Água Salgada

Água-viva medusa-da-lua: características, reprodução, habitat e alimentação

Por Alan Costa, em 30/01/2023
agua-viva medusa-da-lua

Água-viva medusa-da-lua (Aurelia aurita) é uma espécie comum de água-viva encontrada no Atlântico Norte e no Mar Báltico 

agua-viva medusa-da-lua

E única água-viva encontrada regularmente nas águas finlandesas. A água-viva medusa-da-lua é um predador cuja principal fonte de alimento é o zooplâncton . A água-viva medusa-da-lua é inofensiva para os humanos.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características da água-viva medusa-da-lua

caracteristicas da agua-viva medusa-da-lua

A água-viva medusa-da-lua é facilmente reconhecida pelos quatro anéis rosa em seu relógio de natação, que são as gônadas da água-viva .

O sino de natação é translúcido e, abaixo dele, ao redor da boca, há quatro lóbulos orais contendo células do queimador . O diâmetro da água-viva do Mar Báltico é geralmente de 5 a 15 cm, mas pode crescer até 20 cm.

A estrutura das águas-vivas é simples, mas elas são capazes de sentir luz, gravidade, toque, cheiro químico de organismos nadando por ( quimiorreceptores ), ondas de pressão sonora, vibração, pressão hidrostática e direção.

Eles também sentem o teor de sal e oxigênio da água

e podem evitar condições desfavoráveis ​​e ficar a alguns metros de distância das falésias. As medusas da orelha parecem se mover em direção à superfície do mar durante o dia e descer à noite.

Reprodução da água-viva medusa-da-lua

reproducao da agua-viva medusa-da-lua

As água-viva medusa-da-lua se reproduzem como famílias no verão. Seu estágio de água-viva é monóico, ou seja, as águas-vivas femininas e masculinas são separadas.

Uma fêmea pode produzir até um milhão de larvas, com tamanho de 0,1 a 0,6 mm. As larvas se fixam nas rochas do fundo do mar e a partir delas desenvolvem pólipos , dos quais novos indivíduos de água-viva nadadores livres crescem assexuadamente.

Habitat da água-viva medusa-da-lua 

habitat da agua-viva medusa-da-lua

A espécie medusa-da-lua é encontrada nos mares do Norte, Negro, Báltico e Cáspio, Nordeste do Atlântico, Groenlândia, nordeste dos EUA e Canadá, Noroeste do Pacífico e América do Sul.

Em geral, Aurelia é um gênero costeiro que pode ser encontrado em estuários e portos . medusa-da-lua vive em temperaturas da água do oceano que variam de 6–31 °C com temperaturas ideais de 9–19 °C .

Prefere mares temperados com correntes consistentes. Foi encontrado em águas com salinidade tão baixa quanto 6 partes por mil.

A relação entre a hipóxia do verão e a distribuição das águas-vivas da lua é proeminente durante os meses de verão de julho e agosto, onde as temperaturas são altas e o oxigênio dissolvido (OD) é baixo.

Alimentação da água-viva medusa-da-lua

alimentacao da agua-viva medusa-da-lua

A medusa-da-lua se alimentam de plâncton que inclui organismos como moluscos, crustáceos, larvas de tunicados , rotíferos , poliquetas jovens , protozoários , diatomáceas , ovos, ovas de peixes e outros pequenos organismos.

locomoção

As águas-vivas nadam através de um movimento constritivo de seu pára-quedas, simultaneamente ejetando água para baixo de acordo com o princípio de recuo.

agua-viva medusa-da-lua

Eles se movem diagonalmente para cima e depois descem um pouco. Eles, portanto, costumam nadar perto da superfície da água.

Com esse princípio, eles podem percorrer até dez quilômetros por hora. No entanto, muitas vezes eles apenas se deixam levar pela corrente.

 

 

Sair da versão mobile