Água Salgada

Peixe pedra: características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat e cuidados

Por Alan Costa, em 16/11/2021 (atualizado em 22/11/2021)
caracteristicas do peixe pedra.

O peixe pedra ( Synanceia verrucosa) é considerado a espécie de peixe mais venenosa, pertence a família Synanceiidae. Além disso, esta espécie é sedentário, ficando a maior parte do tempo parado na parte inferior de rios.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

Além disso, ele também conhecido como Stonefish, e pode ser facilmente confundido com pedras ou corais. no entanto, são encontrados nas regiões costeiras do Indo-Pacífico, este peixe também pode sobreviver até um dia fora d’água.

peixe-pedra

Espécies:

Subsistem cinco espécies de peixe pedra. No entanto, todos eles compartilham as mesmas características, no entanto, as duas espécies desse peixe são encontradas nas águas da Austrália e são as mais venenosas.

Além disso, a única maneira de diferenciá-los é na posição de seus olhos. O peixe-pedra-recife (Synanceia verrucosa) tem uma depressão profunda entre os olhos. Por outro lado, o peixe de pedra do estuário (Synanceia horrida) tem olhos elevados, separados por uma crista óssea.

Características do peixe pedra:

Este peixe possui a cabeça grande com sete espinhos no opérculo, a sua boca é grande e a mandíbula saltada.

características do peixe pedra

Além disso, ele também possui nadadeira dorsal espinhosa é curvada para dentro e o último raio dorsal mole é ligado por uma membrana com o pedúnculo caudal.

A cor do peixe-pedra é geralmente cinza ou marrom com manchas amarelas, laranja e vermelhas.

Além disso, uma característica importante sobre este peixe serie o territorial, pois ele se permanece quieto até que a presa se aproxime sem o ver.

No que diz respeito à criação em aquário, este peixe dificilmente aceita alimentos secos, sendo necessário oferecer alimentos vivos, camarões e filés de peixes.

Reprodução do peixe peixe pedra:

O peixe pedra tem um hábito de vida solitário, por isso, nas épocas de reprodução, ele fica somente a outro peixe do sexo oposto. Além disso, após atingir a maturidade sexual, a fêmea coloca os ovos no chão do recife para que o macho os fertilize.

Alimentação:

A alimentação da espécie se baseia em pequenos peixes, crustáceos, insetos e alguns tipos de plantas.

Curiosidades:

peixe pedra

A primeira curiosidade é que não há nenhum tipo de tratamento para acabar com a dor causada pelo veneno do Peixe Pedra.

Portanto, quando consideramos a ferroada de bagre, alguns tratamentos são o uso de compressa quente ou mergulhar a área afetada em água quente.

Além disso, o peixe pedra pode sobreviver até um dia fora d’água, e pode ser confundidos como pedras.

Habitat:

Esta espécie de peixe habita em corais ou em pedras. Além disso, ele pode sobreviver até um dia fora d’água.

Onde encontrar o peixe pedra

O peixe pedra pode ser encontrado no oceano Pacífico e Índico, porém ele também vive na Nova Zelândia, na Austrália e em algumas regiões do Brasil.

Dicas para pesca do peixe pedra:

Não se sabe muito sobre a pesca deste peixe. por peixes peçonhentos por terem glândulas de veneno bem definidas que ficam na base de seus treze espinhos dorsais.

O peixe pedra é perigoso:

O peixe pedra é o peixe mais venenoso do mundo, pois ele possui 13 espinhas mortais escondidas sob sua barbatana dorsal.

Essa barbatana age como uma agulha hipodérmica, injetando um veneno altamente tóxico em qualquer organismo que entre em contato com elas.

Além disso, o veneno dessas espinhas só é liberado quando a pressão é aplicada à espinha desse peixe, o que significa que o veneno é mais frequentemente liberado quando estas espécies são atacados por predadores ou por humanos.

Cuidados:

O veneno desse peixe se concentra em seus 13 espinhos dorsais, e sua picada pode causar dor aguda, vômito, diarreia, paralisia, inchaço e dificuldade em respirar.

peixe pedra cuidados

Além disso, em maiores doses, se a pessoa não receber o tratamento adequado a tempo, pode levar à morte.

O peixe pedra como mencionamos ele tem características com a cabeça grande com sete espinhos no opérculo, a sua boca é grande e a mandíbula saltada.

Além disso, ele também possui nadadeira dorsal espinhosa é curvada para dentro e o último raio dorsal mole é ligado por uma membrana com o pedúnculo caudal.

A cor do peixe-pedra é geralmente cinza ou marrom com manchas amarelas, laranja e vermelhas.

Sair da versão mobile