Água doce

8 Tipos de arraias do rio: características, informações e muito mais

Por Alan Costa, em 02/06/2022 (atualizado em 02/02/2024)
tipos de arraias do rio

Existem diversos tipos de arraias do rio são dividas em 3 principais grupos: Potamotrygon, Paratrygon, Pleisiotrygon, onde existem cerca de 20 espécies.

tipos de arraias do rio

Além disso, na bacia amazônica possui a maior diversidade de peixes de água doce do mundo, são mais de 2000 espécies e dentre elas.

No entanto, as arraias são facilmente reconhecidas, tanto pelo seu formato peculiar de corpo, quanto pelo medo que causam, principalmente nas comunidades ribeirinhas, devido aos acidentes envolvendo esses animais.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica para diferenciar cada tipo de arraia do rio.

Características gerais das arraias do rio:

caracteristicas gerais das arraias do rio

As arraias do rio são peixes cartilaginosos, ou seja, possuem um esqueleto constituído por cartilagem, assim como os tubarões, e existem espécies marinhas e espécies de água-doce.

Além disso, as arraias de água doce pertencem a família Potamotrygonidae.

Eles apresentam o corpo achatado em formato de disco, onde as nadadeiras peitorais, bem desenvolvidas e projetadas para as laterais, constituem a maior parte do corpo.

No entanto, são essas nadadeiras peitorais que, por meio da ondulação do músculo, permitem que as arraias se locomovam.

Por outro lado, na parte superior do corpo das arrais ficam posicionados os olhos e os espiráculos, que são duas aberturas, uma atrás de cada olho, fundamentais para a respiração desses animais.

Além disso, na parte debaixo do corpo das arraias fica a boca, que apresenta pequenos dentes em formato de serra. Aproveite e veja também os benefícios da arraia e como usar.

Tipos de arraias do rio:

Existem vários tipos de arraias do rio no entanto, elas estão dividas em 3 grupos que as diferencia é listras que possuem no peito.

Elas são Potamotrygon, Paratrygon, Pleisiotrygon, porém onde existem mais espécies é no gênero Potamotrygon cerca de 20 espécies.

Arraia-cururu:

arraia cururu -potamotrygon Wallacei

A arraia-cururu (Potamotrygon Wallacei) ela ganhou seu nome cientifico depois de muito tempo, ela sempre foi conhecida nas águas do Rio Negro.

Além disso, este tipo de arraio do rio este que está presente na Amazônia e foi descrita pela primeira vez há 160 anos.

No entanto, apenas depois de muito tempo, foi reconhecida oficialmente pelo nome cientifico de Potamotrygon Wallacei, devido ao cientista e explorar que a descobriu.

Esta espécie é a menor do gênero Potamotrygon, seu corpo pode chegar apenas até 30 centímetros.

Além disso, muito diferente de outras espécies, que possuem a largura do disco corporal bem maior.

Arraia manchada:

arraia manchada – potamotrygon histrix

A arraia manchada ( Potamotrygon histrix) esta espécie de arraia é oriunda e habita principalmente as águas do rio Paraguai e Paraná.

Além disso, este tipo de arraia de água doce é uma espécie muito bela e bastante comercializada entre os admiradores e vendedores de aquários e raias de água de doce.

No entanto, popularmente elas são conhecidas como arraia manchada, arraia porco-espinho.

Elas podem alcançar 40 centímetros e uma alta expectativa de vida se bem cuidada, em torno de 20 anos.

Por esta razão, ela é muito comercializada e pode ser facilmente encontrada.

 Arraia pintada:

arraia pintada (potamotrygon falkneri)

A arraia pintada (potamotrygon falkneri) esta espécie é distribuída em grande parte do Brasil.

Além disso, ela gosta de habitar áreas fundas e esconder-se em solo arenoso e lamacento.

Desta maneira, elas alcançam até os 60 centímetros e necessitam de um amplo espaço para viverem com qualidade.

Fato que as fazem ser menos comercializadas que a Histrix por exemplo, mas mesmo assim ocorre.

No entanto, se conseguirem se adaptar ao local onde vivem naturalmente, como o fundo dos rios, ela é capaz de viver em torno de 20 anos.

Arraia olho de pavão:

arraia olho de pavao – potamotrygon motoro

A arraia olho de pavão (potamotrygon motoro) esta espécie de arraia está presente principalmente no Rio Tocantins, ela é um dos animais mais curiosos do nosso país.

Este tipo de arraia do rio pesa cerca de 20 kg e pode chegar até 1 metro de comprimento.

Além disso, o seu corpo é constituído pela coloração marrom e possui manchas amareladas e alaranjadas, é um animal muito belo.

O seu nome rex, em latim significa Rei, ela recebe esse nome  por causa do seu tamanho e da sua coloração, é praticamente o Rei das águas doces do Rio Tocantins.

Arraia de fogo:

arraia de fogo -potamotrygon motoro

A arraia de fogo (Potamotrygon motoro) ela também é conhecida como arraia grande, arraia olhos de pavão

Além disso, esta espécie é nativo das bacias do Rio Paraná e Rio Paraguai no Brasil, Paraguai e Uruguai, Tocantins, Branco, Rio negro na bacia amazônica.

Além do ecossistema do Pantanal no Rio Cuiabá, Paraguai e Guaporé; parte inferior do Rio Paraná e médio e inferior do Rio Uruguai.

No entanto, como outros membros do gênero, ela ocorre em uma grande variedade de biótopos incluindo os principais rios e pequenos afluentes em meio a substrato lamoso ou arenoso.

Contudo, durante estação chuvosa migra para áreas de florestas inundadas, podendo ser encontrado em lagos e lagoas temporárias após o recuo das águas.

Arraia negra:

arraia negra -potamotrygon leopoldi

A arraia negra (Potamotrygon leopoldi ) conhecida também como arraia rio xingu, xingu river ray.

Além disso, esta espécie corre sério risco de se extinguir devido a contaminação de seu hábitat por novos e constantes assentamentos humanos, fertilizante agrícolas, pesca predatória.

No entanto, há também outros dois fatores, o primeiro, a baixísima taxa de natalidade, o segundo, embora a reproduçao desse animal tenha sido obtida em aquários públicos.

Portanto, se desconhecem os fatores que fazem desencadenar as posturas, os alevinos que se foram obtidos são fruto de a natureza e não o produto de um objetivo seguindo um determinado plano de ação.

Potamotrygon sp itaituba:

potamotrygon sp itaituba

A taxonomia das arraias do rio preto é muito confusa, pois existem três espécies descritas cientificamente:
Potamotrygon henlei (descrito do Rio Tocantins), P. leopoldi (descrito do Rio Xingu) e P. garrapa (descrito do Rio Branco).

Além disso, a potamotrygon sp itaituba é outra espécie de grande porte, atingindo 810 mm de comprimento, e de coloração bastante variável, apresentando um padrão marmoreado que vem em uma variedade de verdes, marrons e amarelos.

Os dentículos no corpo atingem até um mm de tamanho, com dentículos maiores modificados para formar espinhos na cauda e na parte posterior do disco do corpo.

Potamotrygon scobina:

potamotrygon scobina

O potamotrygon é um gênero de peixes batóides, mais conhecidos como arraias-de-água-doce, são os peixes cartilagíneos de água doce mais venenosos conhecidos pelo homem.

Além disso, ele é encontrado exclusivamente nas partes média e baixa da drenagem amazônica no Brasil, incluindo o Rio Trombetas, Rio Tocantins e Rio Pará.

Este tipo de arraia do rio habita uma variedade de locais que incluem bancos de areia , águas rasas dos principais rios e afluentes lentos com substratos de lama ou areia.

Ele também se move para áreas de floresta inundada durante a estação chuvosa anual e mais tarde pode ser encontrado em lagos e lagoas terrestres formados pelo recuo das águas das enchentes.

Alimentação:

As arraias do rio se alimentam basicamente de outros peixes e moluscos, ou seja, são carnívoras.

Mas isso não faz dela uma exímia caçadora, ela come apenas pequenos animais.

Habitat da arraia do rio:

habitat da arraia do rio

A arraia é um peixe que habita o fundo dos rios, mas, às vezes, enterra-se na lama nas partes mais rasas.

Hábitos:

Um habito muito comum dessas arrais elas adoram viver “escondidas” ou “disfarçadas” em meio ao solo arenoso, onde se camuflam e podem capturar suas presas com mais facilidade.

Cuidados essenciais para criação de arraias do rio:

cuidados essenciais para criacao de arraias do rio

Além disso, se você está pensando ou tem o desejo de criar arraia de água doce, é fundamental que você se atente em alguns detalhes que fazem toda a diferença.

pH da água:

A arraia do rio está acostumada a viver em águas com alto nível de acidez.

Portanto, se atente ao pH da água, o ideal é que seja entre 5.5 e 7.0; mas claro, pode variar no período reprodutivo e para cada espécie

Tamanho do aquário:

O tamanho do aquário ideal para sua arraia deve ser com um espaço com profundidade de pelo menos 50 centímetros e 40 cm-100 cm de diâmetro.

Além disso, o aquário deve conter, no mínimo, 400 litros.

Cuidados:

Um dica importantíssima é  trocar e filtrar a água, além da temperatura, e da iluminação adequada.

Lembre-se também de alimentar a sua arraia todos os dias com pequenos peixes e rações.

Distribuição geográfica:

A arraias estão distribuídas principalmente nos rios do Brasil e da América do Sul, estão em abundância na Floresta Amazônica, onde se desenvolveram muito bem e tiveram ótima adaptabilidade.

Sair da versão mobile