Peixe anjo pigmeu: características, habitat, reprodução e alimentação
Peixe anjo pigmeu (Centropyge fisheri) é uma especie de peixe marinho da família Pomacanthidae que pertence a gênero Centropyge.
É uma espécie amplamente distribuída e comum, com populações estáveis em sua faixa de distribuição geográfica.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe anjo pigmeu
Peixe anjo pigmeu varia em cor de azul profundo a marrom-alaranjado. A barbatana caudal é esbranquiçada a amarelo pálido e é quase transparente.
As barbatanas dorsal , anal e pélvica têm margens azuis vivas e existem estrias azuis ao longo da margem posterior das barbatanas dorsal e anal.
Esta espécie atinge um comprimento total máximo de 8,4 centímetros.
Habitat do peixe anjo pigmeu
Peixe anjo pigmeu é encontrado em profundidades entre 3 e 60 metros. É uma espécie de recifes onde pode ser encontrada em fundos de canais ricos em corais, encostas de recifes e áreas de entulho.
É freqüentemente encontrado em áreas de corais quebradiços e algas coralinas que compartilha com donzelas e peixes menores .
Distribuição geográfica
Peixe anjo pigmeu tem uma ampla distribuição no Indo-Pacífico. É encontrado na costa leste africana na Somália, Quênia e Tanzânia, atravessando o Oceano Índico e no Oceano Pacífico até o Havaí, Atol Johnston e Tuamotu. Seu alcance se estende do norte ao sul do Japão e ao sul da Grande Barreira de Corais.
Na Austrália, pode ser encontrado na Ilha Christmas e nas Ilhas Cocos (Keeling) , bem como nos recifes da Austrália Ocidental , no Mar de Timor e na costa leste até a Ilha Cook, em Nova Gales do Sul .enquanto os juvenis chegam até o sul de Bass Point .
Reprodução do peixe anjo pigmeu
Todas as espécies de Centropyge estudadas a esse respeito até o momento são hermafroditas protogínicas , ou seja, todas nascem fêmeas e, em determinado momento, tornam-se machos. Eles são organizados em haréns de um macho e várias fêmeas.
As fêmeas se instalam em um afloramento de coral , ou outro destaque semelhante no território, e ali permanecem durante todo o período de desova. Os machos vagam pelo território circulando e correndo várias vezes contra cada fêmea.
A cerimônia continua com ambos ascendentes, para então colocar o macho sob a fêmea, em posição de sua cabeça a 45º em relação ao ventre da fêmea.
O macho coloca a boca logo acima do orifício genital da fêmea e, em seguida, ambos sobem 10 a 50 cm, juntando seus orifícios genitais e desovando ovos e espermatozoides juntos por 2 a 18 segundos. Assim, ocorre a fertilização.
Alimentação do peixe anjo pigmeu
A dieta do peixe anjo pigmeu é principalmente baseada em algas, mas alguns vermes e crustáceos são consumidos.
Estado de conservação
A espécie está listada na Lista Vermelha da IUCN como Menos Preocupante , ano de avaliação de 2009. O tamanho da população é estável de acordo com a IUCN.