Água Salgada

Quimera peixe: características, curiosidades, reprodução, alimentação e habitat

Por Alan Costa, em 26/11/2021 (atualizado em 31/08/2023)
peixe quimera

A quimera (Chimaera monstrosa) é um peixe cartilagíneo de água salgada parente dos tubarões e das raias conhecido popularmente de quimera das profundezas, pois este peixe vive até aos 1000 metros de profundidade.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, este peixe não tem escamas e o maxilar superior está fundido ao crânio, ele se alimenta de outros peixes e invertebrados, apesar de ter apenas seis dentes.

Características do peixe quimera:

quimera

A quimera é um peixe sem escamas e a mandíbula superior é fundida com o crânio. Ao contrário de seus parentes próximos, possui um opérculo cobrindo o compartimento branquial, característico dos peixes ósseos.

Além disso, a primeira barbatana dorsal é erectável e possui uma glândula de veneno espinhosa. Os machos têm cinco nadadeiras modificadas com funções reprodutivas.

Uma dessas nadadeiras está localizada na cabeça, permitindo que o macho agarre a fêmea durante o acasalamento.

A sua aparência chama a atenção porque tem olhos grandes, cabeça mais proeminente do que as outras partes do corpo e barbatana caudal comprida. Por terem uma faixa de medição de 1 a 2 metros, foram agraciados com o título de “monstros subaquáticos”.

Reprodução do peixe quimera:

A reprodução desse peixe é através de desova, a fêmea deposita os ovos e os enterra na areia. Além disso,  cada ovo fica dentro de uma cápsula córnea coberta de pelos.

Alimentação:

A quimera se alimenta de moluscos e outros pequenos animais no fundo do mar, tais como caranguejos, camarões ou estrelas do mar.

Curiosidades:

quimera peixe

Este peixe é considerado um fóssil vivo e é, ainda, misterioso em muitos aspetos. Além disso, a quimera deve o seu nome ao monstro mítico, uma mistura de leão, cabra e dragão.

Esse peixe curioso está espalhado pelo mundo todo, entre os 100 e os 1.700 metros de profundidade. No entanto quando chega no período de verão, às vezes ele sobe à superfície, mas no inverno procura as profundezas, onde as variações de temperatura são menores.

Habitat:

As quimeras vivem em uma região conhecida com talude, localizada entre a plataforma continental e o fundo do oceano. A plataforma continental corresponde à parte imersa dos continentes ou das ilhas, que se segue ao litoral, estendendo-se até cerca de 200 metros de profundidade.

Onde encontrar o peixe quimera:

O peixe quimera típica do nordeste do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo encontrada em profundidades superiores a 100 metros, mas é mais abundante entre os 500 e os 800 metros.

Dicas para pesca do peixe quimera:

Não se sabe muito sobre a pesca deste peixe, por ser um peixe que vive nas profundezas do mar ele não é comercializado.

peixe quimera

A quimera é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele é um peixe sem escamas e a mandíbula superior é fundida com o crânio. Ao contrário de seus parentes próximos, possui um opérculo cobrindo o compartimento branquial, característico dos peixes ósseos.

Sair da versão mobile