Água doce

7 Espécies de peixe elétrico de água doce

Por Alan Costa, em 30/11/2022
peixes eletricos de agua doce

Estas são as espécies de peixe elétrico de água doce mais conhecidos, além disso, eles são conhecidos como gimnotos, sarapós ou peixe elétrico variando a espécie e região.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de peixe elétrico.

peixes eletricos de agua doce

Esse grupo de peixes é conhecido por sua capacidade de gerar e sentir campos elétricos no ambiente em que se encontram, e essas características são usadas para comunicação, reconhecimento de presas, defesa, reprodução e até mesmo para ajudar esses animais a se localizarem quando ausentes pela luz.

Algumas espécies são conhecidas popularmente como tuvira, sarapó, Ituí  e o famoso Poraquê.

Quanto à diversidade do grupo, existem atualmente mais de 250 espécies desses peixes que podem produzir eletricidade naturalmente, incluindo duas descritas recentemente.

O grupo está distribuído geograficamente, estendendo-se desde o rio Salado (La Plata) na Argentina até o rio San Nicolas no sul do México, mas a maior biodiversidade de tremorfish elétrico está concentrada na Amazônia. , aproximadamente 80 da riqueza de espécies descrita.

Características dos peixes elétricos de água doce

Os peixes elétricos são facilmente distinguidos de outros grupos de peixes encontrados na região devido à combinação de algumas características físicas (morfológicas) únicas que incluem um corpo de peixe alongado e comprimido lateralmente (achatado) semelhante a uma enguia.

Eles também tem um anal extremamente longo barbatana e ausência de barbatanas dorsal e ventral, e claro pela sua capacidade de produzir eletricidade.

Espécies de peixe elétrico de água doce

Sarapó tamanduá

sarapo tamandua (orthosternarchus tamandua)

O sarapó tamanduá (Orthosternarchus tamandua) esta é uma espécie de peixe elétrico de água doce, nativo dos canais dos rios profundos da bacia amazônica.

O  sarapó tamanduá  é caracterizada por sua cor rosa-esbranquiçada (sem pigmento escuro), focinho tubular longo, apêndice dorsal longo e olhos minúsculos e bilateralmente assimétricos.

É uma espécie de comportamento tímido e hábito noturno, raramente encontrada em seu ambiente natural. Pouco se sabe sobre sua biologia e ecologia.

Sarrapu

sarrapu (steatogenys duidae)

O peixe sarrapu (Steatogenys duidae)  este peixe de aparência exótica é encontrado em algumas regiões da Colombia, Brasil e Venezuela.

O peixe sarrapu atinge uns 20cm de comprimento, tem um comportamento pacifico mais é um peixe predador e deve ser mantido junto com peixes de tamanho igual ou maior para não virar petisco.

Peixe elefante

peixe elefante (gnathonemus petersii)

O peixe elefante (Gnathonemus petersii) é uma espécie de peixe elétrico de água doce que possui formato incomum com corpo alongado, boca pequena e redonda localizada acima da mandíbula inferior.

Sua mandíbula inferior é longa e em forma de tromba de elefante, daí o nome comum. Sua coloração é geralmente cinza escuro a marrom com duas listras branco-amareladas correndo verticalmente entre as nadadeiras dorsal e anal.

Tuvira 

tuvira (gymnotus spp)

A tuvira (Gymnotus spp)  é um peixe que não possui nadadeiras dorsal e ventral, ele possui apenas uma nadadeira, estendendo-se por quase toda a face ventral.

tuvira  é encontrado em todas as bacias hidrográficas do Brasil. Ele é um peixe de grande importância na região do Pantanal porque serve de isca viva para a pescaria esportiva.

Poraquê

poraque (electrophorus electricus)

O poraquê (Electrophorus electricus) é uma espécie de peixe elétrico de água doce que possui células modificadas capazes de gerar eletricidade.

Além disso, quando ameaçado, este peixe produz uma descarga elétrica que pode chegar a 500 volts, o suficiente para matar um homem adulto.

O poraquê  é um peixe sem escamas, semelhante a uma enguia, esta espécie não possui nadadeiras dorsal, caudais e ventrais, ele também possui nadadeira anal longa e peitorais pequenas.

Ituí transparente

itui transparente (eigenmannia virescens)

O Ituí transparente (Eigenmannia virescens) é uma espécie sociável e tímida, de hábito noturno. Pode ser encontrado em águas frias (18°C).

Os Ituís transparente são dotados de uma leve corrente elétrica que utilizam por meio de um órgão elétrico e receptores distribuídos pelo corpo para localizar potenciais presas e disputar as fêmeas para a reprodução.

Esta espécie de peixe elétrico de água doce também conhecido como peixe-faca verde, ocasionalmente pode ter uma cor ligeiramente verde.

Ituí cavalo 

ituí cavalo (apteronotus albifrons)

O ituí cavalo (Apteronotus albifrons) é uma espécie de peixe elétrico de água doce junto com o peixe-elefante, eles são os peixes eletrossensíveis mais bem estudados.

Esta espécie se move principalmente ondulando uma longa nadadeira ventral, ele possui hábitos noturnos e são dotados de uma leve corrente elétrica.

Além disso, o ituí cavalo é um peixe tropical nativo da Bacia Amazônica na América do Sul, no rio Paraná através do Peru, Venezuela e Paraguai.

Sair da versão mobile