Água Salgada

Garoupa selada peixe: características, reprodução, alimentação e habitat

Por Alan Costa, em 18/04/2023 (atualizado em 09/01/2024)
garoupa selada

A Garoupa selada (Serranus atricauda) é uma espécie de peixe que pertence a família Serranidae, que também inclui anthias e robalos.

garoupa selada

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Além disso, esta espécie é encontrado no Indo-Pacifico region, conhecido também como garoupa de coral de sela preta, truta de coral com pistas, truta de coral de sela preta, truta de mancha azul e jogador de futebol chinês.

Características da garoupa selada

características da garoupa selada

Garoupa selada é um peixe que tem um corpo alongado e robusto, com comprimento padrão de 2,9 a 3,9 vezes a profundidade do corpo.

O pré-opérculo é principalmente arredondado, com três grandes espinhos apontando para baixo ao longo da metade inferior, a sua barbatana dorsal contém 7-8 espinhos e 10-12 raios moles, enquanto a barbatana anal contém 3 espinhos e 8 raios moles.

Além disso, a parte espinhosa da barbatana dorsal tem uma base mais curta do que a parte com raios moles, a nadadeira caudal é truncada.

Esta espécie apresenta duas fases de coloração, uma com selas pretas sobre fundo esbranquiçado com pedúnculo caudal amarelo e nadadeiras amarelas é conhecida como “fase futebolista”; o outro é uma forma acinzentada com cabeça escura, cinco marcas de sela escuras ao longo das costas e pequenas manchas azuis no corpo.

Habitat

Garoupa selada  é encontrado em áreas de lagoas com boa cobertura de corais e no lado do mar dos recifes, onde parece preferir canais de recifes e a plataforma externa do recife, é encontrado em profundidades entre 4 a 100 metros (13 a 328 pés).

Alimentação

Se alimenta de crustáceos, moluscos e outros peixes.

Fotos da garoupa selada

garoupa selada
garoupa selada
garoupa selada
garoupa selada

Distribuição geografica

Garoupa selada tem uma ampla distribuição no Indo-Pacífico, na África oriental, ocorre do Quênia a Moçambique através das ilhas do Oceano Índico tropical, mas não da costa asiática, e a leste no Oceano Pacífico até o extremo leste da Polinésia Francesa e da Ilha Pitcairn, ao norte até o sul do Japão e ao sul até Austrália.

Sair da versão mobile