Essas são as melhores iscas naturais para peixes de couro seja em rios, pesqueiros e riachos. Além disso, um detalhe dos peixes de couro é que eles não fazem cerimônia, engolem a isca com vontade e dificilmente escampam da fisgada.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas iscas naturais para peixes de couro.
Além disso, os peixes de couro constituem uma variedade imensa na biodiversidade do Brasil.
Contudo, eles podem ser encontrados tanto em água doce quanto na água salgada, porém as a maioria dos pescadores vão atrás dos bagres que vivem nos rios e represas.
Uma pescaria que, sem dúvida, empolga os pescadores é a do peixes de couro, pois o peixe conserva muitas de suas características naturais.
Portanto, podemos proceder da mesma forma que costumamos pescar em rios: observar a natureza e tudo ao seu redor, encontrar respostas sobre qual seria a melhor isca.
Um bom exemplo é usar pequenas tilápias capturadas no mesmo tanque em que eu estava pescando, fazendo um corte no dorso do peixe próximo à cauda fazendo com que ele sangre sem morrer.
O resultado é um nado completamente desordenado, muito atrativo para peixes predadores, provocando ataques precisos.
Outro truque positivo foi o uso de cabeças de peixe ou partes que emitem odores mais fortes e característicos. Neste caso, use curimbás ou corvinas de água doce.
Iscas naturais para peixes de couro
O importante é ter variedade de iscas naturais para peixes de couro como por exemplo pão amanhecido, salsicha, mortadela ou até mesmo iscas naturais, como o minhocuçu e a famosa tuvira para captura de peixes de couro.
Tuvira
A tuvira não é uma isca muito fácil de encontrar, porém é muito eficaz para pesca de peixes de couro como o pintado, Jaú e surubim.
Além disso, a tuvira é uma das iscas naturais para peixes de couro mais utilizadas no Pantanal e na bacia do Paraná, tanto no Brasil como na Argentina.
No entanto, recomenda-se utilizar a tuvira viva como isca mas sabe-se que mesmo morta essa é uma ótima isca para estes e outros peixes.
Lambari
Assim como a minhoca, o lambari é uma iscas naturais para peixes de couro de água doce muito útil, principalmente na pesca de peixes predadores como Dourado, traíra, Tucunaré entre outros.
No entanto, o lambari também é muito eficaz na pesca de peixes de couro como o Jundiá, o pintado a cachara e outros.
Além disso, o peixe lambari ainda é muito utilizado por que está presente em praticamente todos os locais de água doce, então é uma isca de fácil captura.
Tripa de galinha
A tripa de galinha possui eficiência parecida com o fígado bovino, exceto que, a menos que você tenha galinhas e esteja acostumado a abater uma de vez em quando, é mais difícil pegar essa isca.
Além disso, as tripas de frango são boas para pescar principalmente traíras e peixes de couro em geral.
Larva de besouro
Também conhecida como Bicho do Pau Podre ou Capitão, a larva do besouro pode ser encontrada em toras podres.
Essa isca é muito eficiente para pescar peixes de couro como mandi, jundiá, cachara e outros.
Em algumas regiões do sul, essa isca é usada inclusive para iscar espinheis por pescadores artesanais devido a sua grande eficiência nos rios.
Minhocuçu
O minhocuçu é uma isca extremamente eficiente para peixes de couro como jaú, pintado, cachara, pirarara, mandi, palmito, bico de pato, jurupoca, barbado entre outros.
Esta isca natural para peixe de couro pode ser bem eficiente na natureza ou em pesqueiros pois estes são locais que abrigam a maioria dos peixes que se alimentam do minhocuçu.
Minhoca
Além disso, a minhoca é a isca mais comum e mais tradicional na pesca de água doce, e talvez essa seja a isca mais utilizada no mundo para a iniciação da pescaria.
Além de ser utilizada para capturar grande parte das espécies existentes nos ecossistemas de água doce é uma das mais utilizada no mundo.
Salsichas
A salsicha é uma outra isca natural para peixe de couro e funciona muito bem com os peixes de couro.
Além disso, uma dica boa para frequentadores de pesqueiros, sobretudo para quem faz uma pescaria de fim de expediente ou na hora do almoço, é levar a salsicha congelada.
Esta isca, considerada por muitos a mais popular dos pesque-pague, costuma dar trabalho para ser arremessada, é muito comum ela se desprender.
Onde encontrar os peixes de couro
Os melhores rios para a pesca de peixes de couro de água doce são rio são benedito, rio iriri, rio teles pires e rio xingu (Pará), rio negro(Amazonas), rio araguaia, em Goiás e em Mato Grosso.
Já para os fãs dos surubins: rio Paraná, na Província de Corrientes na Argentina, e rio Uruguai, na fronteira entre Argentina e Uruguai.
Por outro lado os tipos de peixes de couro de água salgada são encontrado tanto em águas rasas quanto profundas, ou até em mar aberto.
Equipamentos para pesca de peixes de couro
Para pegar os grandes peixes, é melhor usar as hastes maiores de 8 pés 8 pés ou 9 pés 9 pés.
Esse equipamento pode permitir lançamentos mais longos e atingir os gigantes que se alimentam na parte central do lago.
Anzóis de tamanhos diferentes também fazem a diferença, em certos dias, os peixes podem recuar e não atacar as iscas, pois podem expor o anzol. Neste caso, mude para tamanhos menores.
Além disso, é importante conhecer os costumes de cada espécie, pois os peixes de couro geralmente caçam suas presas no fundo e próximo às margens.
Como resultado, os lugares têm que ser colocados nesses pontos, às vezes com uma pequena trela ou apenas o peso da isca.