Início » Peixes » Mandi bicudo peixe: características, reprodução, alimentação e habitat

Mandi bicudo peixe: características, reprodução, alimentação e habitat

características do peixe mandi bicudo

Mandi bicudo (Iheringichthys labrosus) é uma espécie de peixe de água doce da família Pimelodidae conhecido também como mandi beiçudo.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

mandi bicudo
mandi bicudo

O mandi bicudo é uma espécie de bagre de bigode longo nativa da bacia do rio Paraná e da bacia do rio Uruguai na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Além disso, esta espécie cresce até um comprimento de 29,7 centímetros  e apresenta comportamento pacífico, ele também pode ser criado em aquário comunitário desde que evite peixes pequenos o suficiente para caber em sua boca.

Assim também como peixes de grande porte que poderão comê-lo e acabarão se engasgando com os espinhos venenosos podendo levar ambos a falecer.

Características do peixe mandi bicudo

características do peixe mandi bicudo
características do peixe mandi bicudo

Mandi bicudo tem o corpo alongado a ligeiramente comprimido, alto, no início da nadadeira dorsal, afunilando em direção à cabeça e à nadadeira caudal. Sua cabeça é cônica com os olhos situados lateralmente.

Nadadeira caudal bifurcada e numerosos barbilhões ao redor da boca. Os barbilhões da mandíbula superior pendem sobre metade do corpo.

Possui esporões espinhosos nas barbatanas peitorais e dorsais que são bastante rígidos e podem causar uma ferida dolorosa se não manuseados com cuidado. Apesar de inofensiva, a sensação de picada é bastante incômoda com dor aguda e inchaço localizado. A toxina responsável está contida no muco que reveste o espinho.

Reprodução do peixe mandi bicudo

mandi bicudo
mandi bicudo

A reprodução deste peixe é desconhecida, supõe-se ser similar a outras espécies de Mandis.

Alimentação

Este peixe se alimenta de moluscos bivalves, gastrópodes, larvas de Dípteros, vermes e insetos terrestres.

Onde encontrar o peixe mandi bicudo

O Mandi bicudo é  nativo da América do Sul, bacia do Paraná e Uruguai, no entanto a espécie é
distribuída na bacia do rio Paraná e rio Uruguai na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e no Brasil ocorre nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.