimbatá (Prochilodus lineatus) é um peixe de água doce que pode ser encontrado em diversas regiões do Brasil. Conhecido também como  curimatã, curimatá, crumatá, curimbatá, curibatá e papa-terra.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

curimbata

Esta espécie de peixe é teleósteo characiforme da família dos caracídeos, da subfamília dos proquilodontídeos, especialmente do gênero Prochilodus.

Vive em todo o território brasileiro podendo se alimentar de vegetais e de lodo.

Origem:

O curimbatá é um peixe encontrado na Bacia amazônica, Tocantins-Araguaia, Prata, Parnaíba e no São Francisco. Entretanto, esta espécie de peixe também é encontrada no açude do nordeste.

Espécies do peixe curimbatá:

curimbatá

O curimbatá também conhecido como curibatá e papa-terra, ou curimatã são espécies litorâneas presentes em todo o litoral brasileiro e também das Américas do sul, central e norte.

Vale ressaltar que esses peixes são parecidos mas que possuem algumas diferenças marcantes que facilitam sua identificação entre uma fisgada e outra.

Conhecidos por sua abundância nas praias brasileiras, tanto o Papa-Terra como o curimbatá são muito apreciados pelos apreciadores de um bom peixinho frito, e são inclusive peixes comerciais em algumas regiões.

Características do peixe curimbatá:

peixe curimbatá

O curimbatá é um peixe com escamas ásperas, a sua coloração é cinza-prateada, com faixas transversais escuras e inconspícuas no dorso. Além disso, esta espécie de peixe possui nadadeiras caudal, dorsal e anal com varias manchas escuras e claras, alternadamente.

Possui a boca terminal, com lábios espessos e protráteis em forma de ventosa, munido de pequeninos dentes fracamente inseridos.

Possui também um espinho curto e dirigido à frente, na origem da nadadeira dorsal. Pode alcançar 30cm de comprimento e atingir 450 gramas.

Reprodução do peixe curimbatá:

Esta espécie de peixe se reproduz a partir do final de novembro ou começo de dezembro, Além disso, a sua primeira maturação sexual ocorre em peixes com cerca de 20cm de comprimento.

Alimentação:

O curimbatá é um peixe detritívoro que se alimenta de restos orgânicos e vegetais.

curimbatá alimentação

Curiosidades:

O peixe curimbatá é capaz de se alimentar com detritos porque ele possui trato digestivo longo. Por esse motivo, a primeira curiosidade é que este peixe consegue aproveitar um material nutritivo que outros peixes não conseguem.

Além disso, este peixe tem uma grande capacidade de frequentar ambientes com baixa quantidade de oxigênio dissolvido.

Outra curiosidade sobre este é que ele serve como alimento para espécies maiores e aves predadoras.

Habitat:

O peixe curimbatá habita fundo de lagos e em margens de rios.

Onde encontrar o peixe curimbatá:

curimbatá habitat

Sua espécie é encontrada por toda a Região Norte, Centro-Oeste, Nordeste, além dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Dicas para pesca do peixe curimbatá:

Equipamentos:

É importante utilizar equipamentos como as varas de bambu  e pode variar de 2 a 4m. Além disso, Use a linha de 50cm maior que a vara, como a de 0,30 a 0,4Omm. Já os  anzóis devem ser pequenos e finos para facilitar a fisgada.

Tipos de iscas para a pesca do curimbatá:

A melhor isca para esta pesca é a massa de farinha de trigo iscada no anzol até a metade do colo. Além disso, a isca deve ser consistente, nem muito dura, nem mole demais.

Sensacional essa pescaria do canal do segredos da Pesca – Oficial

Dicas:

O peixe curimbatá Não é fácil de pescar porque pega a isca muito de leve, exigindo bastante calma e sensibilidade do pescador para efetuar a fisgada no momento exato.

Receitas com curimatá:

Receita de curimatá assada:

Ingredientes:

– 1 curimatá de aproximadamente 1,5 kg;
– suco de limão;
– 1 copo de cerveja;
– 1 colher de sopa rasa de noz – moscada;
– 1 colher de sopa rasa de gengibre ralado;
– Cebola a gosto;
– Alho a gosto;
– Sal a gosto;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, tempere o peixe com sal e limão e reserve por 30 minutos.
  2. Logo a seguir pegue um recipiente e mistures o demais ingredientes.
  3. Em seguida, leve o peixe para assar por 45 minutos ou ate dourar.

Receita de curimatá ao molho:

Como fazer o filé de curimatá:

Receita de escabeche de curimatá:

O curimbatá é um peixe muito popular e consumido no brasil e no mundo. como mencionamos ele tem características com escamas ásperas, a sua coloração é cinza-prateada, com faixas transversais escuras e inconspícuas no dorso.

Além disso, esta espécie de peixe possui nadadeiras caudal, dorsal e anal com varias manchas escuras e claras, alternadamente.

Sair da versão mobile