Início » Peixes » Zebra mbuna: características, habitat, reprodução e alimentação

Zebra mbuna: características, habitat, reprodução e alimentação

zebra mbuna

Zebra mbuna ( Maylandia zebra ) é uma especie de peixe marinho da família dos Cichlidae que pertence ao gênero Maylandia.

Vive nas margens rochosas da lagoa e, como todas as espécies de ciclídeos que preferem o mesmo biótopo , é contado entre os Mbuna .

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do zebra mbuna 

caracteristicas da zebra mbuna
caracteristicas da zebra mbuna

Os peixes têm de 10 a 13,5 cm de comprimento. As fêmeas são de cor acastanhada e têm listras horizontais escuras. Mas também há morfos manchados de laranja a completamente laranja .

Os machos são azuis a azul claro, também com um padrão de listras horizontais.

Os machos têm significativamente mais manchas de ovos na barbatana anal do que as fêmeas (as manchas de ovos agem como ovos fictícios e atraem a fêmea para a abertura genital do macho durante o processo de desova).

Habitat do zebra mbuna 

habitat do zebra mbuna
habitat do zebra mbuna

A zebra mbuna é endêmica do Lago Malawi, onde é encontrada em áreas rochosas, tanto onde há sedimentos quanto onde a rocha é nua em profundidades entre 6 e 28 m.

Reprodução do zebra mbuna 

reproducao do zebra mbuna
reproducao do zebra mbuna

A zebra mbuna é um ciclídeo de boca materna . A fêmea choca os ovos e os filhotes em estágio inicial em sua boca por 18 a 24 dias.

Durante esse tempo, ela não consegue se alimentar e perde peso. Quando maduros o suficiente, os filhotes são expulsos para o mar aberto e rapidamente encontram um abrigo natural para se esconder.

Alimentação do zebra mbuna 

A zebra mbuna se alimenta principalmente de aufwuchs , uma comunidade de organismos baseada em algas que adere a superfícies rochosas. Também consome zooplâncton e pequenos invertebrados .

alimentacao do zebra mbuna
alimentacao do zebra mbuna

Criação em aquário 

Ao mantê-los no aquário, devem ser introduzidas rochas, pedras e plantas, assim como em sua terra natal. Se o tanque não for maior que 1,20 m, apenas um macho deve ser mantido com várias fêmeas.