Água Salgada

Peixe anjo angular: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Por Alan Costa, em 18/05/2023
peixe anjo angular

O peixe anjo angular (Pomacanthus annularis) é um espécie de peixe marinho que pertence a família Pomacanthidae, conhecido também como peixe-anjo-azul, peixe- anjo Annularis e peixe-anjo-rei azul.

peixe anjo angular

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Esta espécie é um membro do gênero Pomacanthus, composto por grandes peixes-anjo marinhos.

Origem

O peixe anjo angular é nativo da Costa da África Oriental através do Oceano Índico ao Pacífico Ocidental.

Características do peixe anjo angular

características do peixe anjo angular

O peixe anjo angular têm adultos que são principalmente amarelos com o corpo marcado com óbvias linhas azuis arqueadas e uma marca em forma de círculo azul acima do opérculo.

Este peixe têm uma ponta alongada na nadadeira dorsal e têm uma nadadeira caudal branca com uma margem amarela, eles também têm um par de listras azuis no rosto, uma passa pelo olho e a segunda está situada imediatamente abaixo do olho.

Os juvenis têm uma cor geral preto-azulada com finas linhas curvas brancas a azuis em seu corpo, a barbatana dorsal tem 13 espinhos e 20-21 raios moles, enquanto a barbatana anal contém 3 espinhos e 20 raios moles, esta espécie atinge um comprimento total máximo de 45 cm.

Alimentação

O peixe anjo angular preferem águas muito rasas com rochas ou substratos de corais mortos e algas filamentosas curtas, os adultos alimentam-se principalmente de zooplâncton, esponjas, algas filamentosas e tunicados.

Habitat

Esta espécie habita em recifes de corais rochosos costeiros e também podem ser encontrados em cavernas ou naufrágios, em profundidades de 3 a 30 m.

peixe anjo angular

Onde encontrar o peixe anjo angula

O peixe anjo angula pode ser encontrado nos oceanos Indo-Pacífico Ocidental da África Oriental, em toda a Indonésia e Nova Guiné até a Nova Caledônia, do norte ao sul do Japão.

Criação do peixe anjo angula em aquário

Tamanho do aquário

peixe anjo angular

O aquário para este peixe precisa ter no mínimo 680 litros para um pequeno exemplar dessa espécie, já que eles precisam de muito espaço para nadar.

Além disso, o aquário deve possuir muitas rochas vivas que possa proporcionar esconderijos, principalmente para os mais jovens.

Parâmetros da água

– Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH;
– pH: Manter entre 8.0 – 8.4;
– Temperatura: Manter entre 22°C – 28°C;

Alimentação

O peixe anjo angula é um peixe onívoro, e na natureza, ele se alimenta de grandes quantidades de invertebrados, por exemplo, esponjas e tunicados, além de retirar zooplâncton da coluna d’água.

Quase todos os alimentos são aceitos por essa espécie, mas certifique-se de fornecer uma dieta variada que inclua alimentos carnudos, flocos secos, camarões e pellets.

Portanto, forneça vários alimentos aos adultos pelo menos duas vezes ao dia, para os mais jovens, no entanto, procure alimentá-los de três a quatro vezes por dia.

Reprodução / Acasalamento

peixe anjo angular

O comportamento reprodutivo foi documentado em aquários, mas os juvenis raramente sobrevivem.

Na natureza, o acasalamento depende da densidade populacional de um determinado local. Por exemplo, em uma área eles podem formar pares permanentes, enquanto em outras áreas onde a espécie é mais comum eles podem formar um harém.

Cada harém consiste em um macho que protege várias fêmeas em uma pequena área. Em todos os sistemas, no entanto, esses peixes desovam em pares.

Sair da versão mobile