O Jundiá-da-lagoa (Zungaro zungaro) é uma espécie de peixe teleósteo de água doce que pertence a família Pimelodidae, também conhecido Jaú.
Além disso, este peixe habita nas bacias do rio Amazonas e do rio Paraná, é um dos maiores peixes brasileiros.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe Jundiá-da-lagoa
O Jundiá-da-lagoa é um peixe de couro, seu corpo é grosso e curto, e a cabeça grande e achatada.
Com relação a sua coloração varia do pardo-esverdeado-claro a pardo-esverdeado-escuro, com manchas, no dorso, mas o ventre é branco.
Por outro lado, o indivíduo jovem, chamado jaupoca, apresenta pintas violáceas espalhadas pelo dorso amarelado.
Os barbilhões maxilares deste peixe são curtos, não ultrapassando a base da nadadeira dorsal.
Reprodução do peixe Jundiá-da-lagoa
O Jundiá-da-lagoa é uma espécie de peixe que no período de reprodução faz migração, sua desova é total e os ovos não são adesivos.
Além disso, uma jaú fêmea tem uma média de 70 kg e possui ovários que podem pesar ate 4 kg, além de produzem uma média de 3,5 milhões de ovos.
No entanto, no período de desova entre nos meses de novembro até fevereiro este peixe fica Defeso.
Alimentação
O peixe Jundiá-da-lagoa é piscívoro e voraz se alimenta de outras espécies de escama, especialmente durante a época seca.
Curiosidades
Um ponto curioso é sobre os Juvenis que podem ser mantidos juntos, uma vez que possuem comportamento gregário, ao atingirem a maturidade ficam agressivos com seus congêneres.
Além disso, este espécie apresenta comportamento pacífico e sedentário, os peixes deverão ser criteriosamente escolhidos para que não sejam devorados, nomeadamente deve-se escolher peixes de grande porte.
Um outro ponto curioso é que no Amazônia, este peixe não é importante comercialmente, pois a carne é considerada reimosa, mas é apreciado no Sudeste do Brasil.
No entanto, a pressão de pesca pelos frigoríficos que exportam filé de jaú é muito grande e tem sido responsável pela queda da captura da espécie na Amazônia.
Habitat
Esta espécie de peixe habita no canal do rio, principalmente nos poços das cachoeiras, para onde vai no período de água baixa acompanhando os cardumes de curimbatá que migram rio acima.
Onde encontrar o peixe Jundiá-da-lagoa
O peixe Jundiá-da-lagoa pode ser encontrado na América do Sul; bacias do Paraguai e Paraná.
Dicas para pesca do peixe Jundiá-da-lagoa
Equipamentos
Para esta pescar é importante usar varas de ação pesada como por exemplo linhas de 30 a 50 lb. Com relação aos anzóis encastoados n° 10/0 a 14/0.
Por outro lado o chumbo deve ser do tipo oliva, com peso de 300 a 1.000g, dependendo da profundidade e força da água.
Tipos de iscas para Jundiá-da-lagoa
Utilize iscas naturais, como pequenos peixes de escama, tuvira, muçum e, também, minhocuçu.
Dicas
Esta espécie de peixe é capturada nos poços logo abaixo das corredeiras, principalmente à noite, é importante que a isca fique no fundo.