Água Salgada

Peixe-anjo-chama: características, reprodução, comportamento, habitat, alimentação e criação em aquário

Por Alan Costa, em 18/05/2023
comportamento do peixe-anjo-chama

O peixe-anjo-chama (Centropyge loriculus) é uma espécie de peixe de água salgada da família Pomacanthidae, conhecido também como Flame angelfish.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

peixe-anjo-chama

Além disso, este peixe-anjo é uma espécie chamativa devido às suas cores vermelhas brilhantes e faz parte da família dos peixes-anjos-anões.

Este é um peixe ornamental importante, pois possui grande popularidade entre os amantes de aquários marinhos, e Infelizmente e devido às suas características, nem todos conseguem manter esses animais saudáveis no ambiente doméstico.

Características do peixe-anjo-chama

características do peixe-anjo-chama

O peixe-anjo-chama tem o corpo achatado, com uma barbatana dorsal em forma de crista e uma barbatana anal menor, que termina onde começa a sua cauda, as barbatanas peitorais são bastante pequenas e translúcidas e são acompanhadas por barbatanas caudais logo abaixo, que se assemelham a pelos ou a uma espécie de barba.

Além disso, o tamanho pode chegar a 15 centímetros, mas no aquário costuma ficar em torno de 8 ou 10 centímetros, dependendo da disponibilidade de alimento e do tamanho do habitat.

Com relação, a sua boca contém vários dentes tricúspides, que servem para triturar melhor os alimentos.

Reprodução do peixe-anjo-chama

O ritual de acasalamento do peixe-anjo-chama é realizado por territórios, nos quais cada macho possui um harém de 4 a 7 fêmeas, esse agrupamento é formado por meio de recrutamento, no qual o macho exibe seus encantos enquanto conquista suas parceiras.

Além disso, essa espécie está muito bem adaptada, pois é capaz de mudar de sexo se necessário, todos os espécimes são hermafroditas protogínicos, o que significa que nascem fêmeas, mas têm a capacidade de se tornarem machos.

Assim, se um harém perder seu macho, uma fêmea poderá substituí-lo, tornando-se a nova dona do grupo.

Comportamento

comportamento do peixe-anjo-chama

São peixes solitários, que só interagem entre si quando chega a época do cortejo, por sua vez, a espécie que apresentamos aqui passa a maior parte do tempo à procura de comida e se alimentando, sem se afastar muito do seu recife.

Embora muito de sua biologia seja desconhecida, suspeita-se que a coloração possa ter o propósito de comunicação com a própria espécie.

Além disso, acredita-se que a variação da tonalidade ao longo do tempo possa ter um papel importante durante sua reprodução, porém, as pesquisas ainda não são conclusivas.

Habitat

O peixe-anjo-chama tem preferência por habitats ligeiramente profundos, entre 5 e 60 metros de profundidade, é possível encontrar esse peixe em regiões do Pacífico central e ocidental, desde o leste da Indonésia até as ilhas Marquesas.

Alimentação

O peixe-anjo-chama tem uma alimentação bastante variada, composta por algas e vários invertebrados, ele é conhecido por atacar esponjas e corais, comendo partes deles.

Criação do peixe-anjo-chama em aquário

criacao do peixe-anjo-chama em aquario

Como a maioria dos peixes marinhos, os peixes-anjos são muito difíceis de manter, porque são sensíveis às mudanças no ambiente. Portanto, o melhor a fazer é ter aparelhos que meçam constantemente a qualidade da água.

Para começar, o tanque deve ter no mínimo 300 litros, com decoração suficiente para lembrar seu habitat natural, e uma boa estratégia é ter rochas com elementos vivos que sirvam de refúgio para os peixes reduzirem seu estresse.

Embora alguns suportem convivendo com corais e esponjas, isso depende do temperamento do espécime, por isso não é recomendado mantê-lo nesse ambiente.

Parâmetros da água

– Temperatura: 24° C – 28° C;
– Gravidade específica: 1020-1024;
– Nitratos: <20 miligramas/litro;

Alimentação

Em relação à alimentação, essa espécie consegue se adaptar a produtos comerciais, porém, também se alimenta de algas que são produzidas dentro do tanque. Portanto, ter uma boa iluminação é fundamental para complementar sua alimentação.

É necessário ter cuidado com o aspecto anterior, uma vez que apenas espécimes adultos são capazes de se adaptar, Já os jovens têm sua dieta baseada no zooplâncton. Portanto, se você não tomar cuidado, eles podem morrer em poucos dias.

É por essa razão que o uso de alimentos vivos, como os copépodes, deve ser levado em consideração para salvaguardar sua saúde.

Fotos do peixe-anjo-chama em aquário

peixe-anjo-chama
peixe-anjo-chama
peixe-anjo-chama
Sair da versão mobile